Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRENS SUBÚRBIO SALVADOR ESTÃO FALIDOS COM DEFICIT MENSAL R$1.2 MILHÃO

Candidatos a governador estão eufóricos com desempenho das pré-campanhas
14/03/2010 às 21:05
TARDE
Os trens do subúrbio voltam a funcionar nesta segunda com sistema falido
  Miudinhas globais:

  1. A campanha eleitoral propriamente dita para governador da Bahia ainda não começou. Isso só acontecerá em julho próximo. Mas, os três candidatos (Jaques Wagner, Paulo Souto e Geddel Vieira Lima) estão entusiasmados, cada qual com um olhar sobre o que se passa no momento. Wagner, na opinião do seu líder na Assembleia, deputado Waldenor Pereira, cresceu muito nos últimos meses do ano passado e está embalado. Entrou 2010 com fôlego total.

  2. Para o líder da minoria na Assembleia, deputado Heraldo Rocha, a pré-campanha de Souto está um entusiasmo só no interior. "Parece até com a de Waldir, em 1986", comenta Rocha ao BJá dizendo que tem acompanhado o ex-governador e sente isso em suas caminhadas. Heraldo diz que o governo não tem o que mostrar de realizações no interior e a população quer Souto de volta.

  3. O ministro Geddel Vieira Lima também está empolgado. Disse-me, recentemente, que a população do interior começou a perceber que sua campanha para governador é pra valer, "apesar do competente boicote que o pessoal do PT faz espalhando que sou candidato ao Senado" e que a campanha, de fato, de exposição de ideias, de TV e outros ainda não começou. Daí que acredita no seu taco e vai pra cabeça.

  4. Que bom este acontecido. Pelo visto, teremos uma das mais interessantes campanhas políticas das últimas décadas, diga-se, a primeira sem ACM, mas, ainda assim com a sombra do "velho" a pairar no ambiente político sobretudo com as prováveis alianças de dois carlistas "puro-sangue" de origem, Otto Alencar e César Borges "namorando" a chapa Wagner.

  5. Além disso, caso realmente Borges se alinhe com Wagner há a alternativa do senador ACM Jr candidatar-se a reeleição, aí sim, colocando no cenário o "carlismo", organização política que muitos dizem ter desaparecido do estado, mas que está viva e atuante.

  6. Em entrevista postada neste site o secretário do Planejamento e deputado federal licenciado Walter Pinheiro diz que é natural a euforia da base governista com o "já ganhou" para Wagner, mas, ainda há um longo caminho a percorrer, mantendo o trabalho de gestão administrativa no estado, e, quando chegar o momento pegar firme e forte para reeleger o governador. "Esse é o nosso projeto prioritário juntamente com Dilma Rousseff presidente", assegura Pinheiro.

  7. Pinheiro intergra a maioria petista de que não se pode ter "soberba e presunção" sendo preciso confiar no governador e fazer política "com grandeza". Ou seja, admite uma composição mais larga para Wagner permitindo, assim, sua vitória e a manutenção do projeto político que está implantando na Bahia, de "grande transformação".
                                                        **
  8. A caprinovinocultura da Bahia participa da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos, FEINCO 2010, que está sendo realizada em São Paulo, no Centro de Exposições Emigrantes. O estande de 96 m2 montado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, em parceria com a ACOOBA, entidade representativa dos criadores de caprinos e ovinos da Bahia, é bem visitado. 

  9. Dos 2.500 animais expostos na Feinco, 251 são da Bahia, estado com maior participação no evento, depois de São Paulo. Acompanhado do chefe de gabinete, Eduardo Salles, o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, visitou a feira.

  10. A propaganda do governo do Estado "agora tem, tem, tem" voltou com força total na TV.

  11. A marola da crise econômica de Lula esvaziou o cofre nacional e o Brasil amargou, em 2009, o pior PIB em 17 anos. A média de crescimento do país entre 2000/2009 foi de 3.3%. Fechou 2009 com 0.2%.

