Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PESQUISA DATAFOLHA DÁ NOVO ÂNIMO A CANDIDATURA PAULO SOUTO

Briga entre Embasa e Prefeitura sobre Canal do Imbuí. E o povo leva fumo.
17/04/2010 às 21:21
Foto: BJÁ
Obras do Canal do Imbui sofrem com as chuvas, mas estão bem adiantadas
  Miudinhas globais:

  1. A pesquisa DataFolha publicada neste sábado pela Folha de São Paulo com desdobramento de dados no domingo, 18, revela que não houve alterações nas intenções de votos aos dois candidatos preferenciais à presidência da República, José Serra (PSDB), com 38%; e Dilma Rousseff (PT), com 28%. Ainda que esteja na margem de erro mostra uma ascensão de Serra em 2% e Dilma 1% considerando a pesquisa anterior, 25/26 março 5 dias após lançamento da candidata do PT.

  2. Agora, o DataFolha justifica que fez uma nova rodada de avaliação considerando 5 dias após o lançamento da candidatura do "tucano" Serra e ouviu 2.600 eleitors em 144 municípios. De novo mesmo foi a ultrapassagem (ainda que na margem de erro) de Marina Silva, a candidata do PV, com 10% das intenções de votos; contra 9% do socialista Ciro Gomes, PSB, que ficou com 9%.

  3. Ao que tudo indica uma pá de cal nos planos de Ciro que vê minguados seus potenciais de votos, sem apoio sequer da direção nacional do seu partido. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB nacional apoia Dilma Rousseff em seu estado. E na Bahia, é só lembrar, a deputada Lídice da Mata não quer nem ouvir falar na candidatura Ciro e está alinhada com o governador Wagner, embora este nunca tenha dito que ela está garantida em sua chapa.

  4. Um outro dado interessante da pesquisa aponta que o presidente Lula continua o mais popular que o Brasil já teve e crava 73% de ótimo/bom, caindo 3 pontos em relação ao levantamento de março, mas, ainda assim, um excelente resultado. Lula é, pois, a tábua de salvação da candidata petista. E só. Se deixar ela trafegar sozinha como aconteceu recentemente em Minas, sua candidatura vai para o beleléu.

  5. Os números do DataFolha apontam, também, que há, hoje, uma polarização entre as candidaturas Serra x Dilma, o "tucano" se mostrando bastante competitivo e a ex-ministra se situa num patamar histórico do PT, sem derrapagens. O que pode causar surpresa é uma eventual decolagem da candidatura Marina Silva atrapalhando de vez a candidata do presidente. Mas, isso é improvável. Não impossível.

  6. Quando Ciro sai da disputa Serra passa para 42% e Dilma para 30%. Marina acompanha com 12%. É um dado expressivo para a candidata dos verdes. Há, no âmbito do PT quem defenda a candidatura de Ciro até o final, mesmo nos frangalhos de de 5% a 6% só para atazanar a vida de Serra e não permitir que ele vença a eleição no primeiro turno. Mas, isso nunca se sabe assim de antemão.

  7. Quando esse cenário vem para a Bahia vê-se quanto é importante para Paulo Souto a candidatura Serra forte e com perspectivas de vitória. Isso dá um fôlego enorme ao democrata, o qual, sem fazer novas alianças com partidos (fala-se que o PP pode aderir a Serra e consequentemente a Souto na Bahia ou pelo menos uma parte dele) já disse que fará uma campanha com esse viés nacional.

  8. Quando aos outros dois candidatos (Wagner e Geddel) a situação é menos confortável porque têm que dividir o palanque Dilma, embora estima-se que estarão
mais interessados em falar do Lula do que de Dilma. Geddel, por exemplo, já está com comerciais na TV do PMDB ancorados em Lula.

  9. Alegra também o candidato do PV, Luiz Bassuma, a condição de Marina Silva. Ninguém acredita que Bassuma venha ter 10% ou mais nas próximas eleições para governador da Bahia, mas, pode sair do 1% a 2% para uma margem de 3% a 5% e isso tem um peso enorme em caso de um segundo turno. Além do que, garantirá a eleição de deputados.

