Plano Nacional de Direitos Humanos prevê censura a imprensa no Brasil
ARQUIVO |
|
Em breve vai a pauta Wagner e João o VLT para a Avenida Paralela |
Miudinhas globais:
1. A Bahia perdeu sua capacidade de indignar-se. É o que se observa não de hoje, mas de muito anos. Mais recentemente, a situação piorou. Índices de violência crescentes, perda de espaços para outros estados do Nordeste, a capital vivendo num marasmo cultural e administrativo impressionantes, há anos não se ouve falar num projeto transformador tal como acontece em Feira de Santana com o Cidade Digital, e vamos nos acostumando com essa tenda dos milagres, uma coisa aqui; outra acolá sem uma dimensão de grandeza, sem um planejamento mais conseqüente.
2. Um triste exemplo dessa realidade é o Metrô. Símbolo da ineficiência. Nem adianta falar mais sobre esse "fantasmão" porque até a CPI a ser instalada na Assembleia Legislativa com prazo para esta semana é nati-morta. Não vai a lugar algum. Enquanto isso, ferve em vários estados da Federação a questão da distribuição dos royalties do pré-sal. Aqui, salvo notas provocativas da Oposição é como se nada estivesse acontecendo.
3. O Rio de Janeiro com todas as suas mazelas conseguiu na última quarta-feira, 17, lavar sua alma e enobrecer a autoestima de sua população com uma gigantesca passeata defendendo lotes generosos dos royalties do pré-sal. Desde o "Fora Collor", já se vão mais de dez anos, não se via protesto igual.
4. Em Salvador, anuncia-se para esta segunda feira, 22, no centro da cidade o "Grito da Água", que completa uma dezena de existência e é movido pelo Sindae - Sindicato dos Trabalhadores de Águas e Esgotos. A Transalvador, órgão da Prefeitura, diz que o "berro d'água" prejudica a cidade e não vai permitir a passeata, à frente, como se trata da Bahia, um trio-elétrico. O Sindae justifica que, em tempos idos, o prefeito João Henrique participava e apoiava o grito daí que, avisa, fará a manifestação na tora.
5. E, para crucificar o prefeito, já que estamos às vésperas da Semana Santana, o Sindae anuncia que, além do grito protestar contra a transposição das águas do Rio São Francisco, que ocorre sem uma contrapartida eficiente de revitalização, berrará adverso à instalação de uma usina nuclear a ser instalada em território baiano, e também contra a vidraça do prefeito.
6. Ora, ao que se sabe, Salvador está cercada de águas do mar por todos os lados, mas, nas torneiras de alguns bairros falta a potável, sem que João seja culpado por isso.
7. Então, é que o digo, enquanto o Rio lava a alma; Lula lava as mãos, mote de Zuenir Ventura, a Bahia se perde em gritos bobos e sem força, discussões estéreis, CPIs que não resolvem nada e projetos estruturantes que mal engatinham. Agora, ouço dizer, com fundamento, que há sinais de retomada do VLT, o Projeto de Veículos Leves Sobre Trilhos na trilha original da Avenida Paralela.
8. Conversa adrede que o governador Wagner terá com o prefeito João, em breve. Aí sim, tem sentido e diretriz de futuro.
**
9. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, sugere a fusão do DEM com o PSDB. Agora, há muxoxos por parte do pessoal do DEM. Mas, se der Serra presidente, ela fusão vai ser batata.
10. Depois dessa postura do governador do Rio, Sérgio Cabral, em defender o maior quinhão do lote dos royalties do pré-sal para seu estado, nada mais justo, suas pretensões políticas vão se limitar ao Rio. Mesmo reeleito, numa majoritária a presidente terá contra sí todos os demais estados da federação. Salvo o Espírito Santo que está com essa mesma tecla.
11. Este é o site do jornalista Antonio Jorge:
http://www.sejabeminformado.com.br/ É só acessar.
12. O Deputado Estadual Pedro Alcântara (PR) na Bahia apresentou à Mesa Diretora
um projeto de lei que promete causar polêmica: ele propõe a proibição do uso de celulares dentro de agências bancárias e caixas de atendimento ao público.
13. Ao justificar o projeto Alcântara diz que "A popularização do uso de telefones celulares é uma realidade visível em nossa sociedade. A sua utilização tornou-se tão disseminada e corriqueira que, a todo momento, encontramos pessoas acionando seus celulares nos mais diversos locais e situações do dia-a-dia".
14. O governador Serra que não é místico anunciou sua candidatura a presidente no Dia de São José. Época do plantio do milho. Supõe-se que espera colher boa safra.
15. O Rasta do Pelô está injuriado com esse Plano Nacional dos Direitos Humanos (PNDH) que tem tudo para cercear a liberdade de imprensa no país.
16. O deputado Ibsen Pinheiro em O Globo: "A estratégia de colocá-la em votação no plenário teria que ser do governo. Se não tem o interesse do governo, não tem essa votação. A matéria jamais chegaria ao Plenário, porque ela depende da urgência dos líderes."
17. Efeito apagão no Rio: o Grupo Pão de Açucar aumento em 40% as vendas de pilhas, baterias e lanternas. Vou mandar uns fifós aqui da Bahia de presente.
18. O verão passou e o Porto da Barra continua uma imundície. Qualquer vigilância sanitária mínima condena o que se vendas nas barracas desta praia que é considerada uma das mais dez do mundo em beleza natural.
19. Outra do verão: a pobreza cultural de Salvador está de tal ordem que, passado o verão, temporada da exaltação, o que marcou foi o rebolation.
20. Pelos menos três empresas que estão envolvidas com denúncias sobre a construção do Metrô de Salvador - OAS, Odebrecht e Camargo Corrêa - apresentaram pré-propostas para construção da ponte Salvador-Itaparica. Mal sinal.
21. Faltam 100.000 técnicos em TI (Tecnologia da Informação) no Brasil com o reaquecimento da economia, em 2010.
22. O governador de SP, José Serra, inaugurou neste final de semana duas escolas técnicas em SP e uma fábrica de vagões com empresas bascas. Ô inveja!