Serra diz que começou ganhando dinheiro vendendo laranjas
Foto: BJ |
|
José Serra, Paulo Souto, Aécio Neves e Geraldo Alckmin na arquibancada |
Miudinhas globais:
1. As convenções do DEM e PSDB que homologram as candidaturas de Paulo Souto, ao governo da Bahia, e José Serra, ao Senado, cumpriram seus objetivos apesar do tucano se apresentar sem seu candidato a vice e o Democrata, sem o segundo candidato ao Senado. Têm até o dia 5 de julho para o registro junto à Justiça Eleitoral. Espera-se que, até lá, tenham fechado suas chapas.
2. Souto tem mais dificuldades do que Serra. Antonio Imbassahy é candidato a deputado federal e não aceita. ACM Neto veta o nome do senador ACM Jr. Aleluia tem dúvidas. Além do que, também está cotado para ser o vice de Serra. Fora esses três nomes que são mais políticos restam os símbólicos ou não competitivos. Há, ainda, a hipótese, não levada a sério do deputado Gaban, do nome do deputado Jutahy Magalhães Jr.
3. Esse chove não molha e imposições do PSDB tem trazido desgaste para Souto. Na segunda-feira, 14, perde um aliado importante, o deputado João Carlos Bacelar (PTN), o qual, tem possibilidade reais de reeleição, uma estrutura partidária organizada e é bastante combativo na ALBA. João fechou aliança com o PMDB e deu bye-bye a Souto e ao DEM. Veja que João, durante toda a legislatura atuou na ALBA na oposição a Wagner compondo com o DEM.
4. A convenção no Clube Espanhol foi uma festa. Os moradores da Barra foram acordados com foguetões de 12 tiros que espoucaram sem parar durante toda a manhã. Na chegada de Serra/Souto ao local acordaram até São João. Serra, que é devoto de Santo Antônio gostou e disse que tem um neto de nome de Antôio. E citou Ogum que vem a ser o próprio no sincretismo religioso afro-brasileiro.
5. O discurso de Serra foi bem eleborado. Saiu de sua própria pena. Durante quase 1 hora. Mas, não cansou. Claro, militante pago ou não, detesta discurso muito longo. Agora, Serra falou para o Brasil, sobretudo para a imprensa. Deu três ou quatro estocadas em Lula bem fortes classificando-o de "Rei Sol" (Luis XIV), de comprar votos no Congresso nacional (mensalão) e ter aparelhado o Brasil.
6. O ex-governador de MG, Aécio Neves, foi mais discreto. Citou Castro Alves, o poeta da libertação dos escravos, e lembrou do avô Tancredo quando falou em "ocupar as ruas e praças deste país". Evidente, com as massas populares e politicamente. Elogiou Serra (o brasileiro mais completo que conhece) e deu uma estocadinha em Lula (o Brasil não merece apenas um Messias).
7. Não sei exatamente porque cargas d'água, mas, iniciou seu discurso com uma expressão que tem a cara do PT: - Companheiro presidente José Serra.
8. Aécio também deu uma cutucada mais forte em Lula quando exaltou em "darmos um basta no aparelhamento do Brasil".
9. O ex-presidente FHC não compareceu a Convenção. Materializou-se num vídeo. Mas, salvo os políticos, ninguém prestou atenção no que ele disse.
10. O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, fez um pronunciamento bastante político e repetiu o que já falara em outras oportunidades. De que não existem dois brasis. Mas, um país único.
11. Quem esteve circulando com um cigarrinho no queixo foi o ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos. Alguém me disse que ele havia parado de fumar.
12. Bati um papo legal com José Wilson Siqueira Campos, ex-governador de Tocantins, hoje, no PSDB e novamente candidato. Figuraço. Em plena forma física. É o ACM de lá.
13. Inovadora a apresentação dos candidatos no palanque. Quem chamava era o forrozeiro Zezinho, famoso no NE. Legal. - Igual a Aécio Neves não nasce mais. É Aécio pra curzar a bola e Serra para fazer o gol.
14. Velho amigo e jornalista Prisco Viana circulando no Espanhol.
15. Benito Gama, o qual, não esconde de ninguém que está com Geddel, também deu uma passadinha pela convenção.
16. Fácil de decorar a música de Serra: Agora é Serra pra cuidar dessa Nação/ Agora é Serra pra cuidar da gente/ Serra, Serra, Serra, Serra.
17. Parece até o é 13, é 13, é 13, do PT. Valeu.
18. Os camelôs tavam vendendo o latão a R$2 reais. Nada de 3 por R$5. Um deles me disse o seguinte: - Esse pessoal ai dentro tem dinheiro.
19. A PM durante todo o dia fez uma blitz na Av Centenário, bem no caminho da convenção tucana. Deve ter sido uma coincidência. Ou então não avisaram ao comandante da PM.
20. Essa frase foi de Paulo Souto: - Vamos escrever um novo capítulo da história da Bahia e retomar o caminho do desenvolvimento.
21. Souto estava com a língua afiada: - Estamos perdendo o nosso futuro. Vamos juntos, de mãos dadas, enfentar e vencer o populismo.
22. Essa foi de Serra: - Eu sou patriota.
23. Outra de Serra: - Tem gente que me acha bonito; tem gente que me acha lindo. Minha netinha, por exemplo.
24. A assessoria de imprensa da campanha de Serra foi procurada com uma lupa. Ninguem achou.
25. Mais uma frase de Serra: - Comecei ganhando dinheiro vendendo laranjas a dúzia. Comprava a caixa na mão de meu pai e revendia.
26. Tá vendo seu Rasta do Pelô! Deixe de tocar tamborim e vá vender laranjas.
27. O deputado Luis Carreira botou pra lá. Foi quem teve a maior expo de cartazetes da convenção.
28. Agora, o pessoal que segurava os pirulos de Heraldo Rocha tava meio cansado.
29. A quantidade de kits políticos anunciados pelas gráficas não tava no gibi.
30. A organização da convenção tá de parabéns, tanto Eliana Dumet; quanto Sérgio Kobayashi. Inclusive tinha cadeiras para todos. Agora, como alguns são bastante educados subiram nas cadeiras.
31. Os politicos mais graduados receberam uma pulseira azul. Parecia cenário do programa de Serginho Groissman.
32. O presidente regional do PSDB na Bahia, Antônio Imbassahy, tava com o netinho na arquibancada.
33. Pra fechar, não choveu. Aliás, só no finalzinho deu uns pinguinhos de chuva.