  12. A iniciativa privada fez sua parte. Tanto que a arrecadação de impostos foi 53% acima da inflação. O inchaço prejudicial ao país está na máquina pública.

  13. Uma piada a reposição de aulas da APLB na rede municipal de ensino de Salvador diante da última greve que foi promovida pela entidade prejudicando milhares de alunos.

  14. O governador do Rio, Sérgio Cabral, diz que vai parar o estado na terça-feira, 17, diante da votação da emenda Ibsen que retira royalties do pré-sal do Estado. Diz-se que, depois, vai chorar nos pés de Lula pedindo perdão.

  15. Vem aí uma nova revista masculina da Editora Abril no estilo Esquire com entrevistas, perfis e outros. É uma Realidade atualizada.

  16. O governador Jaques Wagner está no Oriente Médio. A Bahia está sendo governada, no momento, pelo vice Edmundo Pereira, do PMDB.

  17. Amor, festa e devoção é o novo show de Maria Bethania. Mas, só no Rio de Janeiro.

  18. O Rasta do Pelô diz que depois das barracas já instaladas na nova praça da Pituba vem aí a lavagem e a festa de largo, em breve.

  19. Com o objetivo de melhorar as competências do sistema indústrial e ampliar a
difusão do conceito da inovação nas empresas, o Instituto Euvaldo Lodi
realizará no dia 16 de março, a partir das 8h30, no auditório da FIEB, o
curso Projetos de Inovação Tecnológica e Inovação Social.

  20. O curso tem o apoio do SENAI e SESI Nacional e visa capacitar gestores e profissionais da área de inovação em 12 cidades brasileiras. Salvador será a primeira cidade a sediar o curso, que tem duração de oito horas. As inscrições são
gratuitas. Mais informações através do telefone 3343-1349, ou do e-mail
[email protected] 
 
  21. Ao arrepio da legislação eleitoral, que permite a propaganda política somente a partir do próximo mês de julho, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Jacobina deu início de forma acintosa à veiculação de publicidade com os nomes de seus candidatos a deputado, o sub-secretário estadula de Saúde, Amaury Teixeira e o diretor da 16ª Dires de Jacobina, Ivonildo Dourado Bastos.
 
  22. O mais grave é que tem outdoor exposto até ao lado de placas de obras dos governos estadual e federal, tentando colar os candidatos petistas à realização destas obras.

  23. Segundo Veja, sem argumentos o PT apresenta as seguintes redondilhas já tornadas clássicas nos escândalos que se envolve. O assunto é velho e foi requentado; a motivação é eleitoreira; a culpa é da imprensa; nossos adversários fazem a mesma coisa; no Brasil só se dá destaque a notícias ruim.

  24. Com o fim do subsídio que era repassado pelo governo federal à Prefeitura de
Salvador, ajudando na operacionalização dos trens suburbanos da cidade,
operados pela Companhia de Transporte de Salvador (CTS), o Executivo da
capital baiana passou a acumular um déficit mensal de aproximadamente R$ 1,2
milhão.

  25. No sentido de buscar entendimento para a volta do subsídio, a Câmara de
Salvador, por meio do vereador Adriano Meireles (PSC), realizou uma
audiência públicano Centro de Cultura da Casa.

  26. Segundo o vereador e vice-presidente da Comissão de Transportes da Câmara, a
Prefeitura melhorou a malha ferroviária do subúrbio, "mas o problema maior é
o déficit que vem se acumulando ao longo dos meses e que põe em risco o
sistema de trem que opera na cidade".

  27. Para Adriano, "o subsídio tem que voltar imediatamente". O vereador pediu
para o governador atuar como interlocutor junto ao governo federal,
especialmente o Ministério das Cidades. Também denunciou o "péssimo estado
de conservação da ponte São João (subúrbio)", prevendo uma tragédia caso não
ocorram obras emergenciais. Por fim, fez críticas ao metrô.

  28. A CPI do Metrô que será instalada nesta segunda-feira pode apurar tudo isso porque o modelo tripartite do Metrosal colocou no colo da Prefeitura o sistema ferroviário do subúrbio.