Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GEDDEL SE APROXIMA DO DEM E TEMER E ABRE BRECHA PARA UNIR WAGNER/LULA

Começa ciclo de festas do Terreiro do Bogum, no Engenho Velho da Federação
20/12/2009 às 21:04
Divulgação
César em lugar de destaque na Mesa da Convenção do PMDB. Hic! Onde está Souto?
  Miudinhas globais:

  1. A Conveção Estadual do PMDB realizada neste domingo, em Salvador, sacramentou de uma vez por todas a pré-candidatura do ministro Geddel Vieira Lima a governador do Estado, em 2010, e sinalizou com quem ele se alinhará num provável segundo turno. Quando o PMDB convidou o ex-governador Paulo Souto e este aceitou a missão de participar do evento, praticamente selou essa aliança PMDB/DEM/PSDB se segundo turno houver.
 
  2. Souto resistiu ao convite o quanto pode e consultou seus assessores da política e do marketing. Houve quase uma unanimidade para que participasse uma vez que, no entender desses auxiliares, o seu adversário é o governador Jaques Wagner. Souto foi, mas, como era de se esperar, o PMDB fez todos os acenos políticos para o senador César Borges com assento destacado na mesa e refrões entoados e ensaiados pela militância peemedebista.

  3. César Borges que não é marinheiro de primeira viagem da política disse que estava honradíssimo com os apelos, porém, ainda é cedo para definir sua aliança. Preferencial do eleitorado nas pesquisas, o senador tem tempo para analisar outras amostras e decidir lá adiante. Óbvio que se Geddel, como hoje se encontra na base de 12% da preferência, dificilmente César embarcará em sua candidatura.

  4. A Convenção revelou ainda outro movimento importante do ministro Geddel na medida em que trouxe a Bahia o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, apontado como o vice da chapa da ministra Dilma Rousseff que ela não deseja. Veja que se for aliado esse movimento com a ida de Souto à sua Conveção, um puro-sangue do DEM, Geddel se distancia de Lula, mas, deixa brechas para que o governador Wagner passe a ser, como já é, o preferencial do presidente.

  5. Durante seu discurso na Convenção, Temer jogou para a platéia e disse estar certo de que os baianos elegerão o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, para governador do estado nas próximas eleições. "A multidão que está aqui hoje clama por mais espaço, mas não um espaço físico, e sim um espaço para ver Geddel Vieira Lima prosperar, um espaço na Bahia com Geddel como governador".

  6. Temer ressaltou também o trabalho do ministro Geddel Vieira Lima à frente do MIN. "Devo registrar que Geddel faz a Integração Nacional com obras extraordinárias trabalhando por todos os estados brasileiros, mas sei que ele tem o coração voltado para a Bahia. É por isso que revelo o meu apreço por ele e pela sua vontade de trabalhar exclusivamente para esse estado", disse.


  7. Temer finalizou dizendo que o trabalho do ministro aliado ao de João Henrique na Prefeitura de Salvador, renderão bons frutos nas eleições de 2010.

  8. Ou seja, Temer nada falou do plano nacional em matéria de política, e/ou citações ao presidente Lula agora com 72% de avaliação positiva do seu governo, segundo DataFolha deste domingo, e colocou João Henrique na moviola política, este, igualmente a César Borges, com tempo para decidir.

  9. João está na muda. Calado. Desapareceu do noticiário e tal César não tem dificuldades para conversar com o governador Wagner. É um administrador que deixa muito a desejar, Salvador está sem obras a inaugurar e sem projetos, mas, reconheça-se, é um bom político. Uma chapa Geddel e João; e melhor seria João/Geddel daria muito o que falar.

  10. Essa é a expectativa. Geddel tem um longo caminho a percorrer e precisa melhorar sua performance nas pesquisas. Empacou nos 10 a 12%. Mas, nunca se sabe. Pode surpreender mais adiante. A questão é que, sem Lula, dificilmente isso acontecerá. E, a cada dia que passa, com esses movimentos do ministro, Lula pode estar ainda mais próximo de Wagner.
                                                 **

  11. Começou ciclo de festas do Bogum Com uma missa na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, o Terreiro do Bogum, da Nação Jêje, localizado no Engenho Velho da Federação, deu início na manhã de hoje (20) ao seu ciclo de festas religiosas em reverência aos voduns, como os negros de origem fon denominam as entidades que o iorubá chama de orixá.

