Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PESQUISA QUALITATIVA APONTA: ELEITORES NÃO QUEREM CÉSAR BORGES NO PT

PMDB diz que não tem fundamento repactuar com governo Wagner
02/03/2010 às 20:21
Foto: BJÁ
Pichações postas em vários pontos de Salvador para irritar militância do PT
  Miudinhas globais:

  1. A investida dos articuladores políticos do governo Wagner, em Feira de Santana, município considerado a jóia da coroa do DEM, em gestão administrativa sequencial a José Ronaldo de Carvalho com Tarcízio Pimenta em níveis de aceitação popular enormes, representa um fato novo na política baiana, ao que se diz e está praticamente confirmada, a adesão do deputado Fernando de Fabinho à candidatura à reeleição do governador.

  2. Em se tratando de um ninho bastante arrumado politicamente, ainda que Eliana Boaventura e Jairo Carneiro já tenham movido alguns gravetos dessa casa acolhedora, ambos migrando para a base governista do PT, a ida de Fernando de Fabinho tem uma conotação mais especial porque se trata de uma pessoa muito ligada politicamente a José Ronaldo, compadres, amigos políticos de fé e assim por diante.

  3. Fabinho chegou a ser candidato-a-candidato a prefeito de Feira, até que a escolha recaiu sobre o nome de Tarcízio Pimenta, deputado combativo e mais competitivo ao pleito, como de fato aconteceu em vitória no primeiro turno. Mas, a política tem essas voltas de difícil imaginação. 

  4. Conversando com um deputado do DEM, na ALBA, hoje, ele me disse o seguinte: "Será uma perda o desligamento de Fabinho do grupo, mas, a estrutura do DEM em Feira está tão sólida, com Pimenta fazendo um excelente governo, que vai alterar pouco do ponto-de-vista eleitoral". O deputado Zé Neto, PT, também em conversa com o BJÁ diz que ainda tem mais coisa pela frente.

  5. Em política, a prática revela que, qualquer perda é significativa. E, em se tratando de um deputado federal, isso ainda é bem maior.
                                                             **

  6. Até hoje tem gente indignado porque Pedro Bial perguntou a turma do BBB se Serginho era ativo ou passivo. Mas, o próprio disse que joga nas duas pontas.

  7. Rapaz, dezenas de muros de Salvador estão pichados com as seguintes frases: Cesar+Otto=PT (Vide foto acima); Zezéu, candidato do PT ao Senado. E tem outras ainda mais cabeludas. Na web, isso chama-se marketing-viral para atingir adversários com mensagens subliminares.

  8. Em relação a primeira frase é típica para colocar o pessoal da base do PT irritada, uma vez que César (é o senador César Borges, PR, ligado ao carlismo) e Otto (é o conselheiro Otto Alencar, também ligado ao carlismo, de ACM). A segunda é pra confundir e colocar Zezéu (deputado federal Zezéu Ribeiro, do PT, que se opõe a uma aliança com César) como candidato que não é.

  9. Coisa vai ser se o MP-BA entrar na apuração das doações de projetos a Prefeitura de Salvador. Aí é que vai ser rolo.

  10. O deputado João Carlos Bacelar (PTN) disse uma frase lapidar no plenário da ALBA defendendo as doações: - Não existem doações sem interesses. Mas também ninguém enfrenta os donos da verdade de Salvador. 

  11.Trecho de 72,6 km da BR 235, que liga o município de Remanso à Casa Nova e conduz até as margens do maior lago artificial do mundo em espelho d'água, o "Lago de Sobradinho, será recuperado pelos governos estadual e federal. Nesta quarta (3), o governador Jaques Wagner assina ordem de serviço para o início das obras, investimento de R$ 41,9 milhões.
  12. A estrada beneficiará o escoamento da produção de grãos dos municípios de Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Petrolina e Juazeiro. Ainda está sendo construído outro trecho da rodovia BR 235. São mais 74,1 km que vão da localidade de Canché (Jeremoabo) ao município de Uauá. As obras de terraplanagem e drenagem estão em andamento. 
 

  13. O governador baiano aterrissa em Remanso, às 10h30, quando será recepcionado pelo prefeito José Carvalho Filho (PR), o Zé Filho, e aproveita a ocasião para também entregar mais de 156 títulos de terra a pequenos agricultores. 

