Juiz garfou time de Portugal e não expulsou Juan, nem marcou pênalti cometido por Lúcio
Foto: BJÁ |
|
Lobisomem de Serra é contido por corda ao cumprimentr a bela (e a fera), no Forró do Teco |
Miudinhas globais:
1. A pesquisa Ibope divulgada na noite de São João estourou como um foguetão de 12 tiros no arraiá dos tucanos, cinco deles à frente de José Serra, PSDB, o qual, agora tem 35% das intenções de votos; contra 40% de Dilma Rousseff, PT; e 9% de Marina Silva, do PV. Quem imaginava que Dilma só alcançaria Serra a partir de agosto, quando se iniciam os horários eleitorais no rádio e na TV, ficou admirado com a performance da petista. Mas, para quem acompanha a política de perto, sem surpresas.
2. Com a popularidade do presidente Lula (nível pessoal) batendo no teto, 85%; e uma avaliação de governo em bom/ótimo na casa de 75% este deixou de ser o maior cabo-eleitoral de Dilma para ser o "general eleitoral" e a tendência, pelo que se depreeende, é que a candidata petista vai crescer ainda mais. Serra ainda não deu sinais ao eleitorado de que mudar é uma coisa boa para o Brasil.
3. Mudar o que está dando certo? Mudar o que está sendo aprovado por 75% da população em grau de ótimo/bom, um recorde, é uma tarefa muito difícil. Mesmo que Dilma cometa alguns erros secundários no decorrer da campanha, ainda assim, terá uma vantagem enorme diante dos seus adversários. Marina Silva, coitada, não faz nem cócegas no eleitor e a tendência é se manter nesses 9% e até cair um pouco mais.
4. A campanha no período definitivo (agosto/setembro) a julgar pelo que está acontecendo agora, Dilma dando pulos de 6% a 7% ao mês, pode até acontecer uma definição em primeiro turno.
5. Isso pode ajudar Wagner na Bahia? Em certo sentido, sim, porque Wagner tem mais empatia com Lula/Dilma do que Geddel, embora, o candidato do PMDB esteja com uma base político bem azeitada e definida. No caso da Bahia, como existem dois palanques para Dilma/Temer/Lula não se pode dizer o mesmo da relação com a política nacional porque esta tem apenas dois pólos (Dilma/Serra) e na Bahia existem três pólos (Wagner/Geddel/Souto).
6. A dúvida está em saber se Geddel vai deslanchar eleitoralmente no rastro do projeto político Dilma/Lula ou não. Ou se a polarização se dará entre Souto/Wagner. Só o tempo dirá. Por enquanto, de acordo com as últimas pesquisas, a polarização se dá em torno de Wagner/Souto, mas, como política é muito dinâmica só aguardando novas avaliações.
7. Meu sentimento é de que Wagner vai avançar um pouco mais se beneficiando da ascensão de Dilma. O eleitor não gosta de perder voto e se ficar claro, como aconteceu na eleição entre Lula/Alckmin, uma vitória de Dilma, Souto perde espaço e Wagner cresce. Esse é, também, a missão de Geddel, participar desse crescimento.
**
8. Alguns números do Ibope: Serra cresceu no Nordeste (27 para 30%), Serra cresceu no Norte/Centro Oeste (31 para 34%). Serra caiu no Sul (46 para 42%). Esses resultados praticamente se anulam.
9. Toda a mudança Dilma-Serra ocorreu no Sudeste, onde Dilma cresceu de 33% para 37% e Serra caiu de 41% para 36%. Ou seja, 4 + 5 = 9%. Sudeste representa 40% dos eleitores. 40% de 9% = 3,6%. Sem isso, o resultado seria uma diferença de um ponto, ou o mesmo empate.
10. Minas e Estado do Rio são os pontos fulcrais do resultado eleitoral. Mais uma vez isso ficou demonstrado, diz Cesar Maia.
11. Dilma cresceu entre as mulheres e empatou com Serra. A diferença entre os homens aumentou para Dilma, mas por aumento dentro da margem de erro. Dilma de 41% para 43%, Serra 35% para 33%.
**
Miudinhas da Copa:
12. O juiz garfou a seleção de Portugal: deveria ter expulso Juan e deixou de marcar um pânalti cometido por Lúcio.
12. Daniel Alves, que barata tonta.
13. O técnico Carlos Queiroz, de Portugal, deu uma aula no sargentão Dunga.
14. Dunga pediu desculpas a torcida brasileira por usar palavõres. A rigor, se desculpou da Globo.
15. E aquele jogador do meio de campo do Brasil! Josué! Excelente. Toca a bola pro lado como ninguém.
16. Michel Bastos está assustado e se livra da bola numa rapidez impressionante.
17. Cristiano Ronaldo deu uns três dribles em Lúcio que, até agora, o zagueiro brasileiro está tonto.
18. Pelo menos os comentaristas da Globo, Júnior e Casagrande, disseram que o Brasil jogou pedra em santo.
19. Felipe Melo é o melhor jogador do Brasil. O mais educado, calmo, equilibrado. Foi uma injstiça Dunga tirá-lo de campo.
20. É, com esse time que o Brasil jogou contra Portugal, até Kaká é bom.
21. Essa foi do locutor da Metrópole direto da África do Sul: contra o Chile o Brasil vai jogar completo. Ô! Estava incompleto contra Portugral? Só jogaram 10?
22. E o comentarista da Band, que marrento!
23. A Band, antes do jogo e em suas chamadas, é mais ufanista do que a Globo.
24. Júlio Baptista fez cada jogada que fiquei de queixo caido!
25. O Brasil nunca teve uma seleção tão medíocre.
Miudinhas do Forró do Teco:
26. Evento da melhor qualidade realizado no bairro da Bela Vista, em Serrinha, uma homenagem a personagem do livro do jornalista Tasso Franco, "O Lobisomem de Serrinha".
27. Festa 24 horas no ar. Até minha netinha Lua dançou com o lobisomem.
28. Alírio galego dançou a noite toda e como namorou o camarada.
29. Teco sentiu falta do prefeito Osni Cardoso, o qual, não deu as caras. É que Teco apoia Josias Gomes para deputado e o prefeito Rui Costa.
30. Até um sanitário químico o pobre do Teco teve que alugar. Ô Sêo prefeito, deixa de ser murrinha.
31. Falar nisso, o prefeito acabou o São João de Serrinha e resolveu fazer São Pedro, um Pedrinho com dinheiro de patrocinados, inclusive oficiais.
32. O lobisomem tá de olho em doutor Lomes porque o "home" quer alugar a Associação Cultural Serrinhense para uma igreja. A ACS é patrimônio da cidade.
33. O lobisomem ficou sabendo que o vereador Reis, PSDB, vai apoiar o deputado Luciano Simões, PMDB.
34. O prefeito Osni, contaram ao lobisomem, está apoiando três candidatos a deputados estaduais. Que ficar de bem com todos. Que guloso! Desses, quem tem mais chances é Luiza Maia, esposa do prefeito de Camaçari.
35. Tânia Lomes desistiu da candidatura a deputada estadual. Entra, em seu lugar, para constar, William Jatobá. Vai ganhar...experiência.