  12. Esse ciclo só irá se encerrar em fevereiro de 2010. Após a missa, celebrada em homenagem aos santos católicos São Bartolomeu e São Jerônimo, sincretizados pelos Jêje, os fiéis seguiram em ônibus alugado até a porta do terreiro da Casa Branca, na Vasco da Gama.
 
  13. E, seguindo um ritual centenário, subiram em procissão a Ladeira do Bogum, oficialmente denominada Ladeira Manoel Bonfim, contornaram a Praça Mãe Runhó, no fim de linha do Engenho Velho, e entraram no terreiro, onde os atabaques soaram sob salvas de fogos de artifício. Depois, foi servida uma feijoada aos integrantes do terreiro e convidados.

  14. O deputado Leur Lomanto Jr. prestou homenagens na Assembleia Legislativa ao município de Jitaúna, Centro Sul Baiano pelos 48 anos de emancipação comemorados ontem. O parlamentar apresentou uma moção de congratulações, onde exaltou a história e as características sociais e geográficas da cidade, que antes de ser emancipada era distrito de Jequié.

  15. A árvore de Natal que a SESP anunciou para o Dique do Tororó, de 38 metros, deu água. Vai ser colocada numa praça da Pituba. Como já estamos na semana de Natal espera-se que isso aconteça o mais rápido possível.

  16. A professora Cleonice Berardinelli, maior especialista em literatura portuguesa no Brasil, aos 93 anos de idade, foi eleita para a Academia de Letras do Brasil.

  17. Daí que, tem gente achando que Waldir Pires, aos 83 anos de idade, não deve ser candidato ao Senado.

  18. O técnico do Flamengo, o popular Andrade, vai receber o pequeno salário de R$160 mil por mês.

  19. Vou pagar um curso de especilista em técnico de futebol para o Rasta do Pelô pra vê se ele deixar de tocar tamborim.

  20. Recado do deputado Zezéu Ribeiro (PT): "É necessário que tenhamos uma chapa majoritária que tenha história e compromissos com nossa luta. Uma chapa que além do governador Wagner incorpore candidatos a vice e ao Senado expressões desse projeto. Não dá pra administrar alianças eleitorais com aqueles que se alinhem de forma oportunista para a conquista de um mandato, mas que estará, com certeza, do outro lado passado a turbulência".

  21. O recado é pra César Borges.

  22. A Baixa dos Sapateiros está numa decadência que dá pena. Até na véspera do Natal nem parece um centro comercial vibrante. Agora, a Baixa dos Sapateiros é a Avenida Sete.

  23. Maldade de um DEM: - Quem defende a chapa Wagner/Lídice/Waldyr adora Wagner.

  24. Na pesquisa DataFolha deste domingo Serra tem 37%; Dilma 23%; Ciro Gomes 13%; Marina 8%. Não vale nada pois ainda estamos muito longe da eleição. 

  25. Esperava-se mais de Camaçari em relação ao PIB dos municípios e geração de empregos. Acorda Caetano.

  26. Esse Barack Obama é uma decepção. Está igual a Bush, Nixon e outros: primeiro os Estados Unidos; depois os Estados Unidos. Em terceiro, a Europa. Em quarto, a Ásia. A América Latina e a África que resolva seus pepinos.

  27. Lula vai ao Rio nesta segunda-feira inaugura a linha do Metrô até Ipanema, estação General Osório. Como o presidente vem passar o reveillon na Bahia era bom conhecer nosso metrosal!

  28. O ano termina com José Sarney presidente do Senado.

  29. Já nas livrarias o novo romance de Luis Veírssimo, "Os Espiões".

  30. As mulheres já são maioria em assinaturas nos canais eróticos no Brasil.

  31. A Agecom está de site novo.

  32. Vem aí o presente de Papai Noel da Prefeitura: o carnê do IPTU.

  33. Pensamento Picante do Dia: - Escuta a opinião de todos e guarda a sua a sete chaves. Esse é o segrego meu caro.

  34. O galego de Vilas, o camarada que vende a cerveja mais gelada do "pedaço" lê miudinhas todo santo dia.