Zizi Possi participa do último ensaio do Cortejo Afro para o Carnaval
Foto: DIV |
 |
Neste sábado, Arena Teatro SESC/SENAC do Pelô o baile Retrofoguetes |
Miudinhas globais:
1. Conforme antecipado pelo BJÁ a ministra Dilma Rousseff participa do Carnaval de Salvador como convidada do governador Jaques Wagner, domingo, 14. Há ainda um convite para o presidente Lula da Silva, mas, este ainda não confirmou sua presença na capital baiana. Lula estaria agendado para o Carnaval do Rio, camarote do governador Cabral.
2. O governador de SP, José Serra, também foi convidado para vir a Salvador, mas, sua presença no Carnaval depende de São Pedro. Chove sem parar em São Paulo capital desde o início de janeiro e vai depender do tempo. Se as torneiras continuarem abertas por lá, Serra não correrá esse risco de aparecer em plena folia baiana.
3. Ainda não sairam as agendas dos candidatos a governador. Os três principais nomes - Jaques Wagner (PT), Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB) participarão de vários momentos da festa. Por dever de ofício, o governador Wagner já está engajado e hoje anunciou os investimentos do Estado para todos os carnavais nos municípios baianos, algo em torno de R$51 milhões.
4. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, vão estar neste domingo (07) no município de Esplanada, para a inauguração da sede local do partido. O ministro é também vice-presidente do PMDB e o evento terá a participação de expressivas lideranças políticas do partido da região e à nível estadual.
5. O vice-prefeito Edvaldo Brito visitou as obras do metrô nesta sexta-feira, 5, acompanhado pelo subsecretário de transporte urbano e infra-estrutura Jorge Halla e por diretores e técnicos da CST - Companhia de Transporte Salvador.
6. Edvaldo Brito pode constatar que a parte civil da obra está praticamente concluída, faltando apenas pequenos acabamentos. A questão agora é o sistema de tração, cujos equipamentos nacionais já estão em Salvador, e a parte internacional saiu da Alemanha de navio, chegando à capital baiana no início do próximo mês, quando será iniciada a instalação.
7. Pelo cronograma, em setembro 2010 começa a fase de testes. Técnicos da CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - vêm treinar os técnicos baianos e depois a operação será assistida até que a equipe municipal assuma o metrô totalmente. Se não houver mais problemas com o TCU em 2011 o Metrosal entra nos trilhos.
8. Quanto ao mês ninguém arrisca um palpite.
9. Último ensaio do Cortejo Afro antes do carnaval promete sacudir o Centro Histórico de Salvador. Além da inconfundível mistura da percussão afro-baiana com a batida eletrônica, a apresentação desta segunda-feira (09), às 20h, no Largo Tereza Batista, contará com a participação especial da cantora carioca Luiza Possi.
10. Considerada uma das mais belas vozes femininas da MPB da atualidade, a convidada especial da noite, Luiza Possi, cantará músicas do seu mais novo CD Bons Ventos Sempre Chegam. O álbum, lançado em 2009, é o primeiro trabalho autoral da artista.
11. Os cantores e compositores Gereba, Fábio Paes, Tom Caldas entre outros são as atrações do Encontro de Serrinhense & Amigos, neste domingo (7) , das 10 às 17 horas, na Praça Pedro Archanjo, no Pelourinho, com entrada franca. É opcional ao convidado levar 1 kg de alimento não-perecível como arroz, leite, feijão, café ou açúcar.
12. Os alimentos doados serão encaminhados para as associações Centro Social Boa Esperança e Associação Mansão Marco Antônio, ambas com sede em Serrinha, onde atendem à comunidades carentes. Informações pelo fone (71) 3272.4716.
13. O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) foi escolhido na última quarta-feira, 03, para liderar os deputados que compõem o bloco parlamentar de esquerda, formado pelos partidos PSB, PRB, PMN e PCdoB, na Câmara dos Deputados. O mandato do novo líder é de um ano.
14. Daniel Almeida é presidente do PCdoB da Bahia e assumiu a liderança do partido em 2009 na Câmara. O parlamentar será substituído por Vanessa Gazziotin (PCdoB-AM). Daniel ocupará o lugar do deputado Márcio França (PSB-SP).
15. O bloco, conhecido como bloquinho, é composto por 50 parlamentares, entre eles, 27 do PSB, 12 do PCdoB, 8 do PRB e 3 do PMN. O grupo constitui-se como a terceira maior força da Câmara perdendo apenas para os blocos do PT e do PMDB, e está à frente dos blocos do DEM e do PSDB.
16. Leitora Taty diz que a feira de Periperi tá rolando tráfico de drogas, prostitiução infantil e todo tipo de coisa durante toda noite. Até de dia o povo faz sexo na feira a ceu aberto, fumam e cheiram.
