Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITO FAZ REFORMA NO SECRETARIADO E PRÓXIMA BOLA DA VEZ É A SAÚDE

Líder da Opoaição cobra instalação nati-morta da CPI do Metrô
18/03/2010 às 21:27

Foto: BJÁ
Esse toquinho aí, pra não dizer tocão, situa-se na Avenida Sete. Quebra-pé.
  Miudinhas globais:

  1. As mudanças efetuadas pelo prefeito João Henrique (PMDB) em sua equipe de governo, substituindo três secretários candidatos a deputados, só surpreendeu pela antecipação dos fatos, ao que tudo indica, movidos para encobrir a repercussão negativa da exoneração de Antonio Lins, da Fundação Gregório de Mattos, em caso nebuloso e ainda a ser investigado, com o poeta, tal o "Boca do Inferno" barroco, soltando fogo pelas ventas. Com brasas espalhadas nas trilhas políticas jogaram-se baldes d'água na fervura.                   
  2. Quem conhece o estilo João, nada surpreende, quer por ter exonerado os seus auxiliares sem aviso e/ou solenidade da troca de gentilezas, o que seria louvável e civilizado; quer porque as desincompatibilizações poderiam ser até 3 de abril próximo, prazo estabelecido pelo TSE. Mas, João é assim mesmo, não se discute e cada qual tem seu modo próprio de agir. Aliás, aqueles que trabalham com o prefeito diretamente sabem disso, há um projeto político em curso, e ele estaria acima de quaisquer obstáculos.

                 
  3. Já aconteceu isso na Comunicação, na Saúde, Educação e outras pastas, em tempos idos, e o prefeito, que tem essa prerrogativa, direito especial inerente ao cargo, único e absoluto porque foi o eleito pela população, age novamente nessa direção sem mover disputas internas de ocupação de espaços no PMDB, o seu partido, e sem que tivesse melindrado, como alguém poderia imaginar, a pré-candidatura do ministro Geddel Vieira Lima. Nada. Há paz e os cavalos continuam sem cifres nas cabeças.

                 
  4. Ao que se analisa, os movimentos em torno de Sérgio Brito, ex-Planejamento; e Antonio Brito, ex-Ação Social, ambos candidatos a deputado federal, um à reeleição e o outro noviço, se situam no PSC e PTB, áreas de influência do prefeito e do vice-prefeito Edvaldo Brito. Quanto a Almir Melo, ex-Transporte e Infraestrutura, este sim, vinculado ao PMDB, não há choque com o projeto político do prefeito, porque se trata de um candidato a deputado estadual. Os dois primeiros sim. Um deles, inclusive, com uma Fundação, entrando em bases eleitorais assemelhadas, no terreiro do prefeito. O que desagradou e muito.

                  
  5. Ora, cabe também ao chefe do Executivo nomear pessoas de sua confiança e de suas relações políticas, o que praticou com esmero na nomeação dos substitutos a estas pastas - Liziane Guimarães, Euvaldo Jorge e Reinaldo Saback - com perfis técnico-administrativos adequados à base dos interesses do Município, agregando para si, objetivos comuns. A questão foi entendida e abraçada pelo PMDB como normal, sem arengas e visualizações de novas conquistas neste partido, e sim em outros sítios. E está absorvida.

                 
  6. O que a cidade quer saber, aí sim, é se essas mudanças obedecem a uma diretriz que visa melhorar a qualidade da administração pública, ou se apenas se enquadram dentro de um projeto político eleitoreiro, sem conseqüências práticas para a vida da população. O que temos visto na Prefeitura de Salvador nesses últimos cinco anos são danças nas cadeiras sem que a cidade usufrua esses benefícios. Já foram mais de 60 alterações, um recorde histórico.

                 
  7. Vamos ver se desta vez o prefeito acerta.
 
  8. Antes, porém, como diz o chavão do jornalismo, diz-se que a  próxima bola da vez será o secretário da Saúde, José Carlos Britto, o qual, mais uns dias dará por encerrada sua missão na Prefeitura e sairá numa boa, abre mais espaço para o projeto político do prefeito.
                                                     **
  9. Rebolation vai ao programa Casseta & Planeta. Tem sentido.

  10. Bom artigo do deputado federal Edson Duarte, em A Tarde, intitulado Usina Nuclear Opção Perigosa. A questão é que o verde critica, critica, mas não dá alternativas. É só lembrar que o apagão já chegou no Rio de Janeiro.

  11. Falar nisso, como serão os Jogos Olímpicos com apagão. Inéditos, creio.

  12. O cacique tupinambá desordeiro Babau continua preso.

  13. Turista espanhol preso na Bahia com garota de 15 anos fazendo programa. É o turismo sexual. Deveria proibir a entrada desse pessoal no aeroporto.

  14. Da série acredite se quiser: a Ilha de Cajaíba terá um empreendimento hoteleiro milionário em 2014. 

  15. O Grupo Gay publicou um artigo no Correio sobre o homossexual Leonardo Da Vinci. Mas, esqueceu de contar os casos do artista.

  16. Tem um elemento se passando por um tal de Caio Sintra enviando e-mail para algumas secretarias de estado em nome do Bahia Já. Trata-se de uma pessoa que não trabalha conosco. Nosso advogado já está rastreando o PI de seu computador. 

