Campanha do governo sobre mulheres coloca erro na Revolta dos Malês
Foto: Manu Dias |
|
Sob aplaudos de Rui, Jairo e Eliana, Fabinho dá o sim ao governador |
Miudinhas globais:
1. Conforme anunciou este BJÁ desde a semana passada o deputado federal (DEM),
Fernando de Fabinho deve desligar-se deste partido e integrar a legenda do PP, no apoio ao governador Jaques Wagner, em sua jornada à reeleição. Desde o final de fevereiro que Fabinho teve um encontro com o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, de quem é amigo e atuou juntos na política, para comunicar a sua mudança de rota.
2. Nesta segunda-feira, 8, Fernando Fabinho teve um encontro com o governador Jaques Wagner (foto acima), o secretário das Relações Institucionais, deputado federal Jairo Carneiro, deputada estadual Eliana Boaventura, para sacramentar de público o que já havia costurado no particular.
3. Com essa articulação política, Wagner conseguiu colocar uma cunha na base dos Democratas no município mais importante e mais populoso que este partido comanda administrativamente no Estado e deverá ter alguns frutos eleitorais.
4. Admite-se, nos meios políticos, que Fabinho poderá integrar o comando de uma Secretaria de Estado, uma vez que não será candidato à reeleição e pode ficar nessa nova missão até o final da gestão Wagner.
5. Um outro fato também noticiado pelo BJÁ desde a última semana, a instalação da CPI do Metrô de Salvador, concretizou-se nesta tarde de segunda-feira, 8, com o anúncio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT). A quem interessa essa CPI no plano político ainda não dá para se ter uma razoável avaliação, uma vez que a obra do Metrosal envolve duas administrações municipais, duas estaduais e duas federais.
6. De acordo com o Regimento Interno da Casa os líderes partidários têm prazo de, no prazo máximo três sessões, para indicar os membros para que a CPI seja instalada. O requerimento foi apresentado pelo deputado Elmar Nascimento (PR) e conta com a assinatura de 35 deputados da Casa.
7. A justificativa apresentada por Elmar para criar a CPI foi o grande número de denúncias envolvendo a obra. "Será uma grande demonstração à sociedade que a Assembleia Legislativa quer efetivamente contribuir para a elucidação dessa caixa preta. Considero esse o maior caso de desvio de recursos públicos da história recente da Bahia", afirmou.
8. Arruda continua governador, agora notificado, e permanece preso. É caso típico do Febeapá brasis.
9. O governo do Estado lançou uma campanha publicitária sobre o Março Mulher organizada pela Sepromi e instalou out-doors e outras peças situando que Luiza Mahin foi "líder da Revolta dos Malês", movimento de negros revoltosos baianos que aconteceu na cidade do Salvador, em 1835.
10. Trata-se de uma heresia, uma irresponsabilidade histórica tal afirmação, uma vez que a Revolta dos Malês, segundo seu mais destacado pesquisador, o historiador e professor da UFBA, João José Reis, autor do livro "Rebelião Escrava no Brasil: a História do Levante dos Malês (1835), Cia das Letras, 2003, inclusive traduzido para o inglês pela Johns Hohpkins Press, EUA, foi um revolta de homens.
11. Não havia mulheres. Coitada, uma das únicas citidas no livro cometeu revelações as tropas portuguesas e só não foi considerada traidora devido ao seu nível de ingenuidade e informação.
12. Agora, donde os pesquisadores da Sepromi tiraram essa informação para passar a Tempo Publicidade, agência que fez a campanha, sabe Deus onde isso se deu. De forma que, a bem da verdade história, retirem essa maluquice do ar e dos out-doors e outras peças para que a Sepromi mantenha sua credibilidade em dia.
13. A sessão ordinária desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Salvador, será transformada em especial logo após a abertura para discussão de projetos do Executivo envolvendo obras e outras intervenções na cidade.
