Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER MATA UM LEÃO A CADA DIA E ARGUMENTOS DA BASE NECESSITAM VIGOR

João Henrique se queixa que faltam recursos mas Sefaz é lenta
01/06/2010 às 23:00
Foto: ARQ
Salvo melhor juizo esse é Jaques Daniel na cova dos leões pedindo apoio aos companheiros
  Miudinhas globais:

  1. Tenho comentado aqui neste site que a base aliada do governo do Estado, parlamentares da Câmara e da Assembleia Legislativa, até por conta da perda de tempo na escolha do candidato ao Senado com a marca da legenda do PT, diante da desistência do senador César Borges (PR) em aceitar esse encargo, da falta de articulação política, assessoria lenta e frágil, organização de banco de dados sobre as ações de gestão, tem deixado o governador Wagner exposto aos "leões", literalmente.

  2. Nada que essa fera, símbolo opressor da Receira Federal e também marca do glorioso Vitória, venha engolir o chefe do Executivo. Mas, até agora, tem dado mordidas desagradáveis sem contra-partidas à altura de um debate em nível aceitável.

  3. É impressionante como o governo vive acuado na Assembleia. Salvo o desempenho do líder do governo, Waldenor Pereira (PT), e do persistente deputado Álvaro Gomes (PCdoB), o que se vê, apesar do governo ainda manter maioria na Casa, é uma base dispersa, sem garra própria e que só age nas votações quando convidada e relembrada, e pouco atua na defesa do Executivo.

  4. Não me recordo de deputados do PT, e aí nem vou citar parlamentares de outros partidos aliados, que tenham subido à tribuna para defender a gestão. Defesa consubstanciada em dados, com argumentos aceitáveis e não discursos políticos vazios.

   5. Na Câmara dos Deputados é a mesma coisa. A base do governo só fala da gestão Wagner quando provocada. E, ainda assim, como aconteceu recentemente com alguns parlamentares utilizando-se de expressões chulas e que pouco contribuem para os debates e para a compreensão da realidade sobre a segurança pública.

  6. Ora, se o governo está acuado na questão da segurança pública é preciso contra-argumentar com as ações já realizadas, com dados, com informações precisas, isso para que a população possa avaliar quem está com a razão. Se o problema é antigo e estrutural que se aponte estatisticamente e não com eufemismos.

  7. A Segurança Pública passou a ser o tema preferencial da oposição não por acaso. As pesquisas vêm apontando que essa é a prioridade número 1 entre as preocupações da sociedade e superou as questões relacionadas ao emprego/desemprego, saúde e educação, Então, se esse é o foco não adianta tervigersar, fazer rodeios.

  8. Dizer, como situou o governador que, se soubesse o caminho para resolver esse problema "estaria milionário". O líder do PMDB na ALBA, deputado Leur Lomanto Jr, até recentemente aliado do governo, lembrou em plenário que a missão do governador é resolver o problema e não se esconder, passar a tarefa a outrem ou creditá-la a "herança maldita".

  9. Veja outro caso recente como o governo gosta de provocar o "leão" ou até, como se diz no popular, "matar um leão a cada dia". A população está apavorada com a meningite meningocócica tipo C, que mata e já levou ao túmulo, só este ano, mais de 30 pessoas. O governo organiza uma campanha de vacinação e não prepara uma logística adequada com suporte da comunicação. Resultado: insatisfações generalizadas, tumultos e tudo mais, numa ação de gestão que poderia ser eficiente.
 
  10. Diz-se que a vacina não tem resolutividade 100%. Mas, está no imaginário do povo que tem, que ameniza, que garante vidas. E aí não adianta remar contra a maré e fazer o trabalho mal feito porque provoca desgaste político e quem paga a conta é o governador.

  11. Afinal de contas, é ele que será votado no próximo mês de outubro como pretendente a se manter no cargo por mais 4 anos e dar continuidade ao projeto do presidente Lula, em nível nacional, e do seu programa no plano regional. Ainda é muito cedo para se arriscar qualquer palpite sobre o que acontecerá no pleito.
 
  12. Wagner se mantém como preferencial nas pesquisas de opinião pública divulgadas até agora, seguido de Souto e Geddel, com margem para um segundo turno, matematicamente. Mas, cada campanha tem sua própria história e esta, de 2010, a rigor só começará no dia 17 de agosto, quando se iniciam os programas eleitorias nos veículos de massa, rádio e TV.

  13. Mas, a julgar pela preliminar, o time de Wagner está igual aos treinamentos do time de Dunga, sem fazer gols. E quem não faz gols, máxima futebolística, toma.               
                                                **
  14. O mundo artístico está dando cada volta interessante: Gil se detém no filé do forró e Caetano é colunista de jornal. Daqui a pouco Ivete Sangalo vai ler um livro.

  15. A Band Bahia inaugura seu sinal em alta definição dia 11 próximo, abertura da Copa da África, às 8h30min, com um "brunch". Pra quem não é do metiê é um cafezinho com bricohes e outras coisitas más.

  16. O Rasta do Pelô ficou admirado com o nome dessa facção criminosa que atua na Bahia: Comissão da Paz. Santo pai!

  17. CDL promove sua Assembleia Geral dia 8 próximo para prestação de contas.

  18. Cabana da Noite Tapas Music Bar também preferiu o Litoral Norte a Salvador. A capital baiana, pelo visto, no próximo verão, ficará com os pagodeiros do Wet'n Wild e só. 

