Depois do assassinato de motorista em Itinga, Lauro de Freitas acorda
Foto: Folha Press |
 |
O mundo da política não está imune a uma onda dessa natureza com um cala boca candidato |
Miudinhas globais:
1. Quem ainda está com dúvidas do poder da internet em suas diferentes formas de atuação durante a próxima campanha eleitoral deve prestar atenção ao fenômeno que está acontecendo com a corrente "Cala a Boca Galvão", sucesso no twitter que rompeu as fronteiras do Brasil depois de um vídeo que traduziu a expressão para o inglês como significando "save the Galvão bird" (salve os pássaros Galvão), uma espécie de papagaio falador.
2. A Rede Globo, que normalmente não dá o braço a torcer e é muito reticente a críticas ao seu pessoal da elite rendeu-se ao tema e tratou-o no Central da Copa, com Tiago Leifert.
3. Fora a prosaica explicação do próprio Galvão ao situar que Ayrton Senna tinha orelhas grandes e por isso o chamava de Dumbo e este, em ironia, colocou-lhe o apelido de papagaio, o apresentador vê no "Cala a Boca Galvão" uma campanha para salvar o papagaio e levou o assunto com bom humor.
4. A verdade é que a expressão difundida pela internet prejudica a imagem do narrador esportivo da Rede Globo e cria, pela primeira vez, uma saia justa no poderoso Galvão, até então imune às críticas com suas tiradas ufanistas do tipo "tá na hora de jogar", "prepare seu coração" e outras bobagens.
5. Nos últimos dias, no momento dos jogos em que Galvão atuava como narrador registrava-se 50 novos tuítes por minuto e chegou a ser exibida uma faixa (logo retirada) na estréia da seleção brasileira contra a Coreia do Norte, com a expressão "Cala a Boca Galvão", frase já citada pelo The New York Times, El Pais e outros jornais e sites internacionais.
6. Transponha, pois, está situação para o mundo da política e veja o que poderá acontecer em 2010, nas campanhas para presidente da República e para governadores dos estados, senadores e deputados. Claro que os candidatos à majoritária estarão sujeitos a um impulso mais forte do que os proporcionais, porém, ninguém está salvo da internet.
7. E, como aconteceu com Galvão, o exemplo mais recente e de grande impacto em sua imagem, de forma negativa, esse movimento da força da web pode ocorrer com Dilma, Serra e/ou Marina; da mesma forma com Wagner, Geddel, Souto e/ou Bassuma.
8. Tenho comentando neste site que o web jornalismo baiano, hoje, tem uma força significativa, muito mais do que está sendo valorizado e observado. Na outra ponta, complementar, os candidatos já perceberam a dimensão desse movimento, tanto que, todos ou quase todos têm páginas eletrônicas e difundem suas idéias através da internet.
9. Os veículos de comunicação de massa tradicionais (rádio e TV) ainda são mais poderosos, porém, não têm a mobilidade da internet, a interatividade é mínima e os acessos restritos.
10. Vivemos diante dessa nova era. Na atual campanha eleitoral as informações estão circulando numa velocidade impressionante e ninguém está imune a uma campanha do tipo "Cala a Boca Galvão" provocando uma pororoca na imagem de um dos candidatos. Ao que sei todos os candidatos na Bahia estão estruturados para enfrentar essa nova realidade, quer utilizando ferramenta que os marketeiros chamam de marketing viral; quer em difusão de suas idéias, criação de redes interativas e outras.
11. Obama, todo mundo no meio político sabe disso, se beneficiou e muito da rede web para chegar a presidência dos Estados Unidos. Agora, chegou a nossa vez. O Brasil na rede é uma realidade.
**
12. Depois que foi assassinado um motorista por um ladrão que circulava impunimente por Itinga, Lauro de Freitas, anuncia-se, agora, reforço imediato do policiamento na região do Parque São Paulo incluindo blitze nos pontos de ônibus e nos coletivos.
13. Até reunião no gabinete da prefeita Moema (PT) aconteceu. Porque não fizeram antes? Moema está no governo há seis anos. O Batalhão de Choque fica sediado em Lauro de Freitas. É como diz o povo: brasileiro só fecha a porta depois de roubado.
14. Bom o seriado "Na Forma da Lei", da Rede Globo. O que não combinou foi Ana Paula Arósio, com aquela beleza juvenil, empunhando uma pistola. Luana Piovane menos mal, que é uma metralhadora.
15. Sugestão: a direção do Zoo deveria entregar um elegante do Circo Portugal aos cuidados da ong Terra Viva.
16. Blefe: os ministros da Fazenda e do Planejamento passaram dois meses dizendo que o Brasil quebraria se fosse pago o reajuste de 7.7% aos aposentados. O presidente Lula, sem temer a "marolinha" dos ministros assumiu a conta.
17. O São João em Salvador tá fraquinho, fraquinho. Encontrei o Rasta do Pelô numa tristeza enorme nesta tarde de quarta feira.
**
18. Miudinhas da Copa d'África. A Globo insiste em falar do frio d'África do Sul. Que provincianismo. Será que esse pessoal nunca foi a Campos de Jordão, São Joaquim e outras localidades brasileiras!
19. A propaganda da Skol com os velhinhos é dez.
20. O programa Central da Copa com Tiago Leifert, Globo, é sensacional. O garoto derrubou Tadeu Scmidt. É mais criativo.
21. O zagueiro Senderos, da Suiça, lembra Pedro Magarefe, um zagueirão que jogou no FLU de Serrinha. Chuta osso, canela, tornozelo e o que vê pela frente. Menos a jabulani.
22. Dunga vai fazer um novo treino secreto: vai pedir a Elano para tocar a bola para Gilberto Silva e vice-versa.
23. O time da Espanha parecia o Vitória nos velhos tempos. Tocou tanto a bola que esqueceu o gol.
24. E o juiz inglês ainda deu uma colher de chá a Espanha, mas, não teve jeito. O juiz levou o jogo até 50m46seg do segundo tempo.
25. Manchete do El Pais: una españa muy barrroca.
26. Del Bosque, técnico da Espanha, depois da derrota: nuestro deber es rebelarnos.
27. Forlán é o nome da Copa. Artilheiro com 2 gols. Comandou o time da "Celeste" e ditou as normas em campo. Parecia Ramon contra o Bahia.
28. Gelson Fernandes o afro-suiço que detonou a Espanha fala 5 línguas, inclusive o português. É natural de Cabo Verde.
29. A bola do Irã é a bomba. A bola da Venezuela, a censura.
30. O governo de SP e a Prefeitura de SP emitiram nota dizendo que não vão colocar grana pública no Morumbi, estádio do São Paulo, para a Copa 2014. A tunga seria de R$600 milhões. O Morumbi fica fora da Copa.
31. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, tá uma arará com essa decisão da direção do SP. Mas, já disse que a cidade de SP não fica fora da Copa 2014.
32. Pareira sentiu na pele o que significa treinar um time sem qualidade técnica. Só emoção e vuvuzela não ganham futebol nem n'África; nem na China.