Procon multa lojas da Ricardo Eletro por irregularidades
Foto: BJÁ |
 |
Metrô de Berlim está todo automatizado e tem mais de 200 estações |
Miudinhas globais:
1. Segundo nota do PMDB, o boato de que o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, pré-candidato do PMDB ao Governo, já estaria escolhendo nomes para compor o seu secretariado foi atribuído pelo líder do partido na Assembléia Legislativa, Leur Lomanto Jr "ao desespero dos adversários do ministro", diante do crescimento da aceitação do seu nome junto ao eleitorado baiano.
2. "Trata-se de uma informação plantada, com o objetivo, que jamais será alcançado, de desvirtuar a imagem de credibilidade conquistada pelo ministro junto ao povo baiano", disse o líder do PMDB em resposta ao líder do Governo, Waldenor Cardoso.
3. Ele fez questão de ressaltar que no momento, a única preocupação de Geddel é continuar cumprindo a sua missão como ministro, trabalhando pelo Brasil e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos baianos.
4. "O que irrita o governador e os seus liderados é ter que ouvir repetidamente os elogios do presidente Lula ao ministro Geddel que, inclusive, o de que ele, segundo o próprio presidente, é o seu melhor ministro".
5. - A pretexto de saudar os participantes do Forum Social Mundial Temático, em Salvador, a moçada do PT esticou entre caules do bambual da entrada/saída do Aeroporto da cidade algumas faixas com saudações óbvias e a estrela do partido em vermelho.
6. Um desrespeito múltiplo. Primeiro às leis da cidade que não permitem aquilo (imaginem se liberarem o espaço para a propaganda política e venda de produtos); uma agressão ao meio-amibiente e ao bom senso; e um desrespeito maior ainda ao espaço, que é tido como sagrado para o povo de santo.
7. O bambual é sítio de Oxalá, o Oxaguian jovem e guerreiro, que governa o ano de 2010, segundo a tradição Nagô. Jamais caberia propaganda e menos ainda o vermelho, que macula o local do branco absoluto.
8. Mas, o que se espera do Poder Municipal que simplesmente atochou suas propagandas de carnaval, patrocínios de um grande banco, em todos os postes por todas as grandes avenidas da cidade?
9. O vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC) defende a instalação de lixômetros em Salvador para medir a quantidade de lixo jogado nas ruas pela população. O primeiro lixômetro do país funciona na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
10. O objetivo é conscientizar as pessoas e reduzir os gastos da prefeitura com o recolhimento de lixo público em até 8% ao ano .
11. "Todo mundo sabe reclamar, mas na hora de cada um fazer a sua parte, não é a mesma coisa. Para uma cidade que enfrenta dificuldades financeiras, a economia na limpeza das ruas seria uma grande ajuda. Essa mudança só vai acontecer através da educação, como é a proposta do novo equipamento"
12. O deputado Arthur Maia externou votos de profundo pesar pelo falecimento do líder político José Silveira Rocha, conhecido carinhosamente na cidade de Caetité como Tota. Nascido na localidade de Juazeiro ele iniciou sua carreira política no distrito de Maniaçu, onde se localiza a sede das Indústrias Nucleares do Brasil-INB. Numa época de poucas perspectivas para os moradores daquele distrito.
13. Tota foi um líder que ecoava os anseios e demandas das comunidades rurais situadas naquela região. Tota exerceu o mandato de vereador de 1988 até 1990 e foi vice-prefeito por dois mandatos consecutivos 2001-2005/ 2006-2009. Arthur protocolou moção de pesar na Assembléia Legislativa.
14. Depois de se tornar estrela de uma matéria no Jornal Nacional, Dona Enedina, aluna do Topa - Todos Pela Alfabetização, de 100 anos, volta ao noticiário nacional nesta sexta-feira (29), no Globo Repórter.
15. O programa da Rede Globo vai contar a história de pessoas que, na terceira idade, continuam ativas e procurando crescer profissional ou intelectualmente.
16. Dona Enedina, que é catadora de mariscos, começou a frequentar as aulas do programa estadual de alfabetização, por incentivo do filho de 61 anos, Lourival Rodrigues, também aluno do Topa, em Ilhéus, no sul da Bahia.
17. A denúncia de um consumidor levou o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a autuar lojas do grupo Ricardo Eletro. Os fiscais visitaram 4 lojas mesmo grupo para apurar irregularidades relativas à falta de informação adequada durante a comercialização dos produtos, o que segundo a diretora de fiscalização, Isabella Barreto, pode acabar induzindo os consumidores ao erro.
18. Junto à denúncia, o consumidor encaminhou a cópia de um cartaz que estava exposto em uma das lojas, e que não continha informações sobre taxas de juros mensais e anuais. Nove cartazes, com irregularidades como essa, foram apreendidos pela equipe.
19. Nas lojas situadas no Relógio de São Pedro, Shopping Salvador e Iguatemi, os fiscais identificaram que só estavam sendo divulgados os valores parcelados dos produtos, já as informações referentes ao valor total e à vista não estavam acessíveis aos consumidores.
20. Estas irregularidades ferem as normas estabelecidas pelo decreto federal 5.903 de 2006 e pelo Código de Defesa do Consumidor, que dispõem sobre o direito básico das pessoas de obterem informações adequadas e claras sobre os produtos e serviços. Os preços devem ser passados adequadamente, de modo a garantir ao consumidor a correção, clareza, precisão, ostensividade e legibilidade das informações prestadas pelos estabelecimentos.
21. A única loja visitada onde não foram encontradas irregularidades referentes às informações foi a loja da avenida Sete de Setembro. O grupo terá 10 dias para se explicar ao Procon-BA e poderá vir a ser multado em razão do descumprimento da lei.
22. Apenas para sentir como Salvador está na idade média. Nada para comparar. O matrô de Berlim é todo automatizado, Mais de 250 estações cortando a cidade de Norte a Sul; de Leste a Oeste desde o aeroporto até áreas suburbanas. O VLT é também automatizado e circula em toda cidade na zona A, central. Ou seja, com um Day Card circula-se onde se quer com 6 euros, algo em torno de R$18.00.
23. Uma viagem única, se assim preferir, custa 2 euros, próximo de 6 reais. Um táxi mercedez aeroporto-centro algo em torno de 20 euros (60 reais). E uma corrida de táxi no centro da cidade até um bairro próximo (Barra/Centro Histório) vale 8 euros ou 24 euros.
24. Um sistema de transporte senão perfeito, mas que atende a todos os passageiros com bastante eficiências. Todos táxis tem GPS e motorista algum furta o cidadão ou amplia corridas propositadamente.