  14. O governador também 
participa da abertura do XXII Seminário Nacional da Cebola (Senace) e do XII Seminário da Cebola do Mercosul. Na oportunidade acontece a entrega de 137 títulos de terra e de uma viatura da Polícia Militar e a assinatura de autorização para perfuração de poços na zona rural.

  15. A Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola, produzida em 40 municípios baianos, distribuídos em 11 territórios de identidade, sendo o Território Sertão do São Francisco o principal pólo produtor.
 
  16. Destaque para as cidades de Casa Nova, Sento Sé, Juazeiro, Ibicoara, Curaçá e Sobradinho, que juntas correspondem por 88% da produção estadual. Casa Nova é o maior município produtor na Bahia e segundo no ranking nacional com mais de 3,6 mil hectares plantados, ou 34% da área de cebola do estado.

  17. IBOPE releva que números de domicílios no país com TVs sintonizadas em DVDs, video-games e outros cresceu 125% de 2005 pra cá. Hoje, corresponde a 2 milhões de domicílios.

  18. Encontram-se abertas na Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmip) as inscrições para o "Curso de Atualização Jurídica - Os recentes posicionamentos do STF e do STJ", que será promovido de 23 a 25 de março, das 19h às 22h, na sede da Fundação, situada na Rua Arquimedes Gonçalves, nº 142, no Jardim Baiano.

  19. Mais informações sobre o curso - que tem como público alvo procuradores e promotores de Justiça, advogados e estudantes de Direito - podem ser obtidas através do telefone (71) 3321-1724 ou do e-mail [email protected].

  20. O secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, reuniu-se hoje (02) em Brasília com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes. Na pauta da audiência a questão do licenciamento ambiental.
 
  21. "O Governo da Bahia está pedindo a interferência do STF nas questões relativas ao licenciamento ambiental, já que o Ibama está extrapolando suas funções e invadindo a seara de competência dos Estados e Municípios. A preservação do meio ambiente é importante, mas o desenvolvimento do país, também", disse Correia.

  22. O publicitário Duda Mendonça procurou o ex-governador Paulo Souto propondo fazer a sua campanha na área do marketing-político. Souto agradeceu a deferência, mas, não topou. Em seguida, Duda teria procurado o ministro Geddel fazendo a mesma proposta, mas, destacando que ao ser sondado por Souto, preferia o PMDB uma vez que não tinha empatia com o DEM. Geddel também agradeceu, mas, disse que tocará seu barco com Maurição e a turma da Idéia 3.

  23. Não tenho informações se mestre Duda procurou o governador Wagner. Mas, só lembrando: Sindônio tá bem estabelecido e estabilizado.

  24. Uma pesquisa qualitativa recente revelou que os eleitores de César Borges não são simpáticos a sua saída do grupo Souto (DEM agora com PSDB) ainda sustentado no recall do carlismo (de sua ligação histórica com ACM). Aliás, esta é a segunda pesquisa que se analisa essa questão e deu o mesmo mote.

  25. Esses resultados teriam apertado o nó na decisão que o senador terá que tomar, ainda não definida. Outro detalhe: a pesquisa continua dando uma boa avaliação para Paulo Souto e uma percepção de que Wagner ainda não deslanchou.

  26. O deputado Luciano Simões, PMDB, diz que ficou assustado quando viu a propaganda do governo sobre a geração de empregos com a foto de um padeiro e uma bandeja repleta de pães. Depois perguntou ao pessoal da base governista presente em plenário: - Gostaria de saber onde foi que o governo Wagner implantou essa indústria de panificação na Bahia.

   27. Depois do acordo com o prefeito João Henrique há quem duvide da "independência" do Bloco Independente da Câmara de Vereadores de Salvador.

   28. Uma van da Costa Van Tour cortava pela direita no Vale do Bonocô a mil por hora. Curioso era a inscrição no fundo do carro: - Cristo vem, prepara-te. Coitado de Cristo, como sofre. 

   29. Pior acontece com Deus. A maioria dos carros que tem inscrição "Deus é fiel" saia de baixo porque abusa no trânsito. Deus de Brasília então é um pecado capital.

  30. Perguntinha socrática do ministro Geddel ao líder do governo na Assembleia, Waldenor Pereira: - Queria que dissesse quem do PMDB o procurou para voltarmos ao governo Wagner.