Categoria dos professores é contra desconto do imposto sindical descontado em folha
Foto: Vaner Casaes |
|
Wagner diz que não se pode trocar 30 anos de amizade e política por 3 anos |
Miudinhas globais:
1. O tom do governador Jaques Wanger nesta campanha que se avizinha é de tranqüilidade, de dever cumprido com a Bahia mostrando o que foi capaz de fazer nesse período de governo e a possibilidade de realizar muito mais na diretriz do projeto político Lula/Dilma. Esse será o tom da campanha do governador Jaques Wagner à reeleição.
2. Entende que a Bahia não deseja voltar ao passado, há um projeto de mudanças na Bahia e no Brasil em curso, a economia nacional vai bem com reflexos abrangentes e de ações na Bahia, o governo Lula tem popularidade de 83% no NE, então, acredita que está bem situado no caminho da reeleição.
3. Conversei com o governador na última sexta-feira, 11, na Band Bahia. Ele me disse o seguinte: - Estou na faixa entre 43% e 45% da preferência do eleitorado (intenções de votos nas pesquisas já divulgadas e nas internas, da Agecom) com uma margem de diferença entre 10% a 12% superior aos meus adversários juntos.
4. Devo manter esse patamar até o início da campanha propriamente dita, quando se iniciam os debates e os programas nos veículos de comunicação de massa (a partir de 17 de agosto, horário eleitoral na TV/Rádio) e a tendência é crescer.
5. Sobre a divisão do palanque da candidata a presidente Dilma Rousseff na Bahia com o candidato do PMDB ao governo, Geddel Vieira Lima, não vê problemas. "Nossa candidata não rejeita apoios e a aliança com o PMDB é nacional. Partiu de cima e nunca me opus". Agora, quanto à relação com o presidente Lula, o grande eleitor, Wagner muda o tom e diz que "não se troca 3 anos por 30".
6.Ou seja, o governador tem uma situação de amizade e no mundo da política com o presidente Lula que data de 1980, época dos primórdios de fundação do partido.
7. Noutras palavras, e aí o raciocínio lógico é do comentarista, Wagner tem uma identidade muito mais forte com Lula, até porque integra o PT e é o governador mais importante deste partido no Brasil, do que Geddel. E, nesse contexto, Wagner tem mais a cara de Lula do que Geddel ainda que o candidato do PMDB já venha explorando na televisão imagens e fala do presidente em elogios ao seu desempenho quando era ministro da Integração Nacional.
8. "No coments" é a lógica do governador. "Caberá ao povo decidir", diz. E acrescenta: "Não vai haver confusão na cabeça do povo".
9. O governado entende que seu calo maior, na gestão, é a área da segurança. Mas, considera que o impulso, no momento e daqui pra frente, tende a ser positivo. Tem números a apresentar como o aumento de policiais, mais inteligência, mais infra, e uma luta incessante contra o tráfico de drogas.
10. Vê o problema com uma abrangência mais ampla, contribuindo para isso a degradação de valores da sociedade, incluindo saúde, educação, etc, e essa conta não é dele. É história e seus antecessores não podem ficar imunes.
11."Tenho dados: investimentos maiores do que o governo passado, em segurança, algo em torno de 68%", assegura. "E mais: vou falar o que penso, de forma aberta, e mostrar o que está sendo feito no Estado que não e é pouca coisa", diz o governador. Nesse falar, se somam valores democráticas de uma Bahia sem amarras e livre, sem chefe, de um novo pensamento político com diálogo e assim por diante. E, evidentemente, tudo isso amarrado com o projeto político Lula/Dilma.
12. Alterações no decorrer de uma campanha podem acontecer aqui ou acolá, a depender de algumas circunstâncias pontuais. Mas, em síntese, esse é o tom a ser usado por Wagner à reeleição.
