Ditador de Zimbábué faz a festa com dinheiro público para ver a seleção de Dunga
Foto: Reuteres |
|
Ditador Roberto Mugabe cercado de seguranças comprimenta brasis |
Miudinhas globais:
1. A Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa, através do procurador Graciliano Bomfim, considera que está finalizado o litígio entre a Receita Federal e um grupo de deputados e ex-deputados estaduais da Bahia, os quais, não recolheram o imposto de renda devido de convocação extraordinária da Casa, ano 2000, e da ajuda de custo entre os anos 1995/1998.
2. A soma cobrada pela RF incluindo juros, mora e correção monetária é alta. As estimativas são sempre duvidosas porque a Receita nunca informou ao certo quanto é, até porque a PJ está negociando um acordo entre as partes.
3. Agora, segundo o procurador Graciliano Bomfim, que esteve em Brasília esta semana ultimando o acordo com os técnicos da Receita e a supervisão do secretário Otacílio Cartacho, o assunto está sacramentado. Para Bomfim a missão foi exitosa.
4. Mas, isso não significa dizer que os deputados e ex-deputados serão perdoadas das dívidas. Não. Vão ter que pagar a RF um valor bem menor, ao possível estimado, porque o "leão" não alisa ninguém.
5. O procurador admite que, até o final deste mês, a Receita Federal em Brasília deverá mandar para a sua agência em Salvador as contas de cada qual. E aí, os deputados e ex-deputados terão que honrar esses compromissos em banco.
6. Para aqueles que ainda estão na atividade política, sem esse documento da Receita afirmando que estão quites com o fisco, nada feito para concorrer novamente ao mandato. Sem isso, os candidatos não podem tirar as certidões necessárias para apresentarem aos partidos na Justiça Eleitoral.
**
7. O prefeito João Henrique teve bom senso ao analisar melhor o decreto que mandou publicar sobre carga e descarga de mercadorias na capital. É provável até que o chefe do executivo tenha colocado o "bode" na sala para depois retirá-lo e ajustar o decreto junto ao meio empresarial. Da forma que foi editado, numa cidade onde se assalta a luz do dia, seria uma temeridade.
8. Além disso, Salvador não tem docas que permitam centralizar esse procedimento de carga e descarga em determinadas sub-áreas. Os procedimentos são feitos nas ruas diretamente com os lojistas, salvo os shoppings que possuem estruturaras de portosecos.
9. Só pra se ter uma rápida idéia do que se passa em Salvador, na semana passada, assaltaram o rapaz que tem uma banca de beijus e tapiocas aqui nas imediações do glorioso Chame-Chame.
10. Outra situação que precisa ser analisada com mais profundidade pela Saltur e Abrasel é essa idéia, já efetivada logo que o Pelourinho foi reformado, de torná-lo uma espécie de centro gastronômico.
11. Isso até funcionou bem logo nos anos iniciais da revitalização, mas, não teve continuidade porque a classe média alta baiana não frequenta o Pelourinho. Então, não adianta organizar uma perna e deixar a outra capenga.
12. Com o Pelourinho abandonado como se encontra, os representantes do governo do Estado falando num novo modelo em que valorize o residente que nunca saiu do papel, se não houver uma organização em bloco, inclusive com campanha publicitária, nada feito. O Pelourinho já perdeu alguns dos melhores restaurantes que lá se instalaram ou por quebradeira, ou porque foram transferidos para outros locais, inclusive o La Lupa.
13. Quem vai ao Pelourinho, à noite, e para o carro no estacionamento da Baixa dos Sapateiros enfrenta uma área mal iluminada quando se deixa o veículo e antes mesmo de chegar na rua Laranjeiras se bate com mendigos e fumadores de crack dormindo e fumando nos fundos de uma ex-pizzaria e outros locais. Aí, meu caro, não tem pólo gastronômico certo.
14. O Rasta do Pelô, que é um camarada que entende daquela área, diz que passar em determinados locais do CB só tem cheiro de erva. E ele garante que não é erva mate, nem erva cidreira.
15. As contas que os técnicos do governo fazem sobre investimentos na Segurança Pública englobam pessoal. As contas que a oposição ao governo fazem não consta o custeio. Daí que são duas linguagens e dois valores diferentes.
16. O PMDB faz sua Convenção Nacional dia 12 próximo. A Convenção do partido na Bahia (Geddel) será dia 18.
17. O Democratas anuncia sua Convenção local (Souto) na sede do partido, dia 12, das 8 às 12h, na Av professor Magalhães Neto, 1856, edf TK Tower, s. 1706. Aí serão apreciados projetos das coligações majoritárias e proporcionais e formatação da chapa.
18. A festa maior, aí já todo mundo sacramentado, será na Convenção Nacional do PSDB que será realizada em Salvador, nesta mesma data.
19. No jogo da diplomacia brasileira terceiro-mundista, o ditador do Zimbábué, Roberto Mugabe, 83 anos, 30 no poder sem data para sair, foi a campo e cumprimentou todos os jogadores das duas seleções. O chefe de Estado pagou para levar as estrelas do futebol pentacampeão mundial ao seu país.
20. Nos dias que antecederam o encontro, a Confederação Brasileira de Futebol não confirmava se haveria o encontro protocolar dentro de campo. A entidade queria evitar qualquer tipo de comentários sobre uso político do amistoso. Mas, aconteceu.
21. Com as duas equipes já perfiladas em campo, à espera das execuções dos hinos dos dois países, Mugabe apareceu na pista atrás de um dos gols. Cercado por uma dezena de seguranças. Entrou acenando para as arquibancadas e foi aplaudido.
22. Sabe-se que a CBF teria cobrado US$ 1,5 milhão pelo jogo para a empresa que tem os direitos de comercialização dos amistosos.
23. O jornal oficial do país,
The Herald, trouxe nesta quarta-feira declarações de um batalhão de ministros sobre a visita brasileira. A assinatura de três acordos bilaterais entre Zimbábue e China, para estreitar laços econômicos, ficou em segundo plano na publicação
24. O time do Zimbábué jogou de verde e amarelo e o Brasil de azul. Foi uma confusão danada na TV. Tinha momento que a gente pensava que era Maicon atacando e era o camarada zimbabuano.
25. E a Rede Globo, mesmo nadando em dinheiro, transmitiu o jogo do estúdio com seus locutores fardados e alinhados até parecendo que estavam em Harare, a capital da velha Rodésia do Sul.
26. Regime tirano o Zimbábué, no original Zimbabwe, é literamente chamado de "Casa de Pedra". Mugabe, então, é uma rocha.
27. Esse Felipe Melo, bom jogador, se Dunga não abrir o olho será expulso no primeiro jogo que participar. E o futebol de kaká! Como minguou.
28. A Secretaria de Saúde do Estado tinha uma assessora de imprensa (Berna) competente, trabalhadora e que acompanhava o secretário Solla em todos os lugares. Pois dito, colocaram Berna na geladeira, no HGRS.