Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

POLICIAS FAZEM ASSEMBLEIAS E AMEAÇAM PARALISAÇÕES NO CARNAVAL

Trabalhadores da construção civil querem reajustes decentes das empresas
25/01/2010 às 19:01

Foto: BJÁ
Aumenta encalhe de jornais em Londres com uso da internet
  Miudinhas globais:

  1. Embora o governo do Estado tenha cumprido algumas reivindicações das policias - civil e militar - existe a possibilidade de um movimento paredista neste verão. Em notas públicas enviadas à imprensa entidades representativas dos policiais alertam para a posição do governo em não cumprir todos os acordos.


  2. Nesta terça-feira (26) policiais civis estarão reunidos na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia e na sexta-feira (29), na Sociedade Beneficente de Subtenentes e Sargentos, acontece a assembléia dos policiais militares. Os dois encontros é para decidir sobre a greve das duas corporações durante o Carnaval, já que o Governo do Estado não teria cumprido todos os acordos firmados.

  3. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policias Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Carlos Lima, a categoria fará a entrega dos presos das delegacias de Salvador para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).


   4. A assembléia, marcada para as 9h na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, na Rua Carlos Gomes, servirá para instruir os policiais sobre a entrega. "A Justiça que cuide dos presos, mande para os presídios", disse Lima. O governador tem uma posição bastante firme se as policiais fizerem movimentos paredistas.POLICI

  5.  Anunciada intervenção urbana no Subúrbio Ferroviário da Capital com a pavimentação e saneamento básico em 65 ruas de seis bairros, num investimento de R$ 41 milhões. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada na manhã desta segunda-feira, pelo ministro da Integração Nacional, Geddel  Vieira Lima e o prefeito João Henrique.


  6. "Aqui está uma demonstração prática de que nós do PMDB, no Ministério da Integração e na Prefeitura, trabalhamos mais para os que mais precisam. O nosso maior esforço tem sido aqui, no Subúrbio, tão esquecido, inclusive por um governador que foi morador de um dos seus bairros", disse o ministro.


  7. Geddel e João Henrique escolheram o bairro de Ilha Amarela para assinar, em via pública, a ordem de serviço para execução das obras que vão beneficiar, além dos moradores desse bairro, Plataforma, Itacaranha, Praia Grande, Rio Sena e Alto da Terezinha.


  8. O prefeito e o ministro também visitaram em Itacaranha, a rua Luiz Lourenço, dividida ao meio por uma cratera  resultante de erosão provocada por chuvas.

  9. Já era tempo disso acontecer. O prefeito João Henrique teve uma expressiva votação no subúrbio, mas, deu as costas ao local.

  10. O líder da bancada de Oposição deputado Heraldo Rocha (DEM) protestou contra as 27 mortes violentas no final de semana. Para o deputado, os números revelam a falta de prioridade constatada pela falta de investimentos em segurança pública no governo Jaques Wagner.
 
   11. "27 mortos em um único dia é um número elevadíssimo, que só se registra em casos de guerra. É lamentável vermos que o governo Wagner não tem controle sobre a situação e com isso a insegurança vai se agravar mais ainda", afirmou Rocha.

  12. No ano em que completa dez anos, o Fórum Social Mundial (FSM) será realizado em diversas localidades, como Porto Alegre, cidade onde foram realizados os primeiros debates e Salvador.

  13. De 29 a 31 de janeiro, a capital baiana será palco do Fórum Social Mundial Temático-BA (FSMT), que tem como tema Da Bahia a Dakar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania. Chefes de Estado, dentre eles o presidente Luis Inácio Lula da Silva, que chega a Salvador no dia 30, e representantes da sociedade civil vão debater propostas que visam a justiça social, igualdade e soberania dos povos.


   14. Começaram hoje, às 8h, as matrículas deste semestre no CETEB Áureo de Oliveira Filho. O movimento no Centro de Educação Tecnológica do Estado é intenso; várias pessoas estão na instituição para se matricular tanto nos cursos já existentes quanto nos sete cursos novos, instalados este semestre.

  15. Os cursos novos oferecidos são Técnico em Produção de Moda, Técnico em Enfermagem, Técnico em Eletrônica, Técnico em Química, Técnico em Produtos Minerais, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Agrimensura. 600 vagas estão disponíveis para a instituição de Feira de Santana.

  16. Nos outros centros, instalados em Mucugê, Brumado e Santa Maria da Vitória, a quantidade de vagas varia entre 120 e 180. O prazo de matrículas vai até próximo dia 29. 

  17. O governador Jaques Wagner participa da cerimônia de apresentação do Plano Estadual da Juventude da Bahia, que será encaminhado para a Assembléia Legislativa da Bahia. A política de juventude reúne diretrizes estabelecidas pela maior Conferência de Juventude realizada no Brasil, que vão nortear as ações do Estado na construção de políticas públicas integrais de juventude para os próximos doze anos.

   18. Também foi lançado nesta segunda-feira (25), no salão de atos da Governadoria, o blog Jovem Gera Ação, que será o principal canal de comunicação entre jovens de 15 a 29 anos, ao divulgar informações como
vestibular, vagas de estágio e emprego, agenda cultural, além de recursos de interatividade, por meio de redes sociais como YouTube, Twitter, Flickr e Orkut.
 
  19. O endereço é: http://www.junventude.ba.gov.br/.


   20. Lei na França: motoristas de ônibus e caminhões estão proibidos de dirigierem esses veículos por mais de 4h30min. Para uma jornada de 9 horas é preciso fazer um descanso de 45 minutos.Tudo controlado pela polícia com GPS.

   21. Trabalhadores da construção pararam as obras dos condomínios Alphaville e Le Parc, na Avenida Paralela. Foi a primeira de uma série de paralisações que vão acontecer durante esta semana em vários canteiros de obras de Salvador.

  22. Os trabalhadores da construção estão em Campanha Salarial, coordenada pelo Sintracom-Ba (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção).
 
  23. A campanha acontece em um novo cenário do mercado da construção: o setor em alta, a cidade tomada por canteiros de obras, vários lançamentos imobiliários sendo totalmente vendidos ainda na planta e os empresários comemorando lucros imensos. 
 
   24. Os trabalhadores reivindicam 16% de reajuste salarial, com base no crescimento do mercado; limite de 30 dias no contrato de experiência; reconhecimento de novas funções; cesta básica calculada pelo DIEESE para todos os trabalhadores (as).

   25. O crescente uso da internet e do web-jornalismo está fazendo um enorme estrago nos jornais impressos ingleses. Antes, disputados a tapa nas portas das estações do metrô estão encalhando nas tendas, mesmo aos domingos com suas edições comentadas e com revistas.