Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CONTAS PARA WAGNER SE ELEGER EM PRIMEIRO TURNO DEPENDE DOS INDECISOS

Militância do PT se iguala às demais e cobra R$50,00 ao dia para portar bandeiras
16/08/2010 às 22:00
Foto: BJÁ
É um avião? Não. É um metrô com trens? Não. É um "elefante branco" meu caro.
  Miudinhas globais:

  1. Os números não são precisos, porém bastante aproximados. A Bahia tem algo em torno de 9.600.000 eleitores. Desse total, historicamente, 20% não comparecem ao pleito ou anulam os votos. Ficam, portanto, algo como 7.600.000 de votos válidos.

  2. Hoje, segundo o DataFolha, Wagner (PT) 45% das intenções de votos. Ou seja, 3.420.000 votos sem considerar a margem de erro para mais ou para menos. Já o candidato Paulo Souto (DEM) tem 23% das intenções de votos. O que representa 1.748.000. Geddel Vieira Lima, candidato do PMDB, 10% ou 760.000 votos. Bassuma tem 1% o que dá 76.000 votos. E os outros candidatos PSOL/PSTU/ devem fechar com 1.4% no total, algo como 100.000 votos.
 
  3. Há, ainda, segundo o DataFolha 14% de indecisos ou algo como 1.064.000 votos flutuando no espaço.

  4. Esses são os números. A política também é matemática.

  5. Se somarmos os números de Souto+Bassuma+Geddel+PSTU/PSOL chega-se, hoje, a 2.784.000 votos. Isso significa dizer que Wagner, na auferição atual, tem uma margem de diferença para mais de 536.000 votos.

  6. Vê-se, portanto, que o governador tem chances de vencer o pleito no primeiro turno. Mas, não é fácil.

  7. Para isso, precisará, no mínimo e em divisão igualitária, considerando os atuais números da pesquisa conquistar 45% desses indecisos ou mais 478 mil votos. Se conseguir esse feito, juntando aos seus atuais 3.420.000 votos alcançaria 3.898.000 o que representa 51% dos válidos correspondentes a 7.600.000 votos.

  8. O programa eleitoral nos veículos de comunicação de massa começa nesta terça-feira, 17, com candidatos a presidente e deputados federais. A estréia dos candidatos a governador e ao Senado, só na quarta. Entra no bloco da quarta, os deputados estaduais.

  9. Então, terças, quintas e sábados, candidatos a presidente e deputados federais; segundas, quartas e sextas candidatos a governadores, deputados estaduais e senadores. Os comerciais são colocados indistintamente em toda programação.

  10. As duas primeiras semanas são de "esquenta palco". Em setembro, a temperatura se eleva. O eleitor só se decide - aquele mais indeciso - na semana da eleição. É um cri-cri. O mais importante, portanto, fica por conta das vésperas das eleições incluindo aí os debates na Globo que é a emissora de maior audiência.
                                                         **
  11. Marcelo Nova no Groove Bar dia 21 próximo. Voz e violão. Vai falar dos 21 anos sem Raul Seixas.

  12. Até agora não entendi o comercial da Prefeitura de Salvador dizendo que a cidade já se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014, com imagens do Le Parc.

  13. Falar nisso, o Le Parc ainda tem muito apartamento a venda. Uma parte tá enfusada.

  14. Essa de Serra dizer que vai dar 3 livros para cada aluno no ensino médio brasileiro é uma piada. Seriam 100 milhões de livros não didáticos, de ficção. Duvida-se e muito dessa iniciativa.

  15. Outra piada foi Obama e a filha tomando banho no mar do Golfo do México. Devem ter limpo uma pequena área e o presidente deu um mergulho pra fazer a foto. E só.

  16. A Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, completa nesta segunda-feira, (16), 115 anos de existência vivendo uma nova fase. O pessoal de lá anda numa euforia enorme porque o secretário não é político.

  17. Apesar do texto do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado no mês de junho pelo presidente Lula, ter sido relatado pelo senador Demóstenes Torres (DEM), que retirou dentre outros pontos do projeto original - a obrigatoriedade das cotas raciais nas universidades públicas, o deputado federal e candidato a senador José Carlos Aleluia (DEM) discordou do colega de partido.

  18. "As cotas são um caminho para se igualar as oportunidades, mas que deve ser temporário. Porque o problema está nas escolas públicas. Enquanto a escola pública não tiver qualidade, a igualdade de oportunidades não será alcançada", diz.

  19. A Tarde elevou o tom contra a Prefeitura e está classificando o caso envolvendo secretários e Transcon como "escândalo".

  20. Viu-se antes, durante e depois da Stock-Car que a militância do PT se igualou aos demais partidos. Todo mundo recebendo "bolsa ajuda" da campanha e mais kit-alimentação. Porta-bandeira leva R$50,00 por dia e mais direito a refrigerante e sanduiche.

  21. Eletrificação da linha do Metrô só em setembro. O Metrosal é igual aquela música: "Quando o inverno chegar/Eu quero estar junto a ti". Que caveira de burro.

  22. Graciela Alvarez estreando coluna no Correio. É a nova safra do jornalismo baiano.

  23. Duda vai anunciar seus feitos de campanhas. Quem quiser saber é só acessar http://www.videoblogdoduda.com.br/.

  24. A maldição de Diogo Alvares, o Caramuru, não permitiu (por falta de patrocionadores) a obra de Saint Scaldaferi no Rio Vermelho. Se fosse para colocar na Graça, local histórico de Caramuru, aí o capilé iria aparecer.

  25. Lady Gaga diz que bom é fazer sexo com amor. Que coisa mais velha. O Rasta do Pelô fala isso há décadas.

  26. Que drama desse pessoal terceirizado da Prefeitura de Salvador. Toda hora apelam para a imprensa pedindo um SOS.

  27. Agenda de Marcos Mendes, P-SOL Bahia, terça: 11hs30min: Acompanha o Senador França em debate entre Senadores na TV Aratu; A tarde Grava Programa Eleitoral.

  28. Agenda do governador Jaques Wagner - 17(Terça-feira)- - 15 às 18 horas - Agenda Institucional;- 19 horas - Encontro com a Juventude na Madrre


  29. Coligação A Bahia Tem Pressa Agenda do Candidato Geddel Vieira Lima Dia 17 - terça-feira; 11h - Encontro das mulheres Local: Garota Carioca - em frente ao Villas Grill, Jardim dos Namorados; 15h - OAB - sabatina; 18:30 - TV Bahia - entrevista ao BA TV; 19:30 - Inauguração do comitê do candidato a deputado estadual Edgar Cravo (PMDB).

 30. O candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, concede entrevista à imprensa de Itaparica e atende lideranças políticas em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (17/08). Pela tarde, Souto dá entrevista à imprensa de Itaberaba, atende lideranças políticas e se reúne com equipe de programa de governo, em Salvador.