Embola meio de campo com a candidatura de Tony Brito no PTB
Foto: Geraldo Magela |
|
ACM Jr mira a seleção de Souto calculando se entra no jogo |
Miudinhas globais:
1.Estão praticamente definidos os nomes que disputarão com competitividade as duas vagas ao Senado nas vagas que serão abertas com as saídas dos senadores César Borges (BR) e ACM Jr (DEM), este, substituto do seu pai ACM, falecido em 2007.
2. César Borges, no entanto, pretende continuar e é candidato à reeleição compondo a coligação com o ex-ministro Geddel Vieira Lima depois de quase compor a aliança com o governador Jaques Wagner (PT). O outro nome dessa coligação é o ex-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, PTB, partido que compõe com Serra no plano nacional.
3. Na coligação à reeleição de Wagner, depois de muitas articulações, marchas e contramarchas, o governador teve que se contentar com a prata da casa, o deputado Walter Pinheiro (PT), "in-pectore" preferencial e que foi levemente incomodado pelo espectro Waldir Pires, sem a menor chance de vencer uma disputa interna no PT; e a deputada Lídice da Mata, lançada pelo PSB como uma espécie de fato consumado, mas, que só vingou porque o desejo original de Wagner em ter César Borges, Otto Alencar e Edmundo Pereira não vingou.
4. O PSB, no entanto, jogou certo. É o mais tradicional aliado do PT na Bahia, ao lado do PCdoB, andou se assustando com a provável candidatura Ciro Gomes à presidência da República, a qual, se vingasse, seria um problema para os socialistas no estado, fez seu papel também com Lídice na composição com Pinheiro na candidatura a prefeito de Salvador, em 2008, e, portanto, tinha todo direito de reivindicar essa posição.
5. Se assim não tivesse agido, colocando Lídice de forma antecipada como candidata, talvez, hoje, estivesse de fora da chapa.
6. No DEM, a escolha do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, foi praticamente consensual. Amigo de Souto, ex-líder na ALBA, bem avaliado no segundo colégio mais importante do estado, José Ronaldo era a opção desejada pelo ex-governador para sua chapa e conseguiu sem maiores problemas.
7. A outra vaga está reservada para o senador ACM Jr, candidato natural, o qual, enfrenta resistência familiar, especialmente no filho deputado ACM Neto que não o quer candidato. Nos bastidores, quando César Borges decidiu que, com Souto não iria devido a fidelidade partidária do PR ao projeto Lula e sua histórica dissidência com o ex-governador, Neto trabalhou para que Borges optasse por Geddel e não Wagner.
8. O deputado ACM Neto garante que nunca houve acordo com o senador César Borges para que o senador ACM Jr não disputasse a reeleição no pleito deste ano. "Isso nunca existiu. A partir do momento em que o senador César Borges optou por apoiar a candidatura do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB) ao governo da Bahia, nós decidimos nosso próprio caminho". É verdade. Acordo, de fato, nunca houve.
9. Mas, todo mundo sabe internamente no DEM que, Neto nunca quis que o pai disputasse à reeleição. Várias reuniões foram feitas, uma recentemente durou 3 horas, sempre com a negativa de Neto.
10. ACM Jr, no entanto, segundo informações de bastidores, nunca escondeu de ninguém seu desejo de disputar o pleito e manter a chama do "carlismo" acesa. Tanto que, na avaliação partidária DEM, é o melhor candidato deste partido, e Souto encaixou no seu discurso na Convenção Nacional do PSDB, no último sábado, uma referência à memória política do ex-senador ACM, com bastante ênfase, momento em que foi mais aplaudido pela platéia.
11. Além do que, a cúpula "tucana", de Sérgio Guerra a José Serra tem feito apelos no sentido de que o senador aceite a missão. Missão, aliás, que pode ser um diferencial na campanha Souto trazendo para o núcleo central dos debates o "carlismo", força que nunca morreu e está vivíssima, esperando alguém para reanimá-la.
