Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEM/PSDB ESTARIA A TEMPO DE SE REBELAR COM O SENADOR CÉSAR BORGES

Projeto de João Leão para Avenida Contorno de Lauro de Freitas causa ciumeira
23/02/2010 às 21:21

Foto: BJÁ
Que beleza as flores entrada da Vila Sabina, Avenida Euclides da Cunha, Graça
  Miudinhas globais:

  1. De repente, o senador Cesar Borges (PR) está deixando de ser coadjuvante do processo eleitoral 2010 na Bahia para ser protagonista principal, papel reservado a Wagner, Souto e Geddel, os cabeças de chapas da pré-campanha. Essa novela de Cesar "vai não vai" aderir a chapa Wagner já estaria causando uma inquietação enorme nas hostes da aliança DEM/PSDB, uma vez que o noticiário político tem situado essa aproximação como "favas contadas", sem que o senador se pronuncie.

  2. Há quem entenda, no DEM/PSDB, que tudo tem um "time" e a política não foge a essa regra. O que esta coligação não parece estar disposta a aceitar é ficar à cavaleiro aguardando uma decisão do senador, sem esboçar a mínima reação. 

  3. A questão não seria o fato consumado em sí, porque a decisão só cabe ao senador e esta é soberana, as observações depois de tomada fazem parte do jogo político, mas, o que deve ser feito agora: aguardar uma posição de Cesar ou rebelar-se desde já.

  4. Se o DEM/PSDB tomar uma decisão dessa natureza será uma postura ousada, porém, sem sombra de dúvidas interessante para oxigenar seu pessoal interno que, a essa altura do que vem sendo noticiado, vê o senador mais próximo de Wagner do que de Souto.

  5. A tese seria antecipar os fatos e anunciar que estaria analisando outros nomes (como de fato já acontece) sem a possibilidade de contar com Cesar. Dar um "by-passe" descartando uma aliança com o senador. Nesse caso, passível de acontecer, César só teria a possibilidade de ficar com Wagner, ou, em última hipótese aliar-se com Geddel.

  6. Lembro da campanha política em que César Borges, candidato a prefeito de Salvador, na primeira eleição de João Henrique, em 2004, foi ao segundo turno com João à frente de Pellegrino por pouco. Na época, cogitou-se de uma renúncia do candidato fazendo com que a disputa se desse entre João e Pellegrino, porque a eleição estava resolvida.

  7. Como César não reunciou porque dependia de uma decisão de ACM, Lídice e Pellegrino se juntaram a João e este venceu com 74% dos votos válidos, no segundo turno, o que resoltou depois no governo de coalizão PDT/PT e PCdoB, entre outros.

  8. Agora, César virou objeto de desejo dos pré-candidatos a governador, mas, já há muxoxos no DEM/PSDB.
                                                  **

  9. Pesquisa feita pela Folha de São Paulo sobre sexo no Brasil mostra alguns dados interessantes: o interesse do brasileiro por sexo é muito grande em 37% dos homens entrevistados e 46% das mulheres. Você diria que está tendo sexo tanto quanto deseja: homens, 45%; mulheres, 41%. Menos do que deseja: homens 37%; mulheres 42%. 

  10. Sobre sexo solitário: você se masturba: homens 54%; mulheres 20%. Além de papai e mamãe faz sexo oral: homens, 81%; mulheres, 71%. Faz sexo anal: homem 72%; mulheres, 57%. Com quantas pessoas transou em 2009: não transou, homens 22%; mulheres 25%. Transou com 1 só parceiro (a): homens, 31%; mulheres, 55%. Transou entre 2 a 10 parceiros: homens, 32%; mulheres, 13%.

  11. Os cordeiros do Psirico e Parangolé dançaram o "rebolation" para receber o capilé do Carnaval. Que vergonha!

  12. Lula diz que sua prioridade em 2010 é eleger Dilma presidente. E o Rasta do Pelô pensou que era governar o Brasil.

  13. E os assaltantes que aterrorizaram Amargosa no mês passado? Nem sinal?

  14. As aulas do ensino médio na Bahia já se iniciaram com os mesmos problemas históricos de sempre. Este é o grande "buraco negro" do país. Entra governo e sai governo e os mais pobres continuam tendo uma educação de qualidade abaixo da crítica.

  15. Os vereadores se dizem irados com a desorganização do Carnaval de Salvador. O vice-prefeito Edvaldo Brito diz que tudo saiu as mil maravilhas. Quem entende!

