Até que enfim EUA levou a pior: juiz garfou seleção anulando gol legal
BJÁ |
|
PMDB diz que propaganda na Av Paralela é legal, para a convenção dia 21 |
Miudinhas globais:
1. Passamos o ano todo recebendo informações da UPB, Associação Brasileira dos Municípios, Confederação Nacional dos Municípios e de outras entidades ligadas ao municipalismo dando conta de que, uma parcela significativa das Prefeituras está "quebrada", a outra metade enfrenta dificuldades enormes, e, salvo melhor juízo, poucas são aquelas que têm situação financeira confortável.
2. Em parte, de fato, isso é verdade porque muitas atribuições que eram da União e dos Estados passaram à competência dos municípios e muitos deles não têm condições adequadas de administrar essas transferências.
3. Também é verdade que houve uma queda dos repasses do FPM e outros, sobretudo, em 2009, diante da crise da economia mundial que afetou o Brasil, apesar da "marolinha" midiática de Lula, há enormes pendências com o INSS, alguns municípios não conseguem pagar o piso salarial nacional aos professores e outros itens seqüenciais.
4. Ainda assim, vemos que alguns municípios, aqueles que são bem administrados por seus gestores sofrem menos e enfrentam os problemas com bom desempenho. Não convém aqui citar A ou B, mas, na Bahia, existem muitos exemplos.
5. O que causa admiração, no entanto, é quando chega o período dos festejos juninos. As Prefeituras, de repente, não mais do que de repente como diria o poeta de boteco em sua vã filosofia, ficam ricas, algumas milionárias, isso a julgar pela difusão das festas que estão a realizar no São João e no São Pedro.
6. Têm municípios, e não são dos mais prósperos da Bahia, que estão anunciando até 10 atrações entre as bandas locais e as nacionais, numa "farra" junina de causar inveja a Guido Mantega, o homem que comanda o cofre público nacional; ou a Carlos Martins, nosso Palocci baiano.
7. É verdade que algumas dessas festas, em parte, têm patrocínios e apoios da iniciativa privada, do governo do Estado, da Petrobras, da Embratur, etc, mas, ainda assim, os municípios são responsáveis pela infraestrutura, logística, assistência médica, iluminação, limpeza, serviços extras de pessoal e assim, sucessivamente.
8. Uma festa para 80 mil pessoas, e isso é fichinha na divulgação desse pessoal dos seus eventos junto à mídia, requer toda uma infra que a Prefeitura banca com custos elevados. Então, não cola dizer que a Prefeitura não está gastando nada, como alguns dizem, porque não corresponde a realidade.
9. Então, são por essas e outras, que as marchas de prefeitos para Brasília e para a governadoria, esta última ocorrida em Salvador, ano passado, quase sempre não trazem bons resultados para os municípios porque falta credibilidade em algumas de suas intenções.
10. Não me recordo se da lista de pedidos formulada pela UPB ao governo do Estado, com secretários recebendo as reivindicações na soleira do prédio da governadoria, no CAB, algum dos itens tenham sido honrados. Registra-se, pois, muita marola pra nada. O presidente da Confederação dos Municípios está neste "cargo" há anos. Impressionante como não se renovam esses quadros federativos.
11. Causa também admiração que, alguns festejos juninos, mega-festas como as assessorias das Prefeituras propagam, se transformaram em eventos carnavalescos e não guardam nenhuma relação com a cultura popular do São João. E essas bandas das estrelas e astros da música axé e os grupos constituídos por duplas sertanejas goianas e paulistas são as mais caras.
12. Não sobem nos palcos com menos de R$100 a R$200 na algibeira, dinheiro antecipado. Ou paga antes, ou quem quiser que vá catar cavaco. Criou-se, em torno disso, uma nova dinâmica na cultura do São João da Bahia, uma espécie de "micajão", mistura de Micareta com São João onde o que menos vale é a tradição, o arrasta pé, a fogueira, a canjica e a puba.
13. Então, não me convidem mais para marcha de prefeitos porque não dá pé. Vou é pegar minha alparcatas da Paraíba e me mandar pro forró do Teco, lá na Serra, onde ainda existe um cheiro de São João e os cofres públicos não são abalados.
**
14. O PMDB resolveu antecipar sua campanha eleitoral em Salvador infringindo a lei. A propaganda só está liberada a partir do dia 6 de julho. Mas, nesta sexta-feira, 19, quem passou pela Av Luiz Viana (Paralela) se surpreendeu com dezenas de balões com propanga do PMDB 15 e marca do coração. Na entrada de Mussurunga e adjacências "militantes" fizeram um bandeiraço.
(Nota do PMDB: o presidente do Partido na Bahia, Lúcio Vieira Lima, disse ao BjÁ que a propaganda posta pelo partido na Avenida Paralela é legal).