17. Por trás do aparente esvaziamento da tradicional festa da Lavagem de Itapuã está uma jogada bastante manjada: como a população local pressionou pela retirada dos trios elétricos que puxavam os blocos, os políticos, que se dizem representantes do bairro, trabalharam explicitamente para a Prefeitura não dar nenhum apoio financeiro as entidades organizadoras, limitando-se a montagem da estrutura para funcionamento das barracas e do policiamento, bem como a realização da limpeza pública.
18. Com isso, provocariam deliberadamente um movimento de público insignificante para a importância da festa, dando uma demonstração de que sem o retorno dos trios e os blocos de Carnaval ela não existe.
19. Vamos ver se as entidades (Malê Debalê, Grupo Nativos, Colônia de Pescadores, Banda de Itapuã, Pássaro do Abaeté) com sede no bairro vão deixar a festa virar um mini carnaval ao invés de insistirem na manutenção do bucolismo que a área inspira.
20. Quem vê todo dia na mídia nacional as inundações que castigam a Grande São Paulo deve ficar perguntando o que fizeram os governantes para a situação chegar a este estado de coisas, beirando o caos.
21. Pois bem, desde o Governo Maluf, nos idos de 1979, que se aplica recursos para sanar as enchentes dos rios e córregos metropolitanos, estimando que, ao longo destes 30 anos, foram gastos R$ 30 bilhões, quantia que daria para reverter o rio Tiete para desaguar na Baixada Santista, em vez de agora virem com a solução mágica de construir piscinões subterrâneos.
22. Quem militou no extinto BNH, com sede no Rio de Janeiro, cansou de encontrar nos corredores da Diretoria de Saneamento, com os japonesinhos de Maluf, prontos para apresentarem os projetos técnicos mirabolantes, cujo nome inicial era Sanegran - Saneamento da Grande São Paulo, os quais absorviam 70% dos recursos disponíveis, ficando 30% para o resto do Pais.
23. O presidente do PSDB na Bahia, Antonio Imbassahy, avalia como "uma postura de responsabilidade" o fato de o governador de São Paulo, José Serra, ainda não ter iniciado a campanha à Presidência da República, priorizando a administração do seu Estado.
24. Imbassahy critica, sim, a decisão do governo federal de antecipar a campanha e diz que isso se deve à falta de nomes, dentro do PT, "já que boa parte das suas lideranças foi tragada pelos inúmeros escândalos que atingiram o partido nos últimos anos. O governo teve que recorrer à antecipação como forma de tornar a ministra Dilma conhecida. Não é o nosso caso", afirma.
25. Observa que Serra tem uma longa trajetória política e, mesmo sem estar em campanha mantém a liderança na aceitação popular. "Serra é um homem que tem visão política, responsabilidade e compromisso com o povo do seu Estado. Saberá a hora certa para lançar-se candidato", ressalta.
26. Nenhum outro evento anual ocupa tanto espaço na grade da Band quanto o carnaval. São cerca de 60 horas ao vivo, em HD, dedicadas à folia e 80 câmeras distribuídas entre São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Olinda.
27. Quase 500 profissionais estão envolvidos nesta megacobertura, que começa na noite de sexta-feira (dia 12) e se estende até a madrugada de quarta-feira (dia 17). No sábado, entre a festa da capital baiana e a folia pernambucana, a emissora transmite o grupo de acesso das escolas de samba do Rio, a partir 19h.
28. Já no domingo, é a vez das escolas do grupo de acesso de São Paulo, a partir das 22h. Além disso, no fim de semana seguinte, a Band transmite o desfile das campeãs de São Paulo (sexta, dia 19, às 22h) e o desfile das escolas campeãs do Rio de Janeiro (sábado, dia 20, às 21h).
29. Neste ano, o Band Folia tem um ponto central, nos estúdios da Band em São Paulo, ancorado por
Ticiana Villas Boas e Millena Machado.
30. Dizem que na Bahia as coisas só acontecem depois do Carnaval. Mas na Secretaria da Agricultura do Estado, comandada por Roberto Muniz, o ritmo é de trabalho intenso desde os primeiros dias do ano. Esta semana, importantes passos foram dados para organizar as importantes cadeias produtivas do sisal e da carne.
31. Na última quarta-feira, dia 3 de fevereiro, em reunião com a Conab, produtores, representantes da indústria, secretários de agricultura e prefeitos da região semi-árida, foi criado um grupo de trabalho, base para a criação da Câmara Setorial do Sisal, setor que garante emprego e renda para mais de 700 mil baianos.
32. No dia seguinte, (4), o secretário da Agricultura instalou a Câmara Setorial da Carne, congregando a bovinocultura, a caprinovinocultura, suinocultura e avicultura. O objetivo é organizar o setor para tornar a Bahia um grande exportador de carne e de boi em pé.