Lavagem do Bonfim vai ser primeiro teste para candidatos a governador
Foto: Arisson Marinho |
 |
Presidente OAB nacional, César Britto, e governador Wagner na posse de Saul Quadros |
Miudinhas globais:
1. A lavagem do Bonfim já foi sinônimo de largada do Carnaval de Salvador até que foi proibido o desfile de trios elétricos. Hoje, ainda resiste o Bonfim Ligth, na Contorno, e levadas que remetem um pouco ao Carnaval. Em ano eleitoral, no entanto, como é o caso de 2010, é o evento que marca a largada da pré-campanha. E, ao que se sabe nos bastidores, vai ser nesse ritmo.
2. O bloco do governador, Jaques Wagner (PT) candidato a reeleição, vai unir seus tradicionais aliados (PSB e PCdoB) e mais PP, PDT, parte do PV e outros menos visíveis. Vai denso e fazendo muita zoada. O governo deve repetir a fórmula já usada em anos anteriores, com peças em balões e a marca do Governo e a Terra de Todos Nós, associada ao TOPA, Água para Todos, Saúde em Movimento e outros programas.
3. O governador tem o compromisso formal de seguir em bloco (não político) nas proximidades das baianas com seus potes contendo águas de cheiro. Secretários de estado, alguns políticos e outras autoridades deverão estar nesse pelotão. O bloco político do PT/PSB/PCdoB/PP/PDT deve seguir a fila, logo adiante.
4. Como já aconteceu em anos anteriores, o prefeito João Henrique (PMDB), que é evangélico, deve optar por seguir o Bloco da Paz. A Prefeitura está investindo uma fábula em infra-estrutura e midia intensiva de rádio e TV para dar visibilidade a essse movimento, alegando que se trata de uma campanha para a cidade.
5. João deve compor o bloco do PMDB, ao lado do ministro Geddel Vieira Lima e seus seguidores. Esse bloco também vem forte porque integram esse segmento alguns vereadores da capital, com bastante empatia com a cidade, e que são candidatos a deputado estadual.
6. O bloco da oposição caminhará junto na Lavagem procurando dar uma demonstração pública de unidade e força. Para Antonio Imbassahy, que preside o PSDB baiano, esta será a largada da caminhada pré-eleitoral. O bloco será formado por lideranças do PSDB, DEM, PTN, PSDC, PRP, PTdoB e PR.
7. Há informes não confirmados, mas, que pode acontecer, dando conta de que o senador César Borges, do PR, vai alinhar com esse bloco. Se isso for vero, fica mais claro o caminho do senador, em 2010, uma vez que a visibilidade no Bonfim é grande não só no contato direto com o público, mas, também, com participação da midia.
8. Ninguém divulgou (ou está falando) em trazer candidatos a presidência da República para a Lavagem. Ao que se comenta, isso aconteceria no Carnaval. Há, pelo menos uma sondagem a José Serra para vir a Salvador e Olinda. Dilma Rousseff, que já esteve em Olinda, por vir a Salvador. Marina Silva, idem.
9. A Lavagem do Bonfim será um teste local, para os nativos. Todos estão confiantes que se sairão bem. Agora é esperar a quinta-feira, 14.
**
10. Agora, essa idéia da OAB e Ministério Público de querer proibir o desfiles de equinos - cavalos, jegues, burros, éguas - na Lavagem do Bonfim alegando que sofrem maus tratos, santo pai!, é coisa que acaba se transformando num ciste nacional, uma baianada televisiva.
11. Carroças existem no Brasil desde os tempos do Brasil Colônia. Ainda hoje operam em alguns bairros da capital e todas as cidades do interior. A categoria de carroceiros não é pequena. Existem muito mais de 100 em cada um dos 416 municípios do Estado. Faz parte do viver nacional. Em outros países também existe esse tipo de transporte, de pessoas e cargas.