15. Salvador está com a marca de 49.3 homicídios por 100.000 habitantes. Maior do que Rio e SP.
16. Essa foi de um leitor que mandou e-mail para o BJÁ: - Triste sina do TJ/BA. Antes era ACM; agora, o CNJ.
17. O deputado federal Jorge Khoury tem presença superior a 85% em sessões plenárias da Câmara dos Deputados, se forem contabilizadas todas as sessões ocorridas em seu atual mandato, iniciado em 2007. Os dados são do Portal Transparência Brasil.
18. Essa de João colocar o vice Edvaldo Brito para dialogar com os manifestantes que protestaram por mais ações culturais na cidade, instalação do Conselho Municipal de Cultura, etc, é legal. Uma mandato de 15 dias. A partir de 6 de julho, Edvaldo entra na campanha para o Senado.
19. O Sindicato dos Comerciários atesta que o Shopping Iguatemi trata os comerciários como escravos. Os lojistas devem ser os portugueses que comandavam os "negreiros" no Oceano Tenebroso.
20. É como diz o Rasta do Pelô, pobre só leva fumo.
21. Um absurdo retirar os animais do Circo Portugal. Desde menino que vou a circos com animais, de cães amestrados a cavalos bailarinos.
22. Domingo é o dia do lobby do Setps para emplacar a vida rodoviária na Av Paralela.
23. Lula também manda na sucessão do Ceará e impõe como candidatos ao Senado, Pimentel e Eunísio.
24. A estruturação e o funcionamento da Convenção Estadual do PT, a ser realizada no próximo dia 27 foram discutidos nesta sexta-feira (18), no Hotel Fiesta, em Salvador. O encontro comandado pelo presidente estadual do PT, Jonas Paulo, contou com a participação de presidentes de partidos da coligação petista.
25. Foram ajustados detalhes importantes para realização da Convenção, além da construção do entendimento destinado a composição das coligações proporcionais, estabelecida em dois ou três blocos.
26. O presidente Jonas Paulo segue viagem pelo interior da Bahia, (Vitória da Conquista e Ilhéus, respectivamente), para participar de uma série de debates e encaminhamentos em torno das alianças das candidaturas do governador Jaques Wagner e da candidata a presidência Dilma Rousseff.
27. Os preços dos livros de José Saramago nas livrarias e na internet já subiram.
28. A declaração da candidata Marina Silva (PV) sobre Saramago dizendo que não fará falta porque negava a Deus é de uma ignorância fundamentalista.
29. Elogiado entre o povo-de-santo o discurso que o presidente da ALBA, Marcelo Nilo, fez no lançamento do livro de Mãe Stella de Oxóssi, no Axé Opô Afonjá.
30. Detalhe: embora uma coisa não tenha a ver com a outra, o mais aplaudido no terreiro, quando citado, foi Waldir Pires.
31. Neste sábado, (19), das 9 às 12 horas, no auditório do Centro Empresarial Iguatemi, o PPS realiza sua convenção estadual para decidir o apoio ao candidato ao governo da Bahia. De acordo com Virgílio Pacheco, presidente da executiva municipal do partido, deverá ser homologada a coligação com Paulo Souto, para o governo da Bahia.
32. Miudinhas da Copa, pra variar. Essa de Dunga colocar o "criativo" Josué no meio de campo do Brasil é genial. Ronaldinho gaúcho tocando timbau e segurando o instrumento com as pernas faz mais efeito.
33. Quem teria atuado no meio de campo da seleção de Lauro de Freitas foi Leão. O Leão que não é leão. Assim, na escalação do seu time, Cacá, seu filho, sai a candidato a deputado estadual. Roberto Muniz dança.
34. No segundo tempo, Wagner eleito, é o que se configura no time de Lauro, Muniz seria secretário de estado. Essa nem o Zagalo come.
35. Maluf diz que não teria problemas com a Lei da Ficha Lima. Está igual ao time da Alemanha, sem adversários, e esta levou 1x0 da Sérvia. Maluf, portanto, que se cuide.
36. Júlio César, o nosso goleiro, diz que, vai dar samba na Copa 2010. Já tem argentino tocando cuica.
37. E a seleção da Inglaterra! Que maravilha. Os caretas inventaram o futebol, mas, como maltraram a jabulani.
38. Klose, a esperança alemã de quebrar a artilharia em copas de Ronaldão deu tanto chutes nos adversários, esquecendo a bola, que foi expulso no jogo contra a Sérvia.
39. Quer apostar como o pessoal da Globo vai dizer, amanhã, que está fazendo um frio de rachar na África do Sul.
40. Diz-se que, é por isso que o viño sulafricana é tão bom.
41. Depois do "Cala a Boca Galvão" o comentarista maneirou. Vamos ouvir domingo.
42. O locutor que pega no turbo da Metrópole tava narrando o jogo México x França e entrou um comercial no meio da narração. Passados uns cinco ou dez minutos o camarada voltou de novo. Nunca ouvi nada igual.
43. O juiz garfou os Estados Unidos. Comeu com coentro a vitória ianque.