14. O requerimento foi do vereador Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, que convidou para o debate representantes de diversos órgãos da administração municipal, Instituto dos Arquitetos, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e Fundação Baía Viva.
15. O PT sustenta a tese de que a mídia nacional persegue o partido.
16. Agora, veja o seguinte: O presidente Lula quer o PT fora da sucessão estadual em Minas Gerais e defende que Fernando Pimentel, ex-prefeito de BH, e seu ministro Patrus Ananias, apoiem a candidatura Hélio Costa, do PMDB.
17. Quando se noticiam esses fatos, o PT, o núcleo duro do partido, diz que a imprensa é má.
18. Está havendo escassez de terrenos para construção de habitações do Minha Casa Minha Vida nas grandes metrópoles levando o programa mais ao interior. Os preços das áreas nas capitais são estratosféricos.
19. Para o Dia Internacional da Mulher a propaganda do governo do Estado assinou com "Terra de Todas Nós".
20. Os sangue-puros do PT tão dizendo o seguinte: já que é pra botar um autêntico petista para candidato ao Senado, tem gente de berço: Pellegrino ou Pinheiro.
21. Dezenas de políticos, centenas, passaram por aquele coreto de Coité que desabou matando um e ferindo vários jogadores de bingo. O dilema da Prefeitura agora é saber se derruba o que restou do coreto ou não. A bem da história é bom recompor o coreto.
22. A Bahia quer saber quem é
Bispo Gé Tenuta, deputado federal paulista, pelo Democratas. Segundo dados constantes no portal da Câmara dos Deputados, o homem colocou, no Orçamento Geral da União - OGU para 2010, um total de R$ 8,1 milhões, quase dois terços do montante de R$12,5 milhões que teve direito, em sete emendas de sua autoria para serem aplicados na Bahia.
23. São projetos nas áreas de rede de proteção social, rede de educação básica publica, ações de infra-estrutura urbana, eventos de divulgação do turismo interno (a manjadissima verba para festas populares), projetos de infra-estrutura turística, ações de infra-estrutura de esporte e lazer e rede de serviços básicos de saúde.
24. Pelo que se conhece de casos ocorridos em vários estados brasileiros, parece mais um jogada de migração de político de um estado para o outro, sempre bancado por igrejas evangélicas que impõem aos seus fiéis o nome para ser sufragado, mesmo que não conheçam a sua trajetória.
25. Como se sabe que, sem justificativa forte, pelo menos dois deputados vinculados a IURD não serão candidatos a reeleição, pode ser que venha para ocupar esse espaço político-eleitoral, pois a igreja não vai deixá-lo vazio.
26. Surgiu, para espanto de todos, um barraco na frente do Shopping Salvador funcionando como borracharia, na área verde do canal do rio Camurujipe junto a um restaurante, construído também em local que deveria ser "non edificant".
27. Quando se esperava que a Prefeitura fizesse uma intervenção para unir as margens do rio, igualando à passagem que o Shopping construiu para permitir o acesso dos pedestres que estão na Tancredo Neves, fecha os olhos para que, em pleno centro econômico-financeiro, a área verde seja favelizada.
28. Outra coisa que chama a atenção, pela falta de aparente qualquer controle, são as diversas saídas que estão sendo construídas na Avenida Paralela, para ligar a pista principal sentido Aeroporto à sua via marginal.
29. Todo empreendimento que surge faz o seu próprio acesso, os quais estão colocando em risco os que transitam por aquela via, pois querer, por pura comodidade, que os carros deixem a pista principal bem em frente do estabelecimento procurado é abusar da falta de ordenamento nas filas de veículos, quando o certo é trafegarem sempre pela marginal até alcançarem o que objeto da procura.
30. Apareceu um posto de combustivel, foi feito um acesso. Surgiu um shopping, a mesma coisa. Agora, chegou uma revendedora de automóveis e fez o seu também. Tudo isso, num trecho de mil metros lineares.