Corregedor Geral de Justiça convoca juizes sobre Plantão Judiciário
: BJÁ |
|
Fim do verão: templo nublado no Joanes para a turma do katesurf |
Miudinhas globais:
1. Há um movimento de pequeno grupo dentro do PT a defender a candidatura Waldir Pires ao Senado. Nada mais justo diante da biografia do pretendente. Acontece que Jaques Wagner, tal como se deu com Waldir em 1986 ao ser eleito governador da Bahia pelo PMDB, sinaliza que o PT ele já tem e sempre se une na hora H, o PMDB, que foi seu mais forte aliado em 2006 se desgrudou, de sorte que precisa do PP e do PR, sobretudo de suas estruturas partidárias e do tempo na TV para vencer as eleições.
2. Teme Wagner, e essa também é a diretriz nacional com a prática política do presidente Lula que, se não costurar alianças políticas abertas, pode-se perder o mel e a cabaça. Ora, o governador tem consciência dessa situação e sabe dos riscos que corre se cometer erros nessa fase da pré-campanha.
3. Então, vamos a história: em 1985, Waldir era ministro do governo Sarney e organizou sua campanha a governador, primeiro revelando que tinha sido eficiente no Ministério da Previdência e zerado o déficit daquela pasta. Depois, ainda no final de 1985, com carta aberta dada pelo PMDB formatou uma chapa que parecia coisa de zumbi. Mas, feita para vencer.
4. Na vice, colocou Nilo Coelho, eterno prefeito Guanambi e UPB; para o Senado, Ruy Bacelar, presidente PFL; e Jutahy Magalhães, ex-Arena e pefelista. Dia 3 de janeiro de 1986 anunciou-se a chapa. Dia 7, Nilo filiou-se ao PMDB. Dia 8, João Durval e ACM assumem o PFL e destituem Ruy colocando Francisco Benjamin na presidência. Os outros fundadores, José Lourenço, acompanhou ACM; França Feira ficou com Waldir. Dia 9, Jutahy comunicou a José Fragelli, presidente do Senado, seu ingresso no PMDB.
5. Mais adiante, Waldir conseguiu o apoio de Luiz Viana Filho, histórico político ligado a chamada "Revolução de 1964". Na época, o Gupo Aliança formado por Chico Pinto, Élquisson Soares, Haroldo Lima e o prefeito Mário Kértész protestou à mancheia e chegou visualizar a possibilidade de trocar um dos nomes ao Senado por uma listra tríplice composta por Rômulo Almeida, Germano Tabacof e Pedral Sampaio. Waldir disse não, não e não.
6. Dia 25 de março, campanha em curso, Waldir foi a sede do PT nos Barris, falar com o presidente Jorge Almeida para convencê-lo a não lançar candidato próprio a governador. Conseguiu. Mas, o PT deu apoio crítico dizendo que não votaria nos candidatos ao Senado. Final da história: Waldir, Nilo, Ruy e Jutahy foram os eleitos. Perdeu o que parecia imbatível na época ao Senado, Lomanto Jr, o qual, acompanhou ACM.
7. Aqui do meu palanque, sem mel e cabaça, apenas lembro esses fatos.
**
8. Em nota no site da Rádio Metrópole, a direção da emissora comenta que "ao longo dos últimos anos, manteve espaço para a expressão dos mais diversos grupos políticos do Estado, observando tratamento igualitário e democrático para todos.
9. De forma isonômica, os microfones da emissora foram assegurados a diversas personalidades políticas e sociais da Bahia, permitindo que cada uma defenda suas convicções e fomente o debate de ideias acerca de temas relevantes para a sociedade.
10. Dessa forma, a Metrópole conseguiu fortalecer ainda mais o seu elo com a comunidade e alimentar a interatividade, uma das mais importantes características da bem sucedida programação da emissora, líder de audiência em diversos horários e segmentos, como demonstrou recente pesquisa Ibope.
11. A proximidade da disputa eleitoral, no entanto, influencia o processo político de tal forma que no espaço reservado a cada partido ou liderança foram erguidas verdadeiras trincheiras para o combate de adversários, descaracterizando o projeto inicial da emissora.
12. Sendo assim, a Diretoria da Metrópole colocou o assunto em discussão e a maioria decidiu pela suspensão (temporária) dos comentários político-partidários. A medida atende também à orientação da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia, que em ofício datado de fevereiro último, alertou para os riscos do descumprimento da Lei nº 9.504, de 1997.
13. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Jerônimo dos Santos, está convocando todos os magistrados titulares das Varas de Substituições da Comarca da Capital para uma reunião no dia 17, às 15 horas, a fim de tratar de assuntos relativos ao Plantão Judiciário. A reunião será no 5º andar do Fórum Ruy Barbosa, na Sala 508 (antiga sala da Diretoria).
14. Membro da Comissão de Diretos Humanos da Assembleia Legislativa, o deputado Yulo Oiticica (PT) teve negado hoje pelo superintendente da Polícia Federal na Bahia, José Maria Fonseca, o acesso ao cacique Babau, de uma suposta tribo tupinambá, de nome civil Rosivaldo Ferreira da Silva.
15. Do Por Escrito: "Não fosse o voto de minerva da ex-carlista Ridalva Figueiredo, presidente da corte, o Tribunal de Contas do Estado não teria aprovado quarta-feira as contas de 2007 da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, que tem à frente o petista Valmir Assunção. Assim mesmo, Valmir, que é deputado estadual licenciado do PT, não escapou de ressalvas e aplicação de multa de R$ 2 mil".
16. É objeto de Ação Direta de Inconstitucionaldade uma Lei do Município de Serrinha que cria sua Defensoria Pública. O processo entrou na pauta de julgamento na sessão do Pleno do TJ, tendo sido adiado, face ao pedido de "vista" da desembargadora Maria José Salles Pereira.
17. Informações obtidas pelo BJá dão conta de que a tendência dos desembargadores é acompanhar o voto do relator desembargador Antonio Pessoa pela inconstitucionalidade da referida lei.
18. Ou seja, Serrinha vai perder sua Defensoria Pública Municipal.
19. A Academia de Letras da Bahia lança o Prêmio Nacional de Letras Braskem/Literatura Afri-Brasileira ficção 2010, no próximo dia 18, às 18h, quando será lançado o livro Sete Portas, do escrito Ordep Serra, vencedor do Prêmio Contos/2008.
20. Com os supersalários do TJ divulgados recentemente, dificil é a aprovação de mais 8.34% para MP, juizes e outros, matéria em pauta na Assembleia Legislativa.
21. Pior do que a CPI do Metrô de Salvador é a CPI do Bancoop, em São Paulo.
22. Curioso os dois artigos lado a lado de Eva Chiavon e Armando Avena, A Tarde, nesta sexta feira. Chiavon construiu n cisternas e poços no semiárido mudando a vida das pessoas; Avena diz que, agora, é preciso transformar a solução hidráulia em econômica, pois, vida de pessoas não se modificam só com H20.
23. Prisão do cacique Babu mostra que o país ainda tem lei.
24. Gorjeta de 20% nos bares e restaurantes a partir das 23h é um tiro no pé. Se passar no Congresso é a maior taxa do mundo. Mostra como Brasília vive distoante da realidade do povo brasileiro.
25. No PIB nacional o setor financeiro, aquele que não produz nada mas dá muito dinheiro, foi o que mais cresceu em 2009: 6.5%. No geral, o Brasil bateu na trave, porém, não ficou negativo. Dei 0,2%.
26. O Banco do Brasil completou 100 anos na Bahia. Vamos ver se agora, com data tão significativa, começa a prestar um melhor serviço aos seus clientes. Sequer a lei dos 15 minutos respeita em Salvador.
27. O deputado federal Edson Duarte lançará neste sábado, 13, o seu novo site
www.edsonduarte.com.br no Encontro da Direção Estadual do Partido Verde, em Ilhéus. Mais moderno e com uma nova roupagem, o site traz mais informação e interatividade aos internautas.
28. E Juca Ferreira heim! Se segurou no poder e deu uma bye-bye ao PV. Isso é a representação pura da defesa da causa própria.
29. Salvador vai sediar no próximo dia 2 de maio uma das edições da Parada Disney no Brasil em 2010. A notícia foi confirmada pelo representante do Grupo ABC, que organiza o evento, Mauricio Magalhães, durante reunião na Secretaria de Turismo da Bahia com o titular da pasta, Domingos Leonelli.
30. O evento reunirá, nas ruas da capital baiana, personagens como Mickey Mouse, Pluto, Pato Donald, entre outros dos Estúdios Walt Disney, dos Estados Unidos. De acordo com a organização, o desfile deve centenas de pessoas ao longo de uma grande avenida da cidade.
31. "Ainda não definimos o local, mas é certa a realização do evento em Salvador e também a visita de um dos nossos personagens ao Pelourinho", informou Magalhães.
32. O Rasta do Pelô diz que, quem não tem colírio (Fórmula Indy que foi para São Paulo) usa óculos escuro.