Artistas baianos ficaram de fora da festa da Copa. Único a aparecer foi Sócrates.
Foto: PETS NEWS |
 |
Mandela (Mandiba) o grande personagem da Copa do Mundo da África do Sul |
Miudinhas globais:
1. O grande nome da Copa do Mundo da África do Sul é Nelson Mandela. Indiscutível. A homenagem que o bispo Desmond Tutu fez nesa noite (tarde no Brasil) no show de aberta da Copa foi fantástica. Uma mensagem de esferança, de fé no Continente Africano, pra cima, de uma contemporaneidade impressiona. E, o que foi mais importante, de braços abertos para o mundo, sem pieguices e sem choros.
"Nós somos o mundo, somos todos africanos", sentenciou.
2. "Eu acho que nós temos que fazer uma homenagem. Devemos tudo isso a ele. Ele está em Johannesburgo. E, se falarmos alto, acho que escutará", disse o sul-africano para depois gritar várias vezes "Mandiba", disse Tutu. As pessoas que estavam no Orlando Stadium, distrito de Soweto, deliraram. E milhões de pessoas em todo o mundo assistiram a cena.
3. A Copa do Mundo de Futebol da África do Sul expõe o continente africano ao mundo como nunca visto antes. O futebol é uma paixão mundial. Embora nascido na aristocracia inglesa, uma das mais fechadas do mundo, conquistou todos os povos.
4. A África, que é o continente mais atrasado do planeta, descobriu o poder da bola mais recentemente, a partir dos anos 1980/1990, e está tirando proveito dessa oportunidade para mostrar sua nova face, ainda com muitas ditaduras e sociedades tribais e patriarcais, mas, com avanços.
5. E um exemplo dessa situação é a África do Sul. Pais mais desenvolvido daquele continente, situado na ponta da bota e que sofreu um "apartheid" severo das forças colonialistas bôeres (de origem holandesa, flamenga, francesa e alemã) e da colonização inglesa instalada na Cidade do Cabo.
6. Graças às revoltas xhosa, zulu e afrikaneres e da personalidade de Nelson Rolihlahla Mandela, um marco na história mundial dos povos, se libertou e instalou uma República livre e independente. Não é pouca história.
7. A Companhia Holandesa das Índias Orientais, desde a descoberta da rota do Cabo (o tal Cabo da Boa Esperança dos gajos portugueses) e depois com o Império inglês, os europeus exploram o extremo Sul da África, a partir de 1652. Fato que também se deu no Brasil, aqui no vizinho Pernambuco, com Maurício de Nassau e outros flamengos, noutra dimensão, noutro contexto histórico e assim por diante.
8. A África do Sul é um mar de oportunidades, 2.780 km de litoral banhados pelos Oceanos Atlântico e Índico. E, ainda, hoje, como no Brasil, estão os europeus e agora os asiáticos sugando nossas riquezas.
9. Cercada por vizinhos mais pobres do que ela, Zimbabué, Botsuana, Namíbia, Lesoto, Moçambique e Suzilândia, países que também foram (e são) explorados pela mão de ferro européia, a Republic of South Africa , lá se fala inglês, é a rota do emprego, do ideal de liberdade e de conquistas, um exemplo na mira dos povos do Continente, embora, cada caso seja analisado de forma diferenciada.
10. O Zimbabué, por exemplo, é uma ditadura comandada por Robert Mugabe há 30 anos. E não se fala em democracia por lá nem em sonhos. A Tanzânia, onde o Brasil jogou, é muçulmana e com conceitos familiares que remetem ao século XIX.
Nada, portanto, que se pareça com Joanesburgo ou Cidade do Cabo, localidades que ainda têm muitos problemas sociais e pobreza, mas, cuja cabeça do povo está na contemporaneidade.
11. A África do Sul mantém e cultua suas tradições, mas, no geral, na competição global, ninguém está interessado em falar dialetos e voltar às raízes ancestrais, como aqui algumas cabeças baianas ainda atuam assim, abordando a "Mama África", porque o mundo gira noutra rotação e o inglês, a TI, o computador, a industrialização, etc, são as bases dessa nova lógica.
12. Isso é o que a Bahia tem de entender. E não ficar com essa moviola da ancestralidade, da cultura de raiz, girando em torno de meia dúzia de grupos, e que não avança em conquistas importantes para a sociedade. O ProUni do companheiro Lula, permita-me a intimidade, vale mais do que toda essa louvação.
