Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COMO LOMANTO JR PERDEU O SENADO EM 1986 E UM ERRO É FATAL NUMA ELEIÇÃO

Feira de Santana levou Ziraldo para projeto de incentivo à leitura. E Salvador, nada!
13/03/2010 às 20:18
BJÁ
Choque de ordem: sábado mulheres comem jaca na Marques de Caravelas, Barra
  Miudinhas globais:

  1. Esta semana em encontro com o líder PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Leur Lomanto Jr, disse-me o seguinte: - Conversei com o senador César Borges (PR) sobre as próximas eleições e lembrei-lhe do episódio do meu avô (ex-governador Lomanto Jr), no pleito de 1986. Ele seguiu ACM e a chapa de Josaphat Marinho e perdeu sua eleição ao Senado, quando saiu como favorito e parecia que ganharia fácil.           
   2. Vamos a história: Naquele ano, Waldir disparou à frente de Josaphat com base na campanha de marketing político "Mudar a Bahia", a primeira após a Lei Falcão onde tudo se podia dizer na TV e sua mensagem se encaixou como uma luva na cabeça da população. Como aconteceu com Wagner, em 2006, a Bahia queria mudar do domínio político de ACM. Waldir além de ter sido eleito, arrastou consigo Ruy Bacelar e Jutahy Magalhães ao Senado.

           
   3. Ora, ACM já fora governador nomeado em duas oportunidades (1971/1974) e (1979/1982) e havia feito sucessor com João Durval (1983/1986). Era hora de mexer na panela. A população fez sua parte e depositou no PMDB toda sua confiança. Em 1988, com um ano de governo no Estado, Waldir se dizia boicotado (como era de fato) por ACM mantido ministro das Comunicações de Sarney, e pelo próprio presidente, e cunhou uma frase (Pra Mudar a Bahia é preciso Mudar o Brasil) que foi a senha para lançar-se candidato a presidência da República.

           
    4. Bateu de testa, no PMDB, com Ulisses Guimarães e perdeu a indicação. Quando seus partidários esperavam que recuasse e se dedicasse a Bahia, pasmem, passou o governo para Nilo Coelho, em maio de 1989, e foi ser vice de Ulisses, numa chapa que ficou em 7º lugar e já nasceu morta. Quem venceu a eleição para presidente foi Fernando Collor no segundo turno contra Lula.

Nilo assumiu o governo e mudou tudo, deu uma guinada de 180 graus e os waldiristas ficaram chupando dedo.

        
    5. Quando chegou 1990, eleição no Estado, a cabeça do eleitorado tinha mudado de novo, em direção a ACM, eleito governador pelo voto direto e Josaphat ao Senado. O PMDB em frangalhos apelou para o ex-governador Roberto Santos, o qual, foi para o sacrifício. Waldir se mandou para o PDT de Brizola (3º lugar no 1º turno das eleições presidenciais de 1989) e elegeu-se deputado federal mais votado no estado com 147.689 votos.

        
     6. Mas, desta feita, o PT lançou o nome de José Sérgio Gabrielli ao governo. Embora colocado em 5º lugar (112.233 votos, 3.46% do eleitorado) o partido elegeu dois federais: Alcides Modesto e Jaques Wagner, este com 11.916 votos, na rabeira; e 3 estaduais (Edval Passos, Geraldo Simões e Nelson Pellegrino). Só lembrando: o deputado estadual mais votado foi Otto Alencar. É este mesmo Jaques aí que é o atual governador do Estado e tem a missão de formatar uma chapa para reeleger-se.

        
     7. Aqui do meu palanque vejo o seguinte: quem errar vai ficar como Lomanto e Josaphat, em 1986, sem mel e sem a cabaça.
                                                **
     8. O corporativismo falou alto na posse do novo Procurador Geral de Justiça, Wellington César, sem respeitar o bom senso e a civilidade.

     9. A SESAB diz que não há epidemia de meningite no Estado. Tudo bem. Agora, todo dia morre mais uma pessoa desta doença. Então, há, pelo menos um surto grave.

    10. O tomate bater R$5.20 o quilo aqui no glorioso bairro do Chame-Chame no Bompreço. 

    11. O senador César Borges (PR-BA) destacou no Senado a inauguração, nas próximas semanas, pelo presidente Lula, do trecho baiano do Gasene (Gasoduto Sudeste-Nordeste), e previu um novo surto de crescimento da indústria baiana, com a garantia de fornecimento do gás natural para os investimentos no estado.

    12. O senador disse que, desde 2005, cobrava o início da obra, na época adiado pela Petrobrás. "Eu vim a esta tribuna, nesses últimos anos, tantas vezes, reclamar por essa obra, e há pouco mais de um ano estive com o presidente Lula no lançamento desse empreendimento em Catu, dessa obra sonhada há muitos anos", lembrou.