  10. Esse é o cenário. Aguarda-se com ansiedade, agora, uma pesquisa para governador do Estado.
                                                    **

  11. A Prefeitura diz que o alagamento nas áreas próximas a obra do Canal do Imbuí, os prédios da classe média (a exceção do Bate Facho que sofre permanentemente todos os anos) foi culpa da Embasa que não retirou uma adutora que passa no caminho. A direção da Embasa diz que nunca foi consultada pela Prefeitura e se culpa existe é da obra mal feita, mal planejada.

  12. O curioso dessa história é que a OAS está calada, muda, não diz nada sobre o episódio, nem se vai arcar com os prejuizos que tiveram os moradores do bairro com carros e móveis destruídos. O Bate Facho não conta que é área de pobre e pobre tem mesmo é que levar fumo, pelo menos é o que se supõe.

  13. Por causa dos problemas causados pelas chuvas em Salvador, foi adiada a
audiência pública que aconteceria nesta sexta-feira (16), às 9h, no Centro
de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, para discutir sobre a Rede
Integrada de Transporte de Salvador (RIT).

  14. A nova data para realização da audiência pública ainda não foi definida,
segundo o vereador Jorge Jambeiro, presidente da Comissão de Transporte,
Trânsito e Serviços Municipais da Câmara de Vereadores, que promove o
evento.

  15. O objetivo é debater o projeto da prefeitura municipal que vem sendo
visto como principal saída para a mobilidade urbana e o sistema de
transporte da cidade.

  16. Lauro de Freitas está aos cacos. Buracos em todas as pistas dos loteamentos e ruas da cidade, lixo, sujeira por onde as águas invadiram residências e casas comerciais. Um prejuizo enorme para a Prefeitura e para os cidadãos.

  17. Projeto de lei aprovado na sessão de 5 de abril, de autoria da vereadora
Marta Rodrigues (PT), determina que a população soteropolitana seja
informada, com antecedência, sobre os dias e horários em que os serviços
públicos municipais não essenciais serão interrompidos ou funcionarão com
carga horária reduzida, em razão de feriados.

  18. A nova lei estabelece o prazo de três dias, a contar da data a ser ponto
facultativo, para divulgação do não-funcionamento dos serviços. A Lei nº
9.093/95 regulamenta os feriados federais, estaduais e municipais, mas a
instituição do ponto facultativo é atribuição do chefe do Executivo
Municipal.

  19. Na Estrada do Coco neste sábado tinha uma bandinha tocando em frente do Lojão da Ricardo Eletro tentando atrair clientes após o dilúvio em Lauro. Pouca gente apareceu.

  20. Esse do PP defender a candidatura de Walter Pinheiro ao Senado tem coelho na toca.

  21. A Assembleia Legislativa deve aprovar nesta segunda-feira, 19, ou no mais tardar na terça, 20, o nome de Plínio Carneiro Filho (Plininho) como novo conselheiro do TCM. Depois, a briga será na Justiça.

  22. O filho do ex-prefeito de Serrinha, Zévaldo Lima, Adriano, atual vice-prefeito do munícípio desistiu de ser candidato a deputado estadual alegando que o prefeito Osni Cardoso (PT) não cumpriu acordo com ele. Adriano é primo de Plininho.

  23. O cacique desordeiro Babau será transferido da Bahia para uma prisão federal em Mossoró.

  24. O improviso da Setin em Pernambués resultou numa "guerra" urbana. As situações vão ocorrendo em Salvador na base de golfadas.

  25. Até agora só o presidente da Câmara, vereador Alan Sanches, e o líder suburbano Palhinha, se mostraram preocupados com as chuvas que cairam na capital. Os outros vereadores ainda não se manifestaram.

  26. O coordenador executivo da Defesa Civil da Bahia, Antonio Rodrigues dos Santos, afirmou que o número de mortos por causa das chuvas já chega a sete no estado. O número de desabrigados, que passava de 3 mil, pode ter dimunuído, segundo ele, porque o tempo melhorou neste sábado.

  27. Em Salvador aconteceram 3 mortes.