12. E quem é esse alguém? O senador ACM Jr. Se isso acontecer vai incendiar a campanha, César Borges perde fôlego em alguns redutos, a situação (leia-se Walter/Lídice) vai gostar e a disputa ficará mais emocionante ainda do que já se prenuncia. E ainda tem "trocos" num provável segundo turno ao governo. Um César/Wagner, por exemplo. **
12. Estatuto da Igualdade Racial ficou capenga.
13. Bom o programa do PSDB no horário nobre da TV, 10 minutos, exibido no meio do Jornal Nacional. Bem editado, sem arranjos de marketeiros com músicas e outras imagens brasis, Serra focou sua vida pessoal e política. Ainda assim, não precisava dizer que nasceu de família remediada. Seu pai vendia frutas em SP, e quem comercializa esse tipo de produto na maior capital do país não é tão pobre assim.
14. Prometeu ampliar o Bolsa-Família e focou com bastante destaque a área da Saúde Pública como prefeito de SP, ministro e governador. Sem dúvida é seu melhor recall de gestão, sobre os genéricos, mutirões e remédios e programa no combate a AIDS. A educação foi o segundo destaque, em especial as escolas técnicas.
15. No mais, depoimentos de populares e uma visita de Serra ao seu "amigo" Maneco, um senhor que descobriu um câncer de próstata a tempo e foi operado graças a um dos mutirões da saúde. Aí, sim, puro marketing.
16. A direção da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM - assina com representantes de 38 prefeituras e associações comunitárias diversos convênios. O evento acontecerá na sede da CBPM, nesta sexta-feira, 18, a partir das 9 horas.
17. O anúncio do novo Uno na TV é sensacional. O pessoal da Insinuante deveria assistir.
18. A BTU - empresa de ônibus - deixou de circular no Parque São Paulo, Itinga, Lauro de Freitas. Foi a medida mais prática e absurda para evitar assaltos aos motoristas de ônibus. Cadê Moema? Cadê Roberto Muniz? Cadê Leão?
19. É como diz o Rasta do Pelô: o povo é quem leva fumo.
20. Vei aí, em A Tarde, domingo, o lobby do SETPS para implantar um sistema de transporte rodoviário na Paralela, o BRT. A Câmara de Vereadores deve ficar de olho. É a coisa mais atrasada que tem no mundo.
21. Esse BAVI foi a maior falta de respeito que já vi com os torcedores desses dois times.
22. Agora, miudinhas da Copa d'África pra variar. Dizem que Dunga vai colocar o "Ligador" aquele camarada da propaganda de uma companhia telefônica que aparece na TV. Tá ligado!
23. Nem os africanos estão aguentando as vuvuzelas. Se fosse no Brasil algum grupo ambientalista já tinha chiado.
24. Nem o gol de Maicon levantou o astral do São João de Salvador. Tá fraquinho, fraquinho. Tá igual a Luis Fabiano, sem gols.
25. Com 3min e 40 seg a seleção da Argentina já tinha chutado uma bola a gol.
26. Pelo jeito, Maradona, maior jogador de todos os tempos, vai ser também técnico campeão.
27. A afetividade de Maradona com os jogadores da seleção da Argentina é impressionante. Completamente diferente de Dunga.
28. A Argentina tem um craque de bola da melhor qualidade: Messi. O Brasil também tem, Ronaldinho gaúcho, que está jogando pelada em Praia do Forte.
29. Sai Kaká e entra São Nilmar.
30. Que time excelente esse da França! Nem Zidane aguentou assistir o jogo contra o México até a final.
31. Embolou o meio de campo no PTB. A candidatura de Tony Brito, filho de Edvaldo Brito, candidato ao Senado de Geddel, está dando água. Chamaram Dunga pra resolver.
32. Invasão de área no jogo do Extremo Sul d'África. Rui Costa teria invadido a área da seleção de Udurico Pinto e tá um empurrra-empurra na área enorme. Geddel tá de butuca.
33. O sanfoneiro que animava o forró no Salvador Shopping tava igual ao time de Dunga, dormindo. Que coisa! Ninguém merece um trio daqueles.
34. O gol que aquele dianteiro da Nigéria perdeu contra o time da Grécia até Kaká fazia.