Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER NÃO ADMITE NOME AVULSO AO SENADO E "INTEGRADO" À SUA COLIGAÇÃO

Quando a SESP vai retirar as propagandas ilegais nos postes da Av Paralela?
20/01/2010 às 21:01
Foto: BJá
Paris virou Salvador: onde se vai tem um camelô africano assediando o turista
  Miudinhas globais:

  1. Duas reuniões realizadas esta semana com o governador Jaques Wagner, a primeira com a bancada de deputados federais e a segunda com a bancada de deputados estaduais, ambos da base do governo, situou mais uma posição do chefe do Executivo baiano sobre sua campanha à reeleição, na medida em que deixou claro que não aceitará candidatos avulsos ao Senado.


   2. Ou seja, sua chapa terá dois candidatos ao Senado, engajados na campanha e nada mais. Uma das vagas já está definida com o nome de Otto Alencar, do PP, e faltam ainda as definições de mais um nome para concorrer ao Senado e outro nome para vice-governador. Há vários pretendentes em análise e os mais experientes em política entendem que essa definição só sairá em junho.


   3. Agora, o que o governador não admite é, por exemplo, se o PcdoB, PR, PSB ou outro partido coligado não for contemplado com uma dessas vagas lançar nome próprio ao Senado. Lançar até pode, mas, não contará com o apoio de Wagner. Será uma espécie de franco atirador dissociado da campanha do PT.


    4. O governador também está otimista de que conseguirá eleger mais de 50% das bancadas estadual e federal, entre 20/21 deputados federais na coligação; e entre 37/38 deputados estaduais.


   5. No final deste mês, o presidente Lula vem novamente a Salvador para um Fórum Mundial.  Vai ser mais uma oportunidade de mostrar que o presidente tem uma ligação forte com o candidato do PT.

   6. Veja o seguinte: o deputado federal e presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) no Estado da Bahia, Márcio Marinho, junto com o vereador do PRB, José de Arimatéia, iniciaram o ano realizando reuniões regionalizadas nos municípios baianos com o objetivo de traçar estratégias para reforçar o trabalho do partido em 2010, quando há uma grande expectativa sobre o desempenho do PRB nas eleições.

   7.  "O PRB ganhou força através da credibilidade conquistada diante das pessoas. Não estamos mais falando de um partido desconhecido, pelo contrário, o PRB cresce em um ritmo que nos levará à vitória nas próximas eleições", afirmou o vereador José de Arimatéia.

   8. Nas eleições de 2008, o Partido Republicano Brasileiro  obteve  uma performance invejável, apresentando um crescimento sustentável. Atualmente, na Bahia, está presente em 276 municípios, tendo um total de 33.578 filiados, onde se destaca por ser o estado que possui maior crescimento em número de filiados. Nas últimas eleições elegeu 74 vereadores, 2 prefeitos e 3 vice-prefeitos.

   9. Isso significa dizer o seguinte: o bispo Márcio Marinho coloca seu nome também como candidato ao Senado.

  10.  A vereadora e Líder do PT Marta Rodrigues parabeniza a atuação do governador Jaques Wagner, que conseguiu assegurar junto ao ministro da Defesa, Nelson Jobim a permanência da direção-geral da Infraero em Salvador, mesmo que subordinada a Brasília e não mais a Pernambuco, como se especulava.

  11. Desde Março, quando deu entrada em um projeto de indicação solicitando a permanência da empresa em Salvador, Marta vem somando forças ao movimento de conservação da Infraero na capital baiana.

  12. "A manutenção da direção geral é uma vitória do governo da Bahia e de todos aqueles que trabalharam para manter a Infraero em Salvador e deve ser comemorada", diz Marta.

  13. O presidente estadual do Democratas, o ex-governador Paulo Souto, denunciou que o índice de violência em Vitória da Conquista já é equiparável ao de Salvador. "A taxa de homicídios em Conquista, cidade de porte médio do Sudoeste Baiano, já atingiu a marca de 58 assassinatos para cada 100 mil habitantes, enquanto a de Salvador é de 59 para cada 100 mil,um dos maiores índices do País", afirmou.
 
  14. Souto fala com base em dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública, em entrevista concedida ao programa Band Revista, na Rádio Band FM, daquela cidade, no início da tarde desta quarta-feira (20/01/2010).

  15. A adoção de políticas públicas é um dos principais motivos do recorde histórico de 71.170 novos empregos gerados na Bahia, em 2009. A avaliação é do secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, ao salientar o papel do governador Jaques Wagner, que soube conduzir com firmeza o Estado durante a crise financeira internacional.
 
  16. "Mesmo com a crise, o governador adotou políticas públicas que estimularam setores como o de serviços, comércio e construção civil", destacou Pinheiro.
Entre as ações que tiveram peso no bom desempenho da Bahia, o secretário enumera obras de infraestrutura para a construção de hospitais, escolas, sistemas de abastecimento de água, unidades habitacionais e estradas.

  17. "Além disso, a política acertada para o aquecimento da economia, com a redução do IPI, ocasionou o crescimento do comércio, que foi um dos setores que mais gerou empregos", completou.

  18. Duas ou três miudinhas de Paris onde me encontro. Vai-se e volta a esta cidade e os mendigos na porta principal da Galeria Lafayete, em Montemart nas proximidades da Igreja do Sagrado Coração de Maria e na Madaleine continua como antes no quartel de abrantes.

  19. Camelôs africanos são presença em todos os pontos turísticos. Antes, se mantinham à distância dos turistas esperando que eles se aproximassem. Agora, estão assediando as pessoas igual aos ambulantes da Igreja do Bonfim.



  20. Esta quarta-feira fez um dia típico em Paris: chuvas de molha e frio. Bem ao estilo de quem adora esta cidade. No finalzinho do dia o sol abençoou a todos iluminando a Vandôme.

  21. Com uma coca cola em lata custando 3.3 euros (algo em torno de 9 reais) não dá pra fazer conta nesta cidade pensando no real e no cartão quando voltar.

  22. Uma entrada ao Louvre está custando 35 euros e as filas são quilométricas. Fazer o que? Entrar na fila.

  23.  A operação Choque de Ordem, que em 2009 esteve em bairros como Itapuã, Ribeira, Itaigara e Barra, começa o ano de 2010 fazendo sua ação que visa uma cidade mais organizada, no bairro do Comércio. A intervenção, que engloba desde o ordenamento do comércio informal até a fiscalização de áreas públicas começou ontem e segue por um período de 10 dias.
  
  24. Coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), a operação que aconteceu nas intermediações do Elevador Lacerda, Avenida Estados Unidos, Praça Marechal Teodoro e Rua Portugal, teve seu primeiro dia com uma grande demanda.

  25. Por não possuírem licença para comercializar produtos nesta área, muitos ambulantes tiveram suas mercadorias apreendidas e levadas para o depósito do Setor de Segurança de Bens (Segub), que fica localizado na Avenida San Martin, no prédio da Guarda Municipal.



  26. Quero ver se essa Operação é pra valer retirando as placas do Itaú, Schin e Sansung, além da gloriosa Prefeitura, e que emolduram os postes da Avenida Paralela com propagandas do Carnaval.

  27. Posto é suporte para luz. Propaganda se faz em out-door e locais autorizados pela Prefeitura.