  16. O Ilê Aiyê se fechou em copas: nada fala do caso Sankofa, expulso do seu camarote durante o Carnaval após o africano discutir com uma foliã branca.

  17. O Rio está usando pedras anti-mendigos embaixo dos viadutos. São tão afiadas que nem faquir consegue dormir nelas.

  18. Um deputado do DEM na ALBA me contou esta: Lula é a liderança partidária do PT; Dilma, a liderança burocrática.

  19. Do líder do PT na ALBA, depuatado Paulo Rangel: o TOPA é um programa fantástico do nosso governo e já alfabetizou mais de 450 mil pessoas.

  20; Do deputado Luis de Deus para Paulo Rangel: - Os recursos do TOPA são administrados pela Casa Civil e não pela Secretaria de Educação. V. Exa. sabe o montante?
 
  21. Resposta de Rangel: - O que sei é que o maior gerador de violência num estado é a falta de empregos. E nosso governo é campeão em gerar empregos.

  22. Do deputado Gaban para o deputado Rangel: - V.Exa. sabe dizer se a Embasa paga R$111 mil por ano para locar um carro?

  23. Essa quem me contou foi um empreiteiro da Serra: - Meu caro, está faltando tijolos e pedreiros na região do Sisal devido o Programa Minha Casa, Minha Vida.

  24. Está em tratativas finais o projeto de Anel Rodoviário de Lauro de Freitas, obra portentosa que seria apresentada pelo secretário João Leão, antes de deixar a pasta e já causa calafrios na camarada Moema.

  25. Haveria um entendimento com a CLN e o pedágio hoje situado após Jauá seria deslocado para a boca do Joanes, na altura de Portão, com o contorno passando por Vida Nova, Itinga e por aí segue.

  26. É o Leão pensando alto para retomar a Prefeitura de Lauro de Freitas, no voto, em 2012, quando Moema não pode ser mais candidata. Agora mesmo, o asfaltamento da Estrada do Coco na área urbana de Lauro já contou pontos para Leão.

  27. Os recentes assassinatos ocorridos no município de Vitória da Conquista e a chacina dos moradores de rua do bairro do Cabula VI, em Salvador, serão as pautas propostas pelo deputado Yulo Oiticica para a reunião ordinária da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública (CDH) da Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (24).

  28. Vice-presidente da comissão, Yulo vai propor que os parlamentares acompanhem as investigações dos casos que chocaram a população. Para o deputado, crimes bárbaros como esses não podem ficar impunes e merecem atenção especial das autoridades e de toda a sociedade.


  29. A violência em Vitória da Conquista vitimou pelo menos 14 pessoas, sendo a maioria adolescentes e jovens. Os assassinatos começaram no dia 29 de janeiro, um dia depois que o policial militar Marcelo Silva foi morto com um tiro na nuca. As pessoas foram assassinadas em apenas três dias.
 
  30. Entre elas está um adolescente de 15 anos que, segundo testemunhas, foi levado à força por homens encapuzados e encontrado morto em um matagal perto da cidade. Já no Cabula, foram quatro mortes violentas. As vítimas foram atingidas a queima-roupa por tiros vindos de um carro preto que passava na rua.


   31. O MP convidou o prefeito João Henrique para a solenidade que vai propor a retirada de nomes de pessoas vivas de monumentos e logradouros públicos. Em Feira, uma das avenidas mais famosas chama-se João Durval.

   32. O deputado Arthur Maia (PMDB) acompanhou no último final de semana a visita do ministro da integração nacional, Geddel Vieira Lima, a Bom Jesus da Lapa. Juntamente com o prefeito Roberto Maia (PMDB) eles visitaram as obras de revitalização que estão sendo realizadas no município e conversaram com representantes do Distrito de Irrigação Formoso.
 
   33. Uma extensa carreata formou-se pelas ruas nas visitas às obras: do Instituto Federal de Educação, que inicia suas aulas na próxima segunda-feira, de saneamento no bairro Maravilha, construção de casas populares no bairro da Barrinha e calçamento no bairro Lagoa Grande.

  34. A carreata acabou no bairro João Paulo II onde aconteceu visita à creche Chapeuzinho Vermelho, construída com recursos da Prefeitura Municipal. Arthur Maia agradeceu a visita do ministro e salientou a presença  do empresário do setor de minérios, João Cavalcanti, afirmando que ele é um dos geólogos mais importantes do mundo, sendo responsável pela descoberta da grande mina de ferro em Caetité, que atrairá para a região a ferrovia do oeste, que, infelizmente, ainda está no papel.