  19. A Avenida Paralela virou terra de ninguém. No dia que fizerem um Aeroporto em Mata de São João adeus Salvador.

  20.  O senador César Borges garantiu na Câmara de Vereadores de Ilhéus, que não vai poupar esforços até que a questão das lavouras cacaueiras seja resolvida. César Borges esteve neste final de semana no município participando do Encontro Regional do PMDB ao lado do deputado federal Geddel Vieira Lima.
 
  21. "Vocês sabem que tenho travado uma batalha no Congresso Nacional em favor dos cacauicultores, e não descansarei enquanto a situação dos produtores não esteja completamente resolvida", garantiu.

  22. Considerada "Capital de Serviços da Região Oeste da Bahia", segundo o peemedebista Arthur Maia, Barreiras acaba de completar 119 anos de emancipação política e recebeu do deputado moção de congratulações.

  23. O destaque fica por conta da economia, "que começou a se fortalecer a partir dos anos 1980, com a chegada de agricultores oriundos do Sul do país, que introduziram a cultura da soja nas áreas de sequeiro, com os plantios desenvolvidos no período das chuvas".

  24. Falar nisso, Barreiras está sem lenço (prefeita cassada) e sem documento.

  25. Figura especial e relevante para a história de nosso jornalismo e de nossa democracia, ao mesmo tempo de uma simplicidade comovente, Audálio Dantas teve papel de destaque nos episódios que se sucederam à tortura e morte de Vladimir Herzog nos porões da ditadura militar, em outubro de 1975.

  26. E que serviram para catalisar num movimento quase que único a oposição legal ao regime, mudando radicalmente, e para sempre, o rumo da vida daquele já renomado repórter. É ele o retratado desta edição nº 14 de Protagonistas da Imprensa Brasileira, da J&C.

  27. A CPI do Metrô nesta quarta-feira, 2, tem reunião interna dos seus membros para analisar a papelada até agora recebida.

  28. O prefeito João Henrique a todo momento se queixa da falta de recursos da Prefeitura de Salvador. Pois dito, o ícone do site da SEFAZ que tira Nota Fiscal eletrônica passou quase todo o dia desta terça-feira, 1º, fora do ar. Assim, acontecem prejuizos duplos: para quem presta serviços e para os cofres municipais.

  29.  A equipe encarregada da elaboração do plano de trabalho do pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, estará em Salvador no próximo mês de julho para a realização de um grande encontro.

  30. O objetivo é debater os diferentes temas com as executivas estaduais da legenda e dos partidos aliados, com foco voltado para a Bahia. A informação é do presidente do diretório estadual dos tucanos, Antonio Imbassahy, que está em São Paulo participando de mais uma rodada de discussões sobre o plano de governo do PSDB.

  31. "Sugerimos a realização do encontro com o presidente do partido, senador Sérgio Guerra, que acatou de pronto. Teremos a possibilidade de melhor adequar o programa estadual ao nacional", disse Imbassahy. Na viagem, ele aproveita para ultimar os preparativos para a convenção nacional de 12 de junho.

  32. O Grupo Gay da Bahia (GGB) fez uma pesquisa entre gays e mulheres para identificar os políticos mais 'sexies' da Bahia. A lista contém políticos da capital e do interior. Centenas de gays e mulheres das mais variadas classes escolheram os trinta homens mais interessantes que fazem a política no Estado. O deputado federal ACM Neto ganhou a disputa, segundo o GGB, por causa da " carinha de Peter Pan e porque é sabido demais da conta".

Veja a lista completa.

1° - ACM Neto, deputado federal

2º - Afonso Florence, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano

3° - Dr. Alan Fialho, vereador de Mata de São João

4° - Arthur Maia, deputado estadual

5° - Sílvio Ataliba, prefeito de Maragogipe

6° - Henrique Carballal, vereador de Salvador

7° - Daniel Almeida, deputado federal

8° - Edson Pimenta, deputado estadual

9° - Fabio Souto, deputado federal

10° - Rosalvo Neto, vereador de Lauro de Freitas

11° - Fernando Torres, deputado estadual

12° - Antônio Imbassahy, ex-prefeito de Salvador

13° - Javier Alfaya, deputado federal

14° João Gualberto, prefeito de Mata de São João

15° - Julio Rocha, ex-superintendente do Ingá

16° - Luiz Argôlo, deputado estadual

17° - Manoel Santos, prefeito de Nova Fátima

18° - Nelson Pelegrino, deputado federal

19° - Paulo Câmara, vereador de Salvador

20° - Ricardo Machado, prefeito de Santo Amaro

21° - Robinson Almeida, secretário estadual de Comunicação

22° - Sergio São Bernardo, militante do Movimento Negro

23° - Tarcizio Pimenta, prefeito de Feira Santana

24° - Zé Neto, deputado estadual

25° (empatados) - Jaques Wagner e Gilberto Gil (indicados como bônus)

27° - Juca Ferreira, ministro da Cultura
28° - Paulo Magalhães Júnior, vereador de Salvador

29° - Cesinha Láudano, secretário de Desenvolvimento Social de Pojuca

30° - Luiz Hamilton Couto Júnior, Prefeito de Laje