**
13. Michel Temer diz que o PMDB vai entrar com a alma na campanha de Dilma. Santo pai!
14. Treinamento secreto de Dunga virou piada. Elano, Gilberto Silva e Kaká. Qual segredo disso pelo amor de Deus!
15. O time da Coréia do Norte é pior do que o antigo Leônico. É o que dizem.
16. Essa foi de Hebe Carmargo no programa "De frente com Gabi", no SBT: - Vou dar uma idéia aos deputados e senadores para votarem uma lei: todos os estrupadores em vez de irem para a cadeia, corta o pau deles.
17. Miguel Kertzman estava firme e forte na Conveção nacional do PSDB. Apoia Serra. Agora vai!
18. Essa do mensalão do Setps para vereadores, Gilmar Santiago precisa explicar melhor.
19. Os profissionais de educação sempre foram contra o imposto sindical obrigatório e descontado em folha no Estado. Agora, diz-se que o governo vai conceder esse benefício a APLB. Ganha-se de um lado e perde-se votos do outro.
20. A advogada Jorgina Freitas, aquele que deve R$200 milhões ao INSS, saiu da cadeia. Deve ser pra pagar o débito.
21. Muita gente não sabia da Convenção regional do PSDB realizada nesta segunda-feira, em Salvador.
22. O clone de Ronaldinho jogou na lateral esquerda da seleção de Camarões.
23. Casagrande, comentarista da Rede Globo, diz, como novidade, que a bola Jabulani faz curva. Ora, ouço isso desde Didi "folha seca".
24. Elba Ramalho vai cantar no São João de Irecê.
25. O presidente estadual do PTN, deputado estadual João Carlos Bacelar reagiu às críticas dos adversários que andaram dizendo que as coligações em torno do PMDB congregam "uma sopa de letrinhas de nanicos".
26. Para Bacelar, esse é o grande diferencial da candidatura do ex-ministro da Integração Nacional, deputado federal Geddel Vieira Lima, pois ele conseguiu fechar o apoio de diversas áreas do pensamento político baiano, todos com o objetivo de interromper o ciclo de desgoverno da Bahia.
27. "O grande diferencial é que Geddel conseguiu expressar a riqueza da diversidade do pensamento humano, o que alguns chamam pejorativamente de ‘sopa de letrinhas'", rebateu Bacelar.
28. O DEM/PSDB quer ganhar campanha de sapato alto. O Rasta do Pelô me disse que, quem assim anda, leva topadas.
29. Prefeitura de Alagoinhas monta cidade cenográfica para o São João. Tá com muito. Caixa recheado.
30. O São João em Salvador tá fraquinho, fraquinho. O turismo desce ladeira abaixo.
31. Pelo que entendi da nota de Jonas Paulo, presidente do PT, sobre "presente envenenado" para Dilma Rousseff tem endereço certo. Pra Bassuma é que não é!
32. A Globo fez o mais estardalhaço com a seleção da Holanda. Igual ao Vitória, no máximo.
33. O vereador Paulo Câmara (PSDB) defendeu o Projeto de Lei 207/07, de sua autoria e sancionado pelo prefeito João Henrique, instituindo a obrigatoriedade de lixeiras para
coleta seletiva nos shoppings centers de Salvador.
34. A medida vale para os shoppings que tenham a partir de 40 estabelecimentos
comercias e os responsáveis têm o prazo de 120 dias, após a data de publicação da lei (1º de junho), para se adaptarem às normas.
35. O deputado Aleluia (DEM) fez dobrabinha com a deputada Maria Luiza (PSC), com intermiação de Téo Senna. Aleluia vota em Souto e Serra. A deputada Maria Luiza ainda não declarou seu voto.
36. O prefeito João Henrique (PMDB) me disse que, em sua família, cada pessoa está num partido, numa diversidade democrática.
37. A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de
Salvador promoverá na próxima quinta-feira (17), às 9h, no Auditório do Anexo Emmerson José (Bahia Center), mais uma audiência pública de apresentação do Relatório da Gestão Fiscal da Fazenda Municipal. Na pauta o balanço do primeiro quadrimestre de 2010.
38. Nesta terça-feira, à tarde, haverá sessões na Câmara de Salvador e Assembleia Legislativa. Santo pai! Esqueci do jogo do Brasil x Coreia do Norte.