   13. "Estaremos ligados e ligando o Sudeste ao Nordeste. Nós vamos ter auto-suficiência e, quando digo nós, não é apenas a Bahia, mas todo o Nordeste brasileiro", comemorou César Borges.

   14. É, mas quem vai faturar essa é Lula.

   15. O deputado Elmar Nascimento (PR) diz que aliança entre Wagner e César é casamento que todo mundo vê que não dá certo. O deputado afirma ainda que disse ao senador que ele perderá a eleição se fechar o acordo porque enfrentará oposição do PT e da bancada da minoria.

   16. Isso e mais neste domingo no programa Entrevista Coletiva, após o Canal Livre, na Band, canal 7.  

   17. (Lauro Jardim - Veja-on)  A pesquisa que o Instituto Análise fez sob encomenda do Instituto Millenium sobre estatização tem diversos exemplos do impressionante espírito estatista do brasileiro. Uma das perguntas da pesquisa, feita com 1 000 pessoas em 70 municípios brasileiros, foi sobre a Globo. -Você é a favor da estatização da Globo?  A maioria foi contra, 51% dos entrevistados.

  18. Mas é uma maioria inquietantemente apertada. Na realidade, considerando a margem de erro, o que se constata é que os brasileiros se dividem meio a meio nesta questão aparentemente simples. Ou seja, pergunta-se um disparate e a resposta é absurda: 37% dos entrevistados são a favor de uma eventual estatização da Globo (12% não souberam ou não quiseram responder).

  19. A executiva nacional do PV quer expulsar o ministro Juca Ferreira. Nada mais justo.
  20. "Tivemos sim, ações importantes que contribuíram para resolver o problema da seca no nordeste baiano mas, infelizmente o atual governo não deu continuidade", afirmou o deputado estadual José Nunes (DEM) ao avaliar a atual situação do interior do estado.

  21. Além de propor, por meio de projeto de lei, a instalação de lixômetros em
pontos estratégicos da cidade, o vereador Paulo Magalhães Júnior (PSC) quer
expandir esse serviço para todas as áreas de Salvador. Neste sentido, o
vereador encaminhou o Projeto de Indicação nº 03/10 ao Executivo Municipal.

  22.  A edição desta semana de Jornalistas & Cia Auto reproduz carta em que Boris Feldman informa já ter publicado inúmeras matérias no Estado de Minas e comentários no rádio e na tevê sobre o "absurdo de a Toyota do Brasil querer tampar o sol com a peneira em relação ao recall do Corolla", e faz um balanço das reportagens do jornal sobre o tema.

  23. Destaca também a Revista Warm Up, novo projeto eletrônico da Agência Warm Up que entrou na rede nesta 4ª.feira (10) para funcionar como complemento do portal Grande Prêmio; um artigo de Roberto Nasser, titular da coluna De carro por aí, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, em que ele retrata a ligação das mulheres com os automóveis e narra a saga de Berta Benz em ajudar o marido Friedrich Benz na viabilização do primeiro automóvel; 
 
  24. O projeto pilotado pela área de Comunicação Corporativa da Volvo do Brasil que levará o caminhão Volvo VM às telas de cinema; e as mudanças no site de relacionamento com clientes da Renault. Nas colunas da semana, Heloísa Valente (Álbum) entrevista Jorge Moraes, editor do núcleo Veículos do Diário de Pernambuco (Grupo Diários Associados), e Luiz Perez (Destaque da semana) fala sobre os bastidores do inusitado comparativo entre o Porsche Panamera Turbo e o jato Embraer Phenom 100 que Quatro Rodas publica este mês.

  25. Feira de Santana levou Ziraldo para lançar um programa municipal de incentivo a leitura. Salvador dorme em berço esplêndido.

  26. O choque de ordem continua na Barra: agora, come-se jaca no retalho na Marques de Caravelas e joga-se as cascas no asfalto (vide fotoa cima).

  27. Lula diz que o povão não vivenciou a crise de 2009. Ora, o povão, segundo o Rasta do Pelô vive em eterna crise.

  28. O aniversário de emancipação política administrativa do município de Ibitiara foi lembrado na Assembleia Legislativa pelo deputado Gildásio Penedo (DEM) que se congratulou com a cidade pelos seus 76 anos.


  29. De acordo com o parlamentar, a história do município iniciou no fim do século XVII, quando os portugueses penetraram nas terras à procura de ouro e pedras preciosas.

  30. Entretanto, esses aventureiros, vendo que as terras prestavam ao desenvolvimento da agricultura e pecuária, começaram a se fixar formando uma pequena povoação, que tomou o nome de Remédios do Rio de Contas, com território anexado ao município de Minas do Rio de Contas.

  31. Isso deputado Gildásio. Agora, quem é o rei de Ibitiara é dr. Gildásio, seu xará, mas, o Xavier, que não sendo Tiradentes é dono de uma serra mineral e de um grande curral de bodes.