Deputada Maria Luiza vai a reunião da base do governo e é destaque com Wagner
Foto: ACM |
 |
José Ronaldo, candidato Senado (DEM), continua com popularidade alta, em Feira |
Miudinhas globais:
1. Uma pergunta que precisa ser esclarecida: por que o eleitorado baiano é o que menos cresce no país? Segundo os dados constantes, no portal do TSE na internet, sobre a evolução do eleitorado brasileiro, o contingente baiano aumentou, numa década (outubro de 2000 a março deste ano), somente pouco mais da metade (12,98 %) da media nacional (21, 32 %).
2. Comparando com o crescimento do eleitorado de outros estados que têm experimentado aumento populacional linear, verificam-se grandes diferenças das seguintes formas: Alagoas (31,62%), Maranhão (33,0), Sergipe (27,6), DF (38,1), Ceará (24,4), Minas Gerais (16,4), São Paulo (23,0), Espírito Santo (22,4), Paraíba (24,1) e Santa Catarina (22,6).
3. Quem mais se aproxima do índice de crescimento da Bahia são Rio Grande do Sul (12, 99), Rio de Janeiro (15,0) e Paraná (14,7), sendo que, nos estados que possuem fronteiras agrícolas, os números são estratosféricos comparados com o nosso: Amapá (60,6), Amazonas (40,2), Roraima (37,7), Pará (39,3) e Acre (37,6).
4. Quando se analisa a relação entre a população e o eleitorado, também se constata que a Bahia fica bastante atrás, com um índice de 63, 6 % dos seus habitantes sendo eleitores, enquanto que o total nacional alcança 69,5 % do povo brasileiro.
5. Por sua vez , comparando com a situação particular dos outros estados, verifica-se que se posiciona apenas a frente de Roraima (60,8) e Pará (63,3), experimentando uma discrepância grande, principalmente com os do sul-sudeste, a exemplo do Rio Grande do Sul (73,6), São Paulo (72,1), Minas Gerais (71,2), Rio de Janeiro (71,3), Espírito Santo (71,4), Santa Catarina (72,6) e assim continua.
6. Mas, também os estados do Nordeste e Centro Oeste possuem índices parecidos com as regiões mais urbanizadas, como Rio Grande do Norte (70,0), Paraíba (70,7), Piauí (70,3) Tocantins (71,0), Mato Grosso do Sul (70,2) e outros mais.
7. Uma certeza pode se tirar a partir destes dados: a eleição para deputado federal fica mais fácil na Bahia do que em estados de menor população, porque o quociente eleitoral tende a subir a cada pleito, já tendo ocorrido inversão de situações no quociente eleitoral absoluto (divisão do eleitorado total pelo números de vagas a preencher).
8. Como pode-se exemplificar : na Bahia, esse dado é de cerca de 238 mil enquanto que no Rio Grande do Norte atinge 274 mil, Espírito Santo ( 249 mil), Pernambuco( 246 mil), Santa Catarina (277 mil), Ceara (261 mil), Pará (273 mil).
**
9. O Rasta do Pelô está boquiaberto: dezenas de postes da orla (Boca do Rio acima) na beira da praia, ostentam imensos cartazes pregados a arame, chamando para um evento parada 'Disney' com carinha de Mickey e tudo mais, em cores. Além de ser proibido pela Prefeitura essa agressão ao meio ambiente, o momento não é de Disney e Pateta e sim de solidariedade aos desabrigados das chuvas.
10. Há quem diga que a porteira de prefeitos do DEM foi aberta para Wagner. É, se prefeito ganhasse eleição, Souto era o govrnador.
11. Os deputados coveiros de Wagner, assim estão sendo chamados os adeptos de Waldir em alguns círculos da ALBA, insistem na candidatura do ex-governador ao Senado.
12. O PP pode fechar com Antonio Anastasia, PSDB, candidato a governador em Minas Gerais e protegido de Aécio Neves. Se isso acontecer, a aliança com Serra vai ficar mais fácil. Vai ser um complicador enorme na Bahia.
13. O senador César Borges disse hoje (27) que a segurança pública na Bahia vive uma "situação caótica" e pediu providências do poder público para devolver a cidadania aos baianos. "As informações trazidas pelos jornais são alarmantes e não me deixam mentir", afirmou.
14. O senador leu notícias relatando assassinato de policial, tiros contra um jornalista, roubo de carro blindado do governador e assalto a dois restaurantes do bairro do Rio Vermelho. Segundo ele, no Blog de Noblat "já se fala no programa 'bala para todos', uma crítica ao fracasso da política de segurança pública na Bahia".
15. Cada qual tem seu número para a marcha do MST: 5.000 militantes, 4.915 militantes; mais de 2.000 militantes; centenas deles. Cada jornal e web diz uma coisa. Um chute atrás do outro.
16. RR Santos vai voltar a Band. Que horror! Prefiro a Rita Batista.
17. Ninguém se surpreende mais com os supersalários no TJ. Da mesma forma, ningúem fica surpreso que a direção do Poder Judiciário vai apurar.
18. A Coelba é a campeã de reclamações dos consumidores. A Aneel nada faz. A Coelba também. E o consumidor leva ferro.
19. Essa de Dori Caimmy foi boa: - A Bahia está cantando com a bunda, as coxas e os seios. Nem precisa dizer quem são das bundudas e coxudas. E cabeçudas.
20. Água para Todos. Em Paripe, dois meses sem o precioso líquido. Pô! Essa me lembrei do saudoso Cruz Rios.
21. O Lobisomem de Serrinha vai tomar uns choppingos no Habeas Copus sexta à noite, 30. E dar uns autógrafos a quem aparecer por lá.
22. Ciro Gomes disse que o PMDB é um "ajuntamento de assaltantes". Santo pai!
23. Fernando Torres está rindo à toa com a candidatura de José Ronaldo ao Senado. Melhora bastante suas chances de ser deputado federal.
24. Senador César Borges quer plano de saúde para as empregadas domésticas. Joga pra platéia, mas, pode gerar desempregos na categoria. Tem plano de saúde mais caro que salário mínimo.
25. Teve velhinho que quase desmaia na fila do 5º Centro pra tomar a vacina H1N1. Que é isso João!
26. Falar no prefeito, a primeira dama Maria Luiza foi a primeira a chegar no encontro da bancada governista, ontem, com o governador Wagner. Na conversa reservada com o governador conseguiu 15 minutos. Foi o maior tempo entre os deputados.
27. Prefeitura de Salvador quer instituir a inspeção municipal nos abatedouros de aves e pequenos animais. Lá vem pancada na cabeça dos pobres.