APLB faz assembleia geral dia 10 para decidir greve na rede estadual
Juliana Geambastiani |
 |
Cartaz contra João será substituido pelo de Wagner, próximo dia 10 |
Miudinhas globais:
1. Salvo uma observação do líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida, passou batido no noticiário local a portaria sigilosa editada antes de Natal pela Receita Federal, que "blinda" grandes grupos no ano eleitoral, e centraliza o controle dos auditores em Brasília, reduzindo a autonomia dos fiscais. É um fato grave porque a medida visa evitar surpresas nas hostes do governo, como aconteceram nas autuações bilionárias contra a Ford e o Santander.
2. Almeida colocou a boca no trombone. O PSDB, no entanto, deveria ser mais enfático porque o aparelhamento da máquina estatal, sobretudo na Receita Federal, que sempre foi um órgão respeitadíssimo, de um corpo técnico-profissional do mais alto conceito, é uma situação absurda.
3. Sabe-se, conforme já foi divulgado na imprensa que a Ford e o Santander foram autuados em R$1.2 bilhão e R$4 bilhões e as direções dessas empresas foram ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, reclamar. Também ao que se divulgou o ministro ficou chateado com o montante das multas, justo no momento em que a economia brasileira atravessava o final da crise financeira, a marolinha de Lula.
4. Ora, ninguém de sã consciência vai admitir que auditores da Receita tenham aplicado tais multas de maneira arbitrária ou para perseguir esta ou aquela empresa. Havia irregularidades das grandes e os fiscais canetaram de acordo com as normas vigentes no Fisco.
5. Foi diante desse cenário que se publicou a Portaria RFB/Sufis de número 3.324, de 23 de dezembro último, estabelecendo que a Receita selecionará previamente as grandes empresas que serão fiscalizadas. E, o mais sintomático em ano eleitoral é que a lista será feira pelo órgão central do Fisco, em Brasília.
6. Com isso, as delegacias regionais do país, inclusive a mais importante que é a de São Paulo, perdem autonomia e ficam sob tutela de Brasília.
7. Em sendo 2010 ano eleitoral, as suspeitas de que seriam articuladas essas ações de modo a não causar surpresas e desgostos ao Planalto são evidentes.
**
8. A Rede Municipal de Ensino de Salvador continua paralisada com 140 mil crianças sendo prejudicadas. O prefeito João Henrique já considerou a greve sem sentido e política. A APLB, que é controlada pelo PCdoB, nesta sexta se reúne (às 9 horas, na Secult) do sindicato com representantes do Executivo para discutir os planos de Carreira e de Saúde.
9. Na segunda-feira, 1º de março, a categoria deverá comparecer em peso à Câmara Municipal, às 14 horas, para cobrar dos vereadores maior atenção às reivindicações dos trabalhadores em educação e aprovação da mensagem do Executivo do Plano de Saúde.
10. Na terça-feira, 2 de março, assembleia geral, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários.
11. Quer mais: Dia 10 de março haverá uma Assembleia Geral da categoria dos professores de nível médio (Estado) com indicativo de greve. E, dia 16, com indicativo ou sem indicativo, ocorrerá uma parasliação geral, sem aulas, para que seja respeitado o pagamento do piso salarial nacional ao professor e vantagens.
12. Ano eleitoral é um negócio sério. O PCdoB é aliado da base do governo na Assembleia Legislativa, apoia o governo Wagner, e é oposição na base do governo na Câmara Municipal, contra o prefeito João, embora, como se lembra, quando estes eram aliados e Olívia Santana a secretaria da Educação, greve nem pensar.
13. O presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima atribuiu ao "desespero dos adversários", o boato de que o PMDB e o PT estariam se reaproximando na Bahia. Enfático ele garantiu que essa hipótese não existe e que "a falsa informação" é uma reação à aceitação pr parte do eleitorado baiano, do nome do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, pré-candidato do partido ao Governo do Estado.
14. E agora, será que a decisão do MP para retirar nomes de personalidades vivas em monumentos vai funcionar: Em Feira, existe a Avenida João Durval, popularíssima cidade; na Bahia, o município Lomanto Jr; alguns fóruns com o nome de Mário Albiani. Vamos ficar de olho se a decisão do MP será inóqua ou não!
15. Os bolões das lotérias sumiram das vitrines. No último concurso da Mega-Sena quase ganho: acertei 4 números em aposta de 10 contos.
16. Jararaca é o apelido do jovem que amedronta Conquista. Tem sentido. Jararaca é uma cobra terrível. Pior que o Lobo Mau.
17. Que ironia! Brasília vai completar 50 anos de vida mergulhada na lama.
18. El Pais, o mais influente jornal da Espanha sentou à pua em Lula diante de sua amizade com Fidel Castro, o ditador cubano, e porque o presidente brasileiro, tão louvado pelo mundo, nada disse sobre direitos humanos naquele país.
19. Zé Arruda tão dizendo que é o Mané Zelaya nacional. Tá na hora de dar uma viola ao camarado.
20. É bom aviar a Setur que Água de Meninos não tem nada a ver com São Joaquim. São duas áreas distintas da cidade, uma mais próxima onde hoje se situa o prédio da Polícia Federal e a outra acá ao lado do antigo prédio da Petrobras.
21. É como Mercês e São Bento. Tudo faz parte da Avenida Sete mas cada qual tem seu nome.
22. Ciro Gomes admite disputar a eleição como candidato a governador de SP. Se isso acontecer, aí Lidice estará praticamente sacramentada na chapa de Wagner.
23. O governo federal anuncia que vai criar mais três estatais nas áreas de fertilizantes, energia e telecomunicações. Um atraso de vida.
24. Fifa e Rede Globo fazem comunicado que estão autorizadas exibições públicas do Copa do Mundo na África do Sul, em bares, telões e outros.
25. BB lucro de 10 bilhões de reais, em 2009; Banco Central lucro de 5.9 bilhões nesse mesmo ano. E ainda dizia-se que era ano de crise.
26. Jovens de Lauro de Freitas poderão participar dos concursos de fotografia, cartaz, jingle e monografia promovidos pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). A temática é o crack, e vale a criatividade de cada um para buscar o enfoque mais adequado ao concurso.
27. No caso da monografia, destinada a universitários, os interessados podem buscar focos norteadores na Política Nacional sobre Drogas-PNAD, recentes levantamentos epidemiológicos e pesquisas científicas atuais. Regulamento e inscrições até 21 de abril, no site
http://www.obid.senad.gov.br/.
28. Qualquer semelhança com a propaganda do governo do Estado é mera coincidência.
29. Ainda estão abertas as inscrições para o Vestibular 2010 da Estácio / FIB - Centro Universitário da Bahia. As provas serão realizadas no dia 27 de fevereiro, próximo sábado, às 14h, na unidade baiana da Estácio, no bairro do Stiep.
30. As inscrições podem ser feitas no local, pelo telefone 0800 282 3231 ou pelo site da instituição: www.estacio.br. Mas as provas também ainda podem ser agendadas em datas diferentes e personalizadas, de acordo com a disponibilidade do candidato.
31. O Rasta do Pelô tá injuriado. Tá uma fedentina danada no Centro Histórico. Será que estão aguardando as águas de São Pedro para uma lavada.