Escola ônibus digital em Feira já atendeu mais de 1.300 alunos da rede municipal
Foto: SECOM |
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O ônibus digital de Feira de Santana já recebeu a visita de mais de 1000 alunos |
Miudinhas globais:
1. O Fórum Mundial de Barcelona realizado no início desta década se debate um tema muito interessante para a vida das cidades: o chamado período de ambigüidade em que se verificam que os ambientes urbanos se encontram em níveis inferiores ao que a contemporaneidade exige. A série Mega Cidades que Zeca Camargo produz para o Fantástico, Rede Globo, mostra bem isso. Tóquio tem um nível de contemporaneidade X; São Paulo Y; a cidade do Méxio Z; e Dacca, em Bangladesh W. Exemplo: o metrô de Tóquio tem 300km de linhas interligadas a rede férrea e outros. São Paulo tem 70km, nem todas estações com interligações.
2. No momento, Salvador se debate com a possibilidade de mudar um pouco seu perfil de cidade atrasada, com prestações de serviços aos seus cidadãos muito aquém do que a contemporaneidade recomenda, salvo algumas exceções, diante da possibilidade de sediar jogos das copas das Confederações (2013) e do Mundo de futebol (2014). Não se pode imputar culpa a este ou aquele gestor. Mas, a um conjunto de fatores históricos que, somados, levaram a essa desordem urbana, sem solução, porque não existem investimentos programados para esse fim.
3. Veja o seguinte: a Codesal, recentemente, divulgou um balanço sobre as chuvas de abril e afirmou que existem 500 assentamentos subnormais de habitação na cidade, com 12.000 pontos críticos passíveis de desabamentos. Então, só a melhoria da renda da população e um esforço gigantesco dos governos (municipal, estadual e federal) poderia minorar esse quadro. Mas, não há ensaios, projetos, nada nessa direção.
4. Vou dar outro exemplo emblemático: Recife é uma cidade menor do que Salvador. O metrô de Recife foi inaugurado em 1988 e é formado por duas linhas: a centro e a sul. Tem 40 km de extensão e está interligado a Camaragibe e Jaboatão, na Grande Recife. O metrô de Salvador, sendo construído desde 1999, está previsto para ter 4.5km e não chegará sequer a uma sub-base rodoviária (Estação Pirajá) que faria transbordo para Cajazeiras. Ou seja, liga o centro ao nada.
5. O governo do Estado está autorizado pela Assembleia Legislativa para tomar um empréstimo de R$541.6 milhões com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana da capital. Existem duas propostas a serem analisadas pelos técnicos, uma da Seplan que prevê um VLT ligando o aeroporto ao Iguatemi com uma perna à Oeste interligada ao futuro metrô; e uma outra que seria assinada pelo SETPS, um corredor exclusivo para ônibus, apresentada pela Prefeitura.
6. Volta-se, então, à contemporaneidade. O sistema de transporte por ônibus em Salvador é caótico, humilhante aos passageiros, um dos piores do país. No mundo todo, salvo raras exceções, as grandes cidades adotaram sistemas metroviários de massa ficando os ônibus, vans, bicicletas, veículos particulares, motos, etc, como complementares. É só pegar um avião é ir a Paris, Londres, Lisboa, NY, Boston e vê como funciona. Como não existe política de mobilidade urbana no Brasil, cada governo faz o que dá na telha.
7. Tema, aliás, que deve nortear os debates dos candidatos a governador da Bahia. Agora, antes disso, a decisão está na mão do governo do estado: se fica com o atraso ou se opta pela contemporaneidade.
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8. A empresa que está tapando buracos na BR-324 para cobrar pedágio ainda este ano cometeu total falta de respeito com os baianos nesta tarde de sábado,7, na saída da capital, quando interditou duas pistas na altura do Calabetão, provocando um gigantesco engarrafamento.
9. Simplesmente colocaram cones na pista e monitores sem experiência, sem policiamento, uma vergonha. As famílias que deixavam Salvador em direção ao interior, em função do dia das mães, ficaram mais de 1h30min para atravessar um trecho de aproximadamente 5 km. A Polícia Rodoviária omissa e os guardas de trânsito da Prefeitura de Salvador, idem-idem.
10. Pernambuco ainda fala na candidatura Marco Maciel para senador. Tá pior do que a Bahia.
11. A SESP queria fazer um barracão enorme à beira mar a pretexto de colocar um centro de artesanato e um memorial a Caramuru no Rio Vermelho. Um monstrengo. Daí que um juiz federal, com toda razão, madou demolir.
12. A Aneel acordou. Diz que vai fiscalizar a Coelba. Nesse ritmo, lembra-me o Rasta do Pelô, Inês é morta.
13. A professora mais votada para ser reitora da UFBA, Dora Rosa Leal, definiu como grande desafio de sua gestão se for nomeada para o cargo, "definir um programa de assistência estudantil e expansão de vagas". Que pobreza.
14. A Escola Itinerante de Informática, o Ônibus Digital, já recebeu 1.396 visitas desde quando foi inaugurada, no dia 26 de fevereiro deste ano. Nesse período, o ônibus percorreu inúmeros bairros da cidade e levou Internet gratuita para moradores, especialmente para quem não possui computador próprio em casa, em uma agenda de atividades ininterrupta.
15. O veículo esteve presente em bairros como Tomba, Cidade Nova, Jardim Cruzeiro, São João e Capuchinhos, bem como no centro da cidade, além do distrito de Humildes.
16. A preferência de estadia nesses locais é dada a escolas e espaços que tenham um grande número de pessoas, para que o benefício possa ser mais abrangente, a exemplo da área em frente ao Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, em dias de jogos, e o Centro Sesc, do Serviço Social do Comércio, durante eventos.
17. De acordo com o presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, a intenção principal com a criação do ônibus é desenvolver o programa "Alfabetização Digital", através de programas fornecidos pela Microsoft, com quem o Governo Municipal fechou uma parceria recentemente.
18. A Escola Itinerante de Informática vai oferecer um curso de noções básicas de computação a população mais carente que ainda não teve a oportunidade de adquirir maiores conhecimentos de informática, e contará com o auxílio de instrutores que vão passar por treinamento.
19. Na quinta-feira (13/05), às 9h, acontece processo licitatório para a revitalização do Teatro Alberto Martins, antigo Magalhães Neto, no auditório da Comissão de Licitação, no Centro Administrativo de Camaçari.
20. A obra, cuja verba é toda do Município, representa um investimento de mais
de R$1 milhão. Alberto Martins foi um importante ator e diretor do Teatro
Amador de Camaçari (TAC), militando muitos anos no cenário artístico e
cultural do Município.
21. O teatro vai passar por reforma e ganhará mais espaço, com a utilização da
área da Casa do Gari, que abrigará um palco anexo na área externa,
restaurante e sanitários.