12. Na Festa do Bonfim fazem parte de uma tradição e não me consta que nenhum burro tenha morrido durante esse percurso entre as duas igrejas, da Conceição e do Bonfim. É só preciso ter bom senso no uso do equipamento e nada mais. Proibir isso é mesmo que derrubar o santo do andor.
13. O governador Aécio Neves (PSDB) está bravo. Disse que não se sente pressionado pelo partido a abdicar da sua posição e considerar a composição de uma chapa para disputar a Presidência da República como vice de seu colega tucano José Serra, governador de São Paulo.
14. "Os companheiros do PSDB sabem que este tipo de pressão comigo não funciona", afirmou o governador.
15. Conforme Aécio, no almoço com a cúpula tucana ontem em São Paulo as discussões giraram em torno das estratégias que serão seguidas pelo partido para fortalecer alguns palanques regionais e da convicção de que algumas negociações terão de ser concluídas até fevereiro.
16. "Tenho uma clareza grande do que são as minhas prioridades. Apresentei ao partido uma proposta, o partido optou por outro caminho, mas eu respeito. Agora, minha dedicação integral, disse isso a FHC, minha prioridade absoluta é dedicar-me às questões de Minas", explicou.
17. "A violência que antes preocupava apenas a população de Salvador e de algumas outras grandes cidades se estendeu por todo o estado. Dos mais de 12 mil homicídios
ocorridos na Bahia nos anos de 2007, 2008 e 2009, 60% foram registrados no
interior", denuncia o presidente estadual do Democratas, o ex-governador
Paulo Souto.
18. Nas regiões de Feira de Santana e Vitória da Conquista, com base nos dados
da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Souto informa que houve um
aumento de cerca de 20% no número de assassinatos em 2009.
19. Durante a cerimônia de posse dos dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Bahia (OAB-BA), nesta segunda-feira (11), o governador Jaques Wagner anunciou a doação de um terreno para a construção da sede da instituição.
20. "O terreno, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela entidade, está localizado no Centro Administrativo da Bahia e possui seis mil metros quadrados", afirmou Wagner.
21. O anúncio foi aplaudido de pé pelos advogados e autoridades políticas presentes na solenidade, realizada no Fiesta Convention Center. Na ocasião, foram empossados os vencedores do pleito eleitoral da OAB-BA realizado em 25 de novembro último, com a presença de 11 mil profissionais da área.
22. O atual presidente do órgão, Saul Quadros, foi reeleito e segue no cargo para o triênio 2010-2012.
23. Ao que sei, o ministro Geddel Vieira Lima também foi convidado para esta solenidade. Mas, lá não pisou os pés.
24. Essa é do abnegado camarada Albenísio Fonseca: Com tiragem - real - de 30.000 exemplares, em periodicidade mensal, a publicação Jornal da Península traz como destaques, neste quarto número, a questão dos constantes engarrafamentos nas
principais ruas e avenidas da cidade.
25. Conta a origem da tradicional Lavagem do Bonfim; dá dicas de moda; revela a conquista de medalha de Bronze pelas equipes do Vitória e do São Salvador na Copa Brasil de Remo. Breve também em web-jornalismo. Bravo.
26. Comercial gratuito: O calor aqueceu a venda de produtos de verão no Bompreço. Mal começou janeiro, e a rede já registrou aumento de 35% nas vendas, ante o ano passado, de artigos de praia, piscinas e guarda-sóis.
27. Juiza renova prisão de Carlos Barral, o advogado do SETPS envolvido em propinas e crime de pedofilia.
28. Pensamento Picante do Dia: O pau que dá em Chico dá em Francisco. Ledo engano meu caro. Chico rico não fica em cadeia nem com a zorra.
29. O médico Edson Nemi, morando na atualidade no Canadá, é leitor de Miudinhas.
30. Assessor de imprensa que fica mandando nota "lembrete de cobertura" é porque não tem o que fazer.
31. Essa Transalvador é especialista em dar calotes. Santo pai!