Nilo Coelho deixa governo municipal de Guanambi para integrar a chapa Souto
AGECOM |
|
Governador e prefeito cantam parabéns para 461 anos de Salvador |
Miudinhas globais:
1. Duas novidades importantes na campanha ao governo da Bahia estão em curso. A primeira delas diz respeito à nova regra eleitoral instituída no final do ano passado pelo Congresso Nacional, que amplia a exposição dos candidatos à Presidência nos programas estaduais dos partidos que integram a coligação nacional, permitindo inclusive a invasão até em horário de deputado; e a segunda será o uso eleitoral das redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook.
2. As mudanças serão substanciais e os candidatos devem ficar atentos porque mexem nas regras dos veículos de massa. Exemplo: as páginas de internet que antes só reproduziam notícias como aconteceu em 2006 são consideradas pré-históricas. O trabalho será interativo e altamente profissional. O PT nacional já convidou Marcelo Branco ex-diretor e um dos idealizadores do Campus Party, maior evento tecnológico do país, para pilotar seu projeto de TI com uso de 1.200.000 filiados participando da rede.
3. No caso da Bahia, embora seja diferente do Rio de Janeiro onde Lula e Dilma poderão participar do programa eleitoral de Sérgio Cabral (PMDB) e Anthony Garotinho (PR), e Marina Silva e José Serra poderão aparecer no programa de Fernando Gabeira (PV/PSDB) a questão é saber qual o espaço de inserções que o presidente Lula utilizará nos programas de Wagner (PT) e Geddel (PMDB), o mesmo acontecendo com Serra no programa de Souto.
4. Na cabeça do eleitor, isso gera uma confusão enorme se os espaços não forem bem administrados nos dois planos, nacional e local. Até porque, o PMDB estadual poderá usar a imagem de Lula (militante de partido político) independente de um apelo do PT nacional para reforçar a aliança com Dilma. Pode até usar Lula sozinho, sem apelo algum a Dilma, e sim exaltando atributos do candidato regional.
5. Veja o que diz o parágrafo 6º do artigo 45 da Lei Eleitoral: "É permitido ao partido político utilizar na propaganda eleitoral de seus candidatos em âmbito regional, inclusive no horário eleitoral gratuito, a imagem e a voz de candidatos ou militante de partido político que integre a sua coligação em âmbito nacional".
6. Ou seja, Lula/Dilma pode aparecer no programa de Wagner ou Geddel exaltando esse ou aquele mérito do candidato regional e defendendo seus pontos-de-vista para governar o país.
7. É só lembrar da campanha de Salvador, em 2008, entre Walter Pinheiro (PT) e João Henrique (PMDB) quando aparecia à imagem de Lula no programa de João, uma sombra, um vulto negro. O PT entrou na Justiça pedindo a proibição do uso da imagem de Lula por João e ganhou. O PMDB então usou o artifício do vulto (claro, com a aparência de Lula) e uma expressão que dizia o seguinte: "Tentam esconder uma parceria que dá certo".
8. Agora, com a nova lei, o PT não pode mais recorrer a Justiça e o PMDB pode usar elogios de Lula a Geddel à vontade.
9. São sutilezas da lei de uma eleição para outra que fazem uma enorme diferença. Pelas informações que tenho, o PMDB vai agregar Lula a Geddel sem descuidar da outra ponta: as propostas de mudanças para a Bahia.
10. Enxergo, se formatada a aliança PT/PR/PP com os "carlistas", o PMDB trafegando sozinho no anti-carlismo amparado na nova lei e com o apoio de Lula. É uma bandeira e tanto.
**
11. A coligação PSDB/DEM vai promover um grande evento em Guanambi nesta quarta-feira, 31, com a desincompatibilização do prefeito Nilo Coelo, o qual, vai participar da chapa majoritária de Paulo Souto.
12. A participação do conselheiro Otto Alencar na chapa do governador Jaques Wagner está tão confusa, com tantos informes desencontrados, que o melhor é aguardar o dia 31 próximo. Cada momento se diz uma coisa. Uma das últimas é de que o presidente da ALBA, Marcelo Nilo, PDT, teve um encontro com Otto para falar da dificuldade que seria a aprovação do nome Plininho no plenário da Assembleia, como conselheiro do TCM.
13. A Globo deu uma over dose nesse caso de Isabela Nardoni e o julgamento em São Paulo.
14. O filme "Lula, o Filho do Brasil" foi um fiasco de público. Já caiu no esquecimento. Não tem jeito: o povo não gosta de nada chapa fria.
15. Comercial furreco do Salvador Shopping sobre o aniversário de Salvador. Aliás, no geral, não teve um deles de amor à cidade, uma coisa bonita. Nada.
16. O Maranhão dos Sarney é uma lástima: 17 crianças mortas por falta de UTI em Imperatriz, uma das maiores cidades do estado.
17. Recebe o título de Cidadão de Salvador nesta terça-feira, 30, o empresário Antonio Andrade Júnior, mais conhecido como Toninho ou Sergipe. A indicação é do vereador Paulo Câmara (PSDB).
18. Diz-se que Toninho é tão seguro, tão prevenido, que certa ocasião foi ao Rio com as irmãs e cunhados não almoçava dizendo que preferia um lanche para economizar e comprar roupas. Depois contou a irmã que ficava olhando todo mundo comendo, imaginando a carne voando em sua direção.
19. Sindsefaz publicou matéria paga na imprensa justificando porque o sindicato quer 1 dia de trabalho do grupo fisco na sua conta bancária, a título de obrigação sindical. Segundo o Sinsefaz é a lei.
20. Pegou muito mal o descaso, até deboche do presidente Lula em relação a multa que o TSE lhe aplicou pedindo ao povo que pague a conta. Ora, o chefe da Nação é a autoridade mais importante do país e deve dar o exemplo respeitando as instituições democráticas dos outros poderes.
21. A pesquisa DataFolha que aponta Serra à frente de Dilma com 7 pontos praticamente coloca Michel Temer na sua chapa como vice.
22. Os "primos pobres" (os jornais) tiraram o pé da lama fazendo edições especiais sobre os 461 anos de Salvador.
23. Como perguntar não ofende como anda a proposta do deputado Paulo Rangel, líder do PT na Assembleia Legislativa para acabar o TCM, Tribunal de Contas dos Municípios?
24. O procurador de Justiça da Assembleia, Graciliano Bomfim, esteve em Brasília nesta segunda-feira, 29, mantendo encontro com secretário Geral da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartacho, ainda tratando sobre o Imposto de Renda "devido" por deputados e ex-deputados da Casa. Segundo Bomfim está praticamente tudo acertado e os parlamentares vão se livrar dessa.
25. O deputado Álvaro Gomes, PCdoB, está em Moscou. Como seguro morreu de velho é melhor andar de táxi. Metrô por lá tá um perigo
26. O ex-governador de Brasília, do caso Arrudagate, ficou mudo no "depoimento" a Polícia Federal.
27. O prefeito João Henrique entregou hoje à noite (29) ao governador Jaques Wagner o alvará que possibilita a demolição do estádio da Fonte Nova. Agora é só detonar.
28. O governo Lula lançou o PAC 2 sem acabar o PAC 1. Política é um negócio sério. Isso mostra, também, que todo governo é igual.
29. O senador César Borges (PR-BA) disse hoje (29) que Salvador precisa de um novo choque urbanístico, ao parabenizar a capital baiana pelos seus 461 anos de fundação. Para o senador, a cidade cresceu muito e precisa de um novo vetor de desenvolvimento.
30. "A última reforma urbana ocorreu há mais de 40 anos, quando Antonio Carlos Magalhães foi prefeito da cidade e implantou o projeto de Mário Leal Ferreira, com base nas avenidas de vale", afirmou.
31. César Borges lembrou que Salvador foi uma espécie de Brasília do século XVI, planejada em Lisboa para Tomé de Souza implantar.
32. Nesta terça-feira, 30, o vice-prefeito Edvaldo Brito coordena a primeira reunião do ano já visando a organização da folia de 2011 que acontecerá em março. Participarão representantes das secretarias e órgãos municipais, e de órgãos estaduais e federais, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Juizado da Infância e Adolescência, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Ministério Público Federal do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
33. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e dezenas de chefes de Estado e de ministros da Justiça de países-membros participam, em Salvador, de 11 a 19 de abril, no Centro de Convenções, da 12ª edição do Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Penal.
34. Organizado pelo Ministério da Justiça, é a primeira vez que um evento deste porte é realizado no Brasil, que é o terceiro país da América Latina a abrigá-lo.