13. O Brasil vai sediar a Copa de 2014. E a Bahia, embora na periferia dos jogos principais, tem seu papel nesse contexto. É uma oportunidade extraordinária. É só olhar o que está acontecendo na África do Sul com a venda do produto África, na mídia espontânea dos portais da WEB, TVs, jornais, rádios, etc, com espaços extraordinários.
14. Então, mãos à obra. Apressem o passo e deixem de bolodório. E se quiserem um exemplo é só pegar o metrô de Joanesburgo que sai do aeroporto e vai até o centro dinâmico da cidade e do evento. Aqui ainda se fala numa via por ônibus.Uma garapa na champagne que será servida em 2014.
15. Infelizmente, o Brasil musical não participou dessa grande festa. Foi uma pena. O Brasil tem grandes artistas que se inspiram na diáspora africana, que cultuam o africanismo, mas, os sul africanos preferiram prestigiar os Estados Unidos e a Colômbia. Uma pena. Nosso artistas não cantam em inglês.
16. Shakira, a colombiana, um espetáculo à parte. Quer performance, na dança, na expressão corporal e na cena em palco. Tudo o que se diz dela e a força de sua música são sensacionais.
17. Surpresa também na apresentação da cantora africana Angelique Kidjo, a qual, teria parentes na Bahia. Uma voz espetacular, uma presença em palco bem situada e uma musicalidades em suas interpretações de dar água na boca. Alice Keys, apenas regular. O Black Eyed Peas - bastante conhecido no Brasil - fez uma apresentação primorosa.
**
18. A data para registro das candidaturas no TRE é 5 de julho. Portanto, os partidos podem fazer convenções sem cadidatos ao Senado e outros. É o que parece que vai acontecer com a coligação DEM/PSDB na Bahia.
19. Várias emissoras de rádio na Bahia enviaram radialistas a Copa da África. Melhorpu. Antes, só a Rádio Sociedade da Bahia era a dona da bola.
20. Duas meninas de 11 e 15 anos assassinadas em Cajazeiras. É o fim do mundo.
21. O SETPS falou mais alto na Câmara de Vereadores de Salvador.
22. A Globo reabilitou Casagrande de vez. Levou-o como comentarista da Copa da África. Legal. Casão merece.
23. A Rede Vida de Televisão apresenta neste domingo, 13 de junho, às 14 horas, entrevista com o deputado
Sérgio Barradas Carneiro no programa "Educação, um Tesouro a Descobrir", coordenado pelo apresentador e professor Heitor Gurgulino de Souza.
24. Deputados estaduais do DEM/BA organizam protesto na Convenção Nacional do PSDB. Como se diz no baianês: vai dar jegue.
25. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), foi agraciado ontem com a Ordem do Mérito Naval, no grau de Comendador. A honraria foi concedida ao presidente do Legislativo baiano na solenidade cívico-militar que comemorou o 145º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil, realizada na sede do Comando do 2º Distrito Naval.
26. A cerimônia foi presidida pelo vice-almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral e contou com autoridades civis e militares.
27. Servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia estiveram hoje (10) no
gabinete do senador César Borges, em Salvador, para agradecer pelo pronunciamento em defesa da instituição, feito na última terça-feira.
28. Os servidores, atingidos pela medida liminar do Conselho Nacional de Justiça
(CNJ), que suspende o adicional de função, disseram que César Borges foi a primeira voz a colocar em evidência os problemas que o Tribunal de Justiça da Bahia está enfrentando. De acordo com eles, o CNJ está, em muitos casos, desconhecendo as leis e a autonomia do Estado.
29. O Diretório Estadual do PSDB informa que está adotando todas as medidas cabíveis para evitar transtornos à população no que diz respeito à fluidez do trânsito no entorno do Clube Espanhol, na Barra, onde se realizará a Convenção Nacional do partido, que homologará a candidatura do ex-governador de São Paulo, José Serra, à Presidência da República.
30. A convenção acontecerá neste sábado, 12, a partir das 9 horas. Com uma expectativa de público estimada em mais de seis mil pessoas, e um grande número de carros e ônibus que deverão transportar esse público, o presidente do diretório, Antonio Imbassahy, solicitou à Prefeitura a identificação de áreas adequadas para o estacionamento desses veículos, de modo a não prejudicar o tráfego na região.