Afinal de contas o governador está empolgado ou triste? Esta é a questão!
Foto: BJÁ |
 |
Rio Sapato que corta Vilas, Lauro, completamente assoreado. Choveu, inundou. |
Miudinhas globais:
1. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), é uma personalidade política bastante admirada na Bahia. Ex-deputada, aguerrida e sem papas na língua tem atitudes meridianas. Age de forma clara e transparente em relação à sua posição política, sem transigir, está à frente da administração deste município desde 2005 e tem feito um trabalho louvável a ponto de ter amealhado prêmios de eficiência por sua gestão.
2. É uma das pessoas mais queridas da imprensa baiana e, salvo exceções aqui e acolá, trafega nesse meio com bastante desenvoltura.
3. Credite-se, também, à sua gestão à frente da Prefeitura de Lauro o fato de que não existem, pelo menos não tenho conhecimento, quaisquer mazelas do tipo falcatruas, corrupção ou coisas que valham envolvendo a máquina pública. Moema é bastante rigorosa nesses itens, movimentos que combateu durante sua temporada como deputada na Assembleia Legislativa, e tem pautado sua conduta com seriedade e amor à causa pública.
4. Diria até que é uma política apaixonada e expressa seus sentimentos de forma tão intensa, com uma garra incomum aos políticos de uma forma geral, que se assemelha ao modelo La Pasionaria (Isabela Dolores Ibárruri Gómez), a líder comunista basca falecida em 1989, célebre por sua militância, seu amor à causa, seus artigos e a frase mundialmente conhecida "No pasarán!".
5. De repente vem 300 milímetros de chuvas no Litoral Norte e o município administrado por Moema fica ilhado. Residências são inundadas, bairros e loteamentos são completamente atingidos pelas enchentes, prejuízos incalculáveis, tudo acontecendo devido a um fenômeno da natureza previsível, repetitivo e que acontece a cada ano.
6. As chuvas de abril na RMS são históricas e quem falar, hoje, que foi surpreendido por tal fenômeno; ou desconhece a história ou está embromando a população.
7. Certo de que as chuvas foram intensas, dito por um dos seus secretários municipais como idênticas às que aconteceram na década de 1970, mas, isso posto, revela o quanto a administração pública municipal de Lauro tem que trabalhar, ampliar o foco de sua gestão, sair do feijão com arroz da cesta básica e do asfaltamento de ruas, e observar o município de forma mais abrangente.
8. Caso contrário, é aí que o mito Moema pode ser levado pela enxurrada, e adeus novas conquistas políticas.
9. Lauro é o vizinho gêmeo mais próximo de Salvador, (disputam até hoje terras limítrofes um do outro) rico para os padrões do Estado e tem uma prefeita do PT que difunde sua amizade com o presidente da República e o governador do Estado.
10. Além do que, está na prefeita há 6 anos e não deveria se surpreender com chuvas e protestos. Pelo contrário, obras estruturantes que não existem, já deveriam estar em cursos faz tempo. Veja que se fala em 4 passarelas na área urbana da Estrada do Coco há 3 anos.
11. Então, minha cara e nobre prefeita, amplie seu horizonte porque mitos só são eternos na oposição. Na situação, na gestão, a população sempre exige o melhor.
**
12. A Executiva Estadual do PPS realiza reunião do Diretório Ampliada neste sábado, 17, no auditório da Faculdade de Arquitetura, situada na Rua Caetano Moura, 123 - Federação, Salvador. Em Pauta: O PPS e as eleições 2010 - Deliberação sobre o apoio a Chapa Majoritária para o Governo da Bahia.
13. As informações de bastidores é de que o PPS vai se alinhar com Geddel.
14. A aprovação do nome de Plínio Carneiro Filho para conselheiro do TCM é dado como favas contadas na ALBA, por acordo de lideranças.
15. A deputada Maria Luiza fica como deputada estadual até o final do seu mandato. Depois, em 2011, é que deve assumir funções na Prefeitura.
16. Inscrições abertas para MBA da Unopar à distância. www.unoparvrtuval.com.br/mdb.
17. Vem aí R$150 milhões do governo federal para recuperar estragos das chuvas na Bahia. Agora, ninguém sabe quando.
18. Fiasco esse Congresso da ONU na Bahia: depois do reggae, caganeira.
19. O Rasta do Pelô diz que deveriam ter gasto esse dinherama no Congresso da ONU em algo mais produtivo.
20. A Câmara de Vereadores de Salvador forma uma comissão nesta segunda-feira, 19, para acompanhamento do que está sendo feito para amenizar os problemas causados pelas chuvas. Antes tarde do que nunca.
21. "O objetivo é acompanhar os trabalhos da Prefeitura Municipal nas áreas de riscos da cidade; saber como estão as pessoas que perderam suas casas e seus pertences e o que o Poder Legislativo pode fazer para ajudá-las.
22. Também estaremos buscando soluções para evitar que os problemas se repitam quando vierem outras chuvas", explica o vereador Alan Sanches (PMDB), presidente da Câmara. Aí é que a porca torce o rabo. A cada ano a situação só piora.
23. O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, diz que Wagner está empolgado com a pré-campanha; o governador disse em nota que está "triste" com a adesão de César a Geddel.
24. Ciro quer que o PSB defina logo se ele será candidato a presidente da República. Lídice também porque até agora o governador não disse sim ao seu nome.
25. Atenção senhores assessores de deputados: o BJá não dá matérias de boletins eletrônicos de parlamentares. Nem mandem.
26. A Coca Cola tremeu com o lançamento da Coca Cola boliviana.
27. Frei Dilson, ex-prefeito de Itamaraju, não é moleza: gastou R$160 mil de xerox.
28. Ao considerar que o Ministério da Cultura lançou em 2005, no Ano
Ibero-Americano da Leitura, o Plano Nacional do Livro e da Leitura, a
vereadora Olívia Santana (PC do B) indicou ao presidente Luiz Inácio Lula da
Silva a criação da Livraria Popular no Estado da Bahia.
29. A iniciativa, segundo a vereadora Olívia, vai de encontro aos entendimentos
dos sociólogos e dos educadores que atestam o real valor da escrita e da
leitura no pleno exercício da cidadania.
30. A idéia é boa, mas, não sairá do papel. Aqui na Bahia, só lembrando, existia no Pelourinho a Livraria do Autor Baiano que o atual governo mandou fechar.
31. Foi realizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador,
a Convenção Nacional de Juízes Eclesiásticos Teólogos e
Capelães do Brasil. No evento, foram formados teólogos e nomeados juízes e
paz eclesiásticos, capelães evangélicos e defensores dos direitos humanos.
32. O encontro que formou teólogos e nomeou 16 ministros evangélicos lotou o
Centro de Cultura. O vereador Heber Santana (PSC) foi o representante da
Casa Legislativa de Salvador na convenção.
33. A Prefeitura diz que a culpa da enchente na área do Canal do Imbuí é da Embasa. A Embasa devolve a bola e diz que é da Prefeitura. Nesse jogo de empurra quem leva fumo? O pobre, claro.