Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA DEIXA VISÍVEL QUE PALANQUE WAGNER É DO CORAÇÃO, POR TASSO FRANCO

Federação das Indústrias cria Conselho de Desenvolvimento Estratégico
21/11/2009 às 22:21
Foto: Arisson Marinho
Lula e o "galego", uma relação de amizade que revela qual será o palanque 1 de Dilma na Bahia
  Miudinhas globais:

  1. O presidente Lula da Silva em sua última visita a Salvador deixou uma mensagem de otimismo entre as forças do PMDB e do PT, respectivamente, o ministro Geddel Vieira Lima e o governador Jaques Wagner afirmando na Rádio Metrópole que lamentava a separação de ambos na Bahia e desejava que a campanha, em 2010, se processe em alto nível. Ontem mesmo comentamos aqui que esse "alto nível" em campanha é uma situação muito difícil de acontecer.

  2. Veja o seguinte: no mesmo dia da entrevista do presidente a MK também deixando antever a possibilidade de dois palanques no estado para a ministra Dilma Rousseff, militantes do PT e do PCdoB que se encontravam na Praça Castro Alves aguardando as comemorações políticas do Dia da Consciência Negra encaixaram uma vaia em Geddel, assim que ele pisou no palanque, fazendo com que o ministro deixasse a solenidade.

  3. Vê,-se, portanto, num momento que está distante da campanha, mas, já aflorando ressentimentos, que o clima eleitoral na Bahia será pesado. E, convenhamos, não há "alto nível" que resista situações dessa e de outras naturezas. Geddel, todo mundo sabe no meio político, é um camarada de posições muito firmes e não deixa passar nada em branco.

  4. Do outro lado, historicamente, o pessoal do PT e sua força complementar o PCdoB tem um "know-how" enorme em atos de apupações, pichações e outras ações. Imaginar, mesmo em palanque duplo para Dilma Rousseff que a paz reinará na Bahia é sonhar com os anjos.

  5. Por informações da Folha de SP, o governador José Serra, PSDB, está tentando seduzir o PMDB da Bahia para apoiar sua candidatura. Na entrevista que o senador ACM Jr dará logo mais à noite na TV Band ele fala que o Democratas gostaria muito de ter Geddel na chapa de Souto, como candidato a senador. E, se isso acontecer, ele (ACM Jr) abre espaço para Geddel.

  6. A questão é que Geddel organizou sua candidatura a governador do Estado e está disposto a enfrentar a parada nessa condição, preferencialmente, no palanque de Lula/Dilma. Mas, como bem disse na Folha, conversar não faz mal a ninguém e negou que tivesse encontro com governador, embora tivesse acertado almoço com Serra.´

  7. É muito difícil que Geddel recue na sua condição de candidato a governador, embora não seja impossível. O problema é que criou uma situação política quase sem retorno incentivando o PMDB nesse caminho da disputa majoritária na cabeça, e tem dito em diversas entrevistas que o PMDB precisa deixar de fazer o papel de escada, e ser o protagonista número 1 do processo.

  8. Para Wagner, a possibilidade de um duplo palanque para Serra na Bahia, aí sim, seria uma maravilha. Aliás, já comentamos isso aqui nesse espaço, dessa movimentação. Wagner ficaria a cavaleiro para criticar Geddel e o PMDB e ainda desfrutaria sozinho o apoio do presidente Lula, que é fortíssimo. Mas, essa é que questão que passa pelo fórum da aliança nacional PT e PMDB.

  9. Nessa viagem a Salvador, por exemplo, Wagner foi politicamente perfeito. Deu 1x0 em Geddel e mostrou que sua amizade com Lula está a cada dia mais forte. O que significa dizer que, mesmo havendo dois palanques de Dilma na Bahia, para o PMDB e para o PT, o do PT se apresentaria como do coração do presidente.

  10. Essa foi a impressão que ficou.                                                   

                                                      **

  11. Infraestrutura do transporte terrestre e marítimo no Brasil e, em particular, na Bahia, e as perspectivas de cada setor para 2010, serão os temas debatidos durante o 5° Encontro Anual de Usuários, promovido pela Usuport - Associação de Usuários dos Portos da Bahia, na próxima segunda-feira (23), a partir das 15h30min, na Associação Comercial da Bahia.

  12. Estarão presentes, como palestrantes, o secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e Elias Gedeon, diretor Executivo do Centro Nacional de Navegação - CentroNave. O encontro será encerrado pelo secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária (Seinp), Roberto Benjamin, recentemente nomeado pelo governador Jaques Wagner.

  13. O evento, que é gratuito e aberto ao público, tem a finalidade de reunir associados, representantes das empresas usuárias e comunidade portuária para discutir temas de interesse relevante para o segmento e a economia baiana. 

  14. O governador do Rio, Sérgio Cabral, reage à mudança na regra partilhada do pré-sal. Vai a Brasília na terça-feira para tentar manter inalterado o que já foi licitado.

  15. A CPI do Metrô vai ser uma ótima oportunidade para que o ex-secretário Nestor Duarte Neto explique porque deixou o sistema tripartite (União, Estado e Município) ser municipalizado. Além disso, explicar o elevado do Bonocô e o aumento do custo da obra.

  16. Essa é uma questão vital do Metrô porque foi nesse momento que se encurtou a distância do equipamento de 14 km para 6km. Tudo isso na gestão do prefeito João Henrique.

  17. James Correia foi o único secretário de Estado presente na solenidade da Ford. Portanto, está prestigiadíssimo com o governador Wagner.

  18. Agora é que a audiência do Fantástico vai desabar. Anuncia-se o retorno de Regina Casé.  

  19. As fotos de Claudionor Jr em A Tarde deste sábado sobre o jovem preto pobre da periferia assassinado em Plataforma é puro jornalismo. Dez.

  20. Já o Correio aumentou em 10.000 empregos o esforço da Ford. Santo pai!

  21. Em Serrinha, o Dia da Consciência Negra foi meio feriado. A Câmara decretou o feriado mas o prefeito não cumpriu. As repartições do Estado funcionaram. Os bancos não. Uma anarquia. Os comerciantes ficaram irritadíssimos.

  22. Ainda