Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MORTES POR MENINGITE MENINGOCÓCICA AFETAM A IMAGEM DO GOVERNO WAGNER

Quer ser humilhado: passe na loja da Vivo no Shopping Barra
07/05/2010 às 21:21

Foto: BJÁ
Gerente da Vivo no Shopping Barra fala com funcionária para acalmar clientes
  Miudinhas globais:

  1. A oposição ao governador Wagner vem martelando em dois pontos que consideram cruciais para minar o governo: as áreas da segurança e da saúde. Vitais para a sociedade ganham espaços generosos na mídia, até independente de reforços políticos.
  2. Agora, então, com aumento dos índices da violência, esse escabroso caso de Vitória da Conquista, e as homeopáticas, mas freqüentes mortes por meningite meningocócica, o governo necessita de uma ação mais dinâmica.

  3. Durante esta semana, conversei com um oficial graduado da PM, técnico em conflitos, e ele me expôs como é complexo o problema da segurança. Isso porque, em sua opinião, envolve estruturas que estão arraigadas no Estado há anos, cuja destreza no momento de treinar, renovar, capacitar, é mais lenta do que a capacidade do crime organizado que atua em células menores, mas ágil, mais contemporâneo em armas e estratégias.

  3. É claro que a Polícia (PM e Civil) tem núcleos de excelência, mas, sua mobilidade num estado do tamanho da Bahia (território igual ao da França) é lenta.



  4. A Tropa de Choque está sediada em Lauro de Freitas e não em Candeal, Ibirapitanga ou Amargosa, locais onde ocorreram recentes assaltos. A questão, portanto, é estrutural e requer tempo, tecnologia, inteligência e salários.

  5. No caso da RMS ele atribui o aumento da violência à densidade demográfica, a pobreza e a mecanismos judiciais envolvendo a impunidade. E, Salvador, por ser a capital, núcleo mais povoado e rico, sofre mais, ainda que a repressão seja permanente.



  6. Os números são da Agecom com base no Instituto Sangari. A taxa de homicídios em relação a 100.000 habitantes era de 6.8%, em 1999, subindo para 13%, em 2002 (governo César Borges); e saltando para 23.5%, em 2006 (governo Paulo Souto). No último dado da década (1997/2007), chegou a 25.7% e não para de crescer.

  7. O governo diz que está tentando mudar esse quadro com investimentos e aponta números, que vão de 250 novas viaturas a coletes a provas de bala. Como me disse o oficial da PM: vai demorar mais tempo para resolver.



  8. O outro calo é a saúde. Ora, está morrendo quase todo dia uma pessoa de meningite. O secretário Jorge Solla diz que não há o que temer porque não existe um surto (10 casos em 100).
 
  9. Mas, já existe um pavor na sociedade e as urgências dos hospitais estão lotadas de pacientes, os quais, ao primeiro sinal de dor de cabeça e febre são deslocados para essas unidades médias. Estamos no mês de maio: 25 mortos. Nesse ritmo pode-se chegar em setembro, boca da eleição, com mais de 100 mortos se uma ação mais efetiva não for realizada.



  10. Será que isso não é gravíssimo para um candidato à reeleição? O assunto já virou notícia nacional com Alexandre Garcia no jornal da Rede Globo. Então, independente disso, embora a vacina não tenha a efetividade como na paralisia infantil, gripe H1N1 e outros, deveria ser aplicada em áreas críticas - São Caetano, Itapuã, Coutos, Fazenda Coutos, etc - e isso amenizaria o problema.

  11. Camaçari vai vacinar neste sábado, por conta própria todas as crianças de 5 e 6 anos, 11 meses e 29 dias contra meningite meningocócica tipo C.



  12. É isso. Iniciativa. Solla é um secretário trabalhador. Agora, a dor do calo é no pé de Wagner.
                                                                        **

  13. A loja Vivo do Shpopping Barra presta um péssimo atendimento aos clientes. É impressionante. Se você quiser ser humilhado passe por lá. Nesta sexta-feira, 7, antevéspera do Dia das Mães demorava-se 1h30min para que um cliente fosse atendido. Um amadorismo. Estagiários prestando serviço nas bancadas e sistemas lentos e fora do ar.

  14. Em determinado momento, depois de contabilizadas 180 senhas, o rapaz do atendimento avisa que o sistema por pontos havia caído e não tinha hora para retornar. Um tumulto. As pessoas se revoltaram e ameaçaram chamar Bocão e na Mira. O gerente apareceu para acalmar, mas, nada pode fazer. Só valia venda sem contabilizar pontos. Uma embromação e falta de respeito.

  15. Teve um cliente que, diante da demora no atendimento, iria a Feira de Santana e voltava logo. Deve ter ido porque o atendimento passou a ficar pior. Teve outro cliente que, diante da demora, vai sugerior a Câmara de Vereadores, uma lei igual a dos bancos: 15 minutos na fila. E teve outro que sugeriu trocar o nome da Vivo pra Morto.

  16. Foi a maldição de Caramuru que fez a Justiça Federal mandar interditar a obra do seu memorial no Rio Vermelho. Falta de respeito histórico dá nisso.

  17. Essa do comando da Polícia diz que a promotora Genísia, do Caso Conquista, está segura ninguém acredita.

  18. O ouvidor da Prefeitura, Valdenor Cardoso, já contabiliza R$152 mil em multas. Ainda assim, é autoridade municipal.

  19. O Hotel Convento do Carmo é o próximo a fechar as portas.

  20. Como perguntar não ofende, quando será implodida a Fonte Nova?

  21. Neste sábado (8), às 9h, o governador Wagner inaugura mais quatro unidades de saúde, desta vez, na zona rural do município de Várzea Nova. Os povoados de Barracas, Cruz das Almas, Várzea da Praia e Várzea do Meio são os contemplados.

  22. O líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado Heraldo Rocha, afirmou nessa sexta (07) que o líder do governo, Waldenor Cardoso, não honrou o acordo firmado na casa que previa a aprovação do projeto de extinção do Ipraj.

  23. Segundo Rocha, Cardoso garantiu que havia sintonia entre Executivo e Judiciário com relação ao projeto relatado pelo deputado José Neto, mas a reação dos magistrados após a aprovação da proposta mostra que isso não era verdade.

  24. Antonio dos Santos Cordeiro (Dotinha) está se recuperando bem do ferimento causado por um tiro num assalto há cerca de dois meses.  Ele se encontra em tratamento no Hospital Português, apartamento 242, onde pode receber visita.  Provavelmente, sua alta hospitalar deverá ocorrer na próxima quarta-feira, dia 12.
Dotinha é uma das mais belas vozes de Serrinha.

  25.  A Prefeitura de Salvador, através da Procuradoria Geral do Município (PGM),
ingressou nesta sexta-feira, 7, com recurso da decisão da Justiça Federal de embargo da obra do Centro de Artesanato da Praça Caramuru, que faz parte do projeto de
revitalização Mercado Municipal do Rio Vermelho.