Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO E PREFEITURA PRIVILEGIAM MIDIA TV E PRIMOS POBRES CHUPAM DEDOS

O que muda na Bahia (ou não muda) com a pesquisa DataFolha
28/03/2010 às 21:22
Foto: BJÁ
Homenagem BJÁ aos 461 de Salvador: Prédio da Câmara e estátua de Tomé de Souza
  Miudinhas globais:

   1. A pesquisa DataFolha publicada no último final de semana com avaliação recorde do desempenho governo do presidente Lula da Silva (76% de ótimo/bom), questionários em campo dias 25/26 de março 2010, com intenções de votos na estimulada para José Serra, candidato à presidência pelo PSDB (36%), Dilma Rpusseff, candidata PT (27%), Ciro Gomes, do PSB (11%) e Marina Silva, do PV (8%) deu um freio de arrumação no "já ganhou petista".

   2. Revela, ainda, que embora o governo esteja diante de condições excepcionais, existe um candidato osso duro de roer, bem preparado e solidamente estabelecido na cabeça do eleitor.

           
   3. Serra, a rigor, retorna ao patamar que já havia conquistado no início do ano (atingiu 37%) enquanto Dilma estacionou (já marcou 28%), enquanto Ciro e Marina se mantém estáveis com um bolo decisório (somados) na marca dos 19%.

   4. O curioso entre os números postos pelo DataFolha é que, Dilma tem 33% das intenções de votos entre os eleitores que dão 76% da aprovação a Lula; Serra tem 32% desse mesmo quinhão; Ciro Gomes, 11%; e Marina, 7%. Em relação a aprovação regular de Lula (20%), Serra fica com 51% e Dilma apenas 9%.

           
   5. Em campanhas presidenciais percentuais dessa natureza representam milhões de votos e a principal missão do PT e dos aliados de Dilma, nessa fase da pré-campanha, é melhorar a imagem da candidata à semelhança de Lula fazendo com que a transferência de votos se processe a seu favor.

   6. De acordo com o DataFolha, em números gerais, 40% do eleitorado votaria num candidato apoiado por Lula; 27% talvez; e 23% não votariam. Veja que, se somarmos os 27% (talvez) + 20% (não) são 50% e esses estão praticamente na sacola de Serra em sua maioria.

           
   7. Favorável a Dilma nesse processo é o fato de que 58% do eleitorado sabem que ela é a candidata de Lula e esse percentual, na medida da campanha, tenderá a ser maior. Mas, nada garante, um alinhamento do eleitor de Lula com Dilma, digamos assim, 100% porque cabeça de eleitor não é brincadeira. 
 
   8. Daí vê-se a dificuldade que será para o governador Wagner ficar com a fatia maior desse eleitor de Lula, uma vez que, na Bahia, existem dois candidatos lulistas (Wagner e Geddel).

           
   9. No Nordeste, a avaliação de desempenho do governo Lula atinge 87%. Um número astronômico. Os que consideram o governo Lula ruim/péssimo são apenas 2%; regular 11%. Em tese, seria ótimo para Wagner se não estivesse disputando esse mesmo espaço com Geddel, embora, Wagner, até porque desfralda e usa a bandeira do PT tem mais empatia com o presidente.

   10. A questão é que o eleitorado, a massa popular, não vê essa distinção, e vota de acordo com interesses localizados seguindo condutores partidários regionais, os cabos-eleitorais.

           
   11. Na outra ponta está Paulo Souto. Também, em tese, por desfrutar de um palanque presidencial sozinho, o de José Serra, bastante competitivo, leva vantagem no processo eleitoral baiano porque não tem que dividir esse espaço com outro nome. Acontece que é no Nordeste onde Serra está mais fraco compensando essa perda nacional com o Sul/Sudeste, onde abre 28% na frente de Dilma para equilibrar o buraco negro NE/NO.

   12. Serra, portanto, mais do que nunca precisará da Bahia, que é o 5º colégio eleitoral, e onde o PSDB tem um bom candidato. Ou seja, Souto tem que empurrar Serra e este sustentar Souto.

           
   13. Wagner, portanto, está certíssimo quando deseja oxigenar sua chapa com nomes de outras legendas. Lula ajuda muito. Mas, na cabeça do eleitor Lula é Lula. Os demais são os demais.

                                                **
   14. O Ministério da Integração Nacional entregou neste domingo 415 moradias do Conjunto Habitacional Jardim Campo Verde, na Estrada CIA/Aeroporto, de famílias que foram desabrigadas pelas chuvas de maio de 2009.

   15. De acordo com o ministro Geddel Vieira Lima que esteve no evento acompanhado do prefeito João Henrique, a entrega das casas é o resultado do compromisso com a comunidade. "É o resgate da esperança de quem sofreu pelos danos causados pela chuva em 2009".

   16. A multa aplicada pelo TSE ao presidente Lula mostra que o PT e o chefe da Nação não estão acima da lei. Às vezes, Lula se comporta como se fosse Luiz XV.

   17. O PV quer boicotar a candidatura de César Maia (DEM) ao Senado, no Rio. O DEM diz que, se isso acontecer, boicota a candidatura ao governo de Gabeira, na aliança PV/PSDB. Não é um saco de gatos essa política brasileira?

  18. Gilberto Gil está passando uma temporada com a família em NY. E, diz-se, aproveita o tempo livre para compor forrós.

  19. Rita Cadilac a mais famosa pin-up do país dá a receita sobre sexo. Quer dizer, a falta do dito: - Um banho gelado resolve.

  20. Essa o Rasta do Pelô gostou. O problema é onde encontrar água onde mora.

  21. Os "primos pobres" da midia baiana - rádios (algumas, tem outras que não podem reclamar mesmo com baixa audiência) revistas, jornais, sites e blogs - estão chateados com a enxurrada de midia televisiva do governo do Estado e da Prefeitura do Salvador na TV. Ao que tudo indica "primos pobres" são "ótimos" para publicarem releases e notas dos governos, mas só isso. 

  22. Veja como essa exploração do petróleo do pré-sal é uma coisa astronômica: serão necessárias 171 plataformas para águas profundas conta que bate US$140 bilhões de dólares de encomendas.

  23. A assessoria de Paulo Souto está numa agilidade impressionante. Até 22 horas de domingo não tinha enviado uma linha sobre a repercussão da pesquisa DataFolha que coloca Serra na frente de Dilma com 7 pontos.

  24. O acordo nuclear com a Rússia e a o Plano de Saúde para os norte-americanos deram um fôlego enorme a Obama. Parece que agora vai!

  25. Não há preconceito anticlerical ou campanhas contra a igreja católica como apregoam alguns bispos diante das denúncias de pedofilia e a omissão do papa Bento XVI. O que existem são denúncias formais, bem documentadas, e que a Igreja, como instituição precisa responder.

  26. Lula subiu 12% em camadas da população que ganham acima de R$5.100,00 mensais. É, agora, o presidente dos pobres e da classe média. Outro dado: Lula subiu, no geral, 26% em 3 anos no item ótimo/bom.

  27. As redes sociais twitter, orkut e facebook são os novos palcos da disputa política a presidência da República no Brasil. Dilma e Serra estão montando superestruturas nesse segmento. Isso vale também para governador.

  28. O Brasil volta a ser a oitava economia do mundo com PIB de 1.637.92 em bilhões de dólares. Pela ordem a lista é a seguinte: EUA, Japão, China, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Brasil. Depois: Espanha, Canadá, Índia e Rússia.

  29. A Editora FGV já tem site: http://www.editorajgv.com.br/ 

  30. Ciro Gomes diz que vai ser o presidente do Brasil. É o chamado pensamento desejoso.