  17. Mais de 30 municípios foram lembrados na Assembleia Legislativa pelo deputado Fernando Torres (DEM), que apresentou, através do regimento interno da Casa, documento de indicação ao governador para que disponibilize viaturas padronizadas da Polícia Militar.
 
  18. A lista: Novo Horizonte, Itaguaçú da Bahia, Xique-Xique, Ipecaetá, América Dourada, Simões Filho, Amargosa, Maragogipe, Iaçú, Jaguaquara, Jequié, Brejões, Milagres, Anguera, Serra Preta, Ipirá, Baixa Grande, Riachão do Jacuípe, Valente, Capela do Alto Alegre, Gavião, Antônio Cardoso, Itaberaba, Itatim, Candeal, Lamarão, Tanquinho, Santanópolis, Irará, e por fim, Morro do Chapéu.

  19. A arrecadação de impostos para o governo federal em fevereiro último bateu a casa de R$53 bilhões. Duas vezes o Orçamento Anual da Bahia. Agora, o governo anunciou um corte orçamentário de R$21 bilhões, para atender contingenciamento de pagamento da dívida.

  20. Bom o pronunciamento do vice-presidente José Alencar no programa eleitoral do PRB. Agora, não precisa repisar o apelo da doença do câncer. Ficou piegas.

  21. O deputado João Bonfim apresentou moção de congratulações para Caetité, mas, trocu a data do homenageado.

  22. Por falta de quórum em duas comissões temáticas a Assembleia deixou de aprovar projeto de lei que criar a carreira de professor indígena, no grupo ocupacional Educação do Quadro do Magistério Público do Estado; e um outro PL que autoriza o Poder Executivo a parcelar seus débitos com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e a Secretaria da Receita Federal.

  23. E veja que esses são projetos fáceis de serem aprovados. Há quem diga que a privatização dos cartórios babau, se não apressar o pé fica para 2011.

  24. Vaccari, o tesoureiro do PT, vai depor na CPI das ONGs. O "home" é acusado de um monte de coisas.

  25. Depois de amanhã começa o outono. Na Bahia não faz muita diferença. Em Salvador é início de temporadas de chuvas.

  26. O líder da Oposição na Assembléia Legislativa, deputado Heraldo Rocha (DEM) disse hoje estranhar a demora para a instalação da CPI do Metrô e fez um apelo aos deputados governista para que se empenhem para a execução dos trabalhos da Comissão.
 
  27. "A Bahia não pode ficar omissa. Estamos fazendo um apelo para que isso não sirva de ridículo para a Casa. Não será vergonha para a Bancada de Oposição ou para a Bancada de Governo, mas para todos os 63 deputados desta Casa. Necessitamos instalar essa CPI para respondermos o reclame da sociedade civil", afirmou o parlamentar.

  28.  O Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE (CUCA), os institutos Caravana Brasil e de Humanidades, Artes & Ciências (IHAC) da UFBa realizam dia 24 de março, às 17h, no auditório do Pavilhão de Aulas 3 (Ondina), o CULTURA EM PAUTA, uma proposta de debate para a cultura na Bahia, com foco na conjuntura político-cultural do mercado artístico, incentivos públicos a projetos culturais e o acesso à cultura.
 
  29. A Partir do próximo dia 25, os moradores de Cajazeiras e da Liberdade poderão contar com postos do Procon em seus bairros. Além desses novas unidades, o cidadão contará ainda com um Procon Central (Carlos Gomes), que foi reformado e terá capacidade de atendimento duplicada.

  30. A iniciativa foi da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, sob a gestão de Nelson Pellegrino, que desde a posse tem trabalhado para melhorar a qualidade do atendimento e aumentar o número de postos, investindo, inclusive, na interiorização do Procon, com a construção do posto de Jequié, que já está pronto e aguarda somente a contratação de funcionários para ser inaugurado.

  31. O Procon de Jequié será o primeiro posto no interior do estado em 16 anos de existência do órgão na Bahia.
 
  32. Governador Jaques Wagner de retorno a Bahia neste final de semana após viagem ao Oriente Médio.

  33. Foi sancionada ontem (17), pelo governador em exercício, Edmundo Pereira Santos, a Lei Nº 11.897 que cria o Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas (COPIBA). Proposta pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
 
  34. O conselho tem como objetivo formular diretrizes para a Política Estadual de Proteção aos Povos Indígenas, acompanhar, fiscalizar e avaliar os programas e ações governamentais, garantindo os direitos constitucionalmente assegurados aos povos indígenas.


  35. Será composto por representantes das comunidades de Atikun, Xukuru-Kariri-Fulmi-ô, Kaimbé, Kantaruré, Kiriri, Pankararé, Pankaru, Pataxó Hãhãhãe, Pataxó, Truká, Tumbalalá, Tupinambá, Tuxá, Xukuru-Kariri e das Secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Promoção da Igualdade, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Meio Ambiente, Cultura, Desenvolvimento e Integração Regional, Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Infra-Estrutura, Ciência, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Urbano, Segurança Pública, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Turismo.


  36. Haja representantes.