A batalha da propaganda na TV entre Geddel x Wagner já começou
Foto: BJÁ |
 |
Homenagem BJÁ 461 anos Salvador: Elevador Lacerda + conhecido símbolo da cidade |
Miudinhas globais:
1. Quem está assistindo programas de TV na Bahia percebe que a pré-campanha eleitoral entre os candidatos a governador Jaques Wagner (PT) e Geddel Vieira Lima (PMDB) já começou. Por parte do governo, uma enxurrada de comerciais sobre obras e serviços que estão sendo realizadas no estado, algumas ainda em fase inicial. E, com a marca da Prefeitura, levada de anúncios sobre obras em execução na cidade, algumas com ferragens ainda sendo produzidas, com assinatura Prefeitura de Salvador, parceria com o governo federal através do Ministério da Integração Nacional.
2. Ora, não precisa dizer que o ministro da Integração Nacional é Geddel; nem que o governador da Bahia é Jaques Wagner. Isso está implícito. Até 6 de julho, data base em que a lei eleitoral permite esses comerciais, salvo melhor juízo, a batida será essa. E supõe-se, até com mais intensidade.
3. Por enquanto, o terceiro candidato do processo, o ex-governador Paulo Souto fica de fora. Mas, não pode reclamar porque usava desse mesmo expediente quando foi governador (2003/2006).
4. Existe, ainda, uma diferença substancial até 6 de julho, data em que é permitida a propaganda eleitoral geral e na internet. O governo do Estado estará proibido de promover inserções comerciais na TV e nos demais veículos, os "primos pobres", mas, a Prefeitura poderá fazê-lo, porque a eleição é majoritária estadual e não municipal. Evidente que, comerciais sem a assinatura do governo federal e do Ministério da Integração Nacional.
5. A essa altura do processo, entre 7 de julho e 17 de agosto, quando se inicia a propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio para todos os candidatos, a Prefeitura pode manter seus comerciais no ar (e até mesmo estendendo-se a 30 de setembro) falando de suas realizações. Implicitamente, não precisa citar nomes. Ao badalar uma obra como a do Canal do Imbuí e/ou as 451 casas para desabrigados, estaria implícita a imagem de Geddel.
6. Tudo isso é legal e constitucional. Salvo muxoxos dos atuais deputados da oposição ao governo Wagner a vida tem que ser encarada como ela é. Na época Souto governador, teve um político ex-PMDB e depois PT que chegou a argüir a existência de um duto entre Ondina/Tomé de Souza e a TV Bahia. O tempo passou e, hoje, calado, deve ter engolido a língua, nada fala sobre a propaganda governamental, com bastante similaridade à época soutista.
7. A comunicação é uma rubrica como outra qualquer do governo. Somando-se Estado e município de Salvador são quase R$170 milhões/ano para serem consumidos. Óbvio que os executivos de contas dos outros veículos, os "primos pobres", ficam chateados quando assistem televisão. Mas, essa é a realidade: a TV aberta é quem chega às massas com maior força, tem maior audiência e custa mais caro. Quem é a líder leva mais. Esse é um processo natural que acontece em todos os estados da federação.
8. A questão central, e essa é a mais importante, é saber se essas mensagens veiculadas pelo Estado e Prefeitura têm conteúdos de credibilidade e são bem aceitas pela população. Esses são outros 500. Quem veicula normalmente mede os resultados com pesquisas e sabe o que está se passando. Mas, lembrando aqui do meu palanque, Souto levou ferro mesmo assim, em 2006.
**
9. Agora vamos a pesquisa DataFolha publicada hoje pela Folha de São Paulo. No mínimo pôs um freio no clima de já ganhou que havia no governo e em segmentos do PT, diria em todo partido, mostrando que ainda é muito para qualquer euforia (e vale também para a Bahia) porque eleição não se ganha de véspera.
10. A pesquisa foi excelente para Serra porque deixará o governo na próxima semana para assumir a pré-campanha dia 10 de abril com uma posição bastante competitiva. Evidente que também não levou nada. Mas, a pesquisa permite que o PSDB avance com alianças com PTB, PP e outros partidos e pode anima Aécio a assumir a chapa puro-sangue.
11. Na Bahia, dá um fôlego enorme a candidatura Paulo Souto porque o candidato da coligação DEM/PSDB terá um palanque competitivo no plano nacional, com perspectivas de vitória e o eleitor olha isso como muita simpatia no momento de decidir. Além do que, a chapa Dilma está sendo cortejada por duas candidaturas, de Wagner e Geddel, e, portanto, dividida ao meio.
12. O presidente Lula já se manifestou sobre isso destacando que essa divisão de forças na Bahia prejudica Dilma. E, deve-se olhar que a Bahia é o 5º colégio eleitoral do país e tem uma força midiática muito forte no Nordeste, embora não altere substancialmente em outros estados.
13. Outro dado interessante da pesquisa revela que a candidatura de Ciro Gomes, PSB, com 11% não está morta. Ao contrário, vivíssima para um candidato que prega no deserto praticamente sozinho. Além do que, mantida esta candidatura, em chegando a campanha propriamente dita, deve crescer mais uns pontinhos, assim como Marina Silva, do PV. E, em tese, atuam no eleitorado (histórico) de Dilma.
**
14. A história da economia baiana passa pelo historiador Cid Teixeira. Ele registrou em livros o desenvolvimento econômico do Estado em diferentes períodos. É de sua autoria, por exemplo, "Bahia em Tempo de Província", "História da Mineração na Bahia", "Caminhos, estradas e rodovias" e "História da Energia Elétrica na Bahia". Agora, o conhecido professor lança um novo olhar sobre o passado para contar a "História do Petróleo na Bahia".
15. Este seu novo livro tem lançamento marcado para o próximo dia 30 de março, às 19h, na Galeria do Livro, no Rio Vermelho.
16. No livro, ele revela que a descoberta do petróleo na Bahia data de 1852 e admite: "A verdadeira História do Petróleo na Bahia começava naquele momento histórico e não no início dos anos de 1900".
17. Para chegar a esse registro, o professor, junto com os pesquisadores Fernando Oberlander (também editor do livro) e Daniel Rebouças, passou 20 meses garimpando em museus, bibliotecas e arquivos históricos do Brasil e exterior.
18. O Programa Leite Fome Zero será ampliado pela Secretaria de Desenvolvimento
Social e Combate à Pobreza (Sedes) em parceria com o Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) passando a atender, com a
distribuição diária de um litro de leite, mais 5 mil crianças de 2 a 7 anos,
matriculadas em creches e pré-escolas dos municípios contemplados.
19. Alagoinhas é a sexta cidade do estado da Bahia a regulamentar a função da Guarda Municipal.
20. As casas que serão entregues neste domingo pelo Ministério da Integração aos desabrigados das chuvas de maio do ano passado, em Salvador, localizads no Jardim Campo Verde, têm 33 metros quadrados de área construída.
21. Segundo me bolinou o Rasta do Pelô é o tamanho da varanda dos apartamentos dos barões. Ô Rasta antigo! Ainda fala em barões.
22. É pura queimação do "fogo amigo" essa conversa de que Yulo Oiticica vai ser secretário de Estado e não se candidatar a reeleição de deputado.
23. Já calcularam até a quantidade de empregos diretos que vai gerar a construção da ferrovia Oeste-Leste: 30.000. É mole!
24. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes)
conquistou o primeiro lugar no Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social
pela experiência de Inclusão Produtiva no município de Marcionílio Souza.
25. O projeto é um ciclo de políticas públicas que contribui para o Sistema
Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A solenidade de entrega do
prêmio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)
aconteceu no Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília.
26. A inauguração da nova praça de Stella Maris, entre as alamedas Guaratuba e Barra dos Coqueiros, neste domingo, 28, está sendo comemorada pelo vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC) e pela comunidade do Conjunto Petromar e entorno.
27. A 2ª Corrida do Imbui 2010, que acontece neste domingo dia 28, com largada às 9h, terá 372 atletas no percurso de seis quilômetros, 15% deste na faixa etária a partir dos 60 anos.
28. A programação da terceira edição do Festival de Arte e Teatro de Alagoinhas,
iniciada na segunda, 22, segue até o dia 28, com atividades diversas, em
escolas públicas do município e no Centro Cultural.
29. O Festival conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer - SECEL e da Fundação Cultural do Estado da Bahia, contribuindo significativamente para o resgate
cultural da cidade.
30. Em comemoração à Semana de Museus, que é celebrada nacionalmente entre 17 e 22 de maio, o Museu Carlos Costa Pinto promove atividades para marcar a data. Durante a semana, toda programação será gratuita e o funcionamento *acontecerá excepcionalmente* das 15h às 20h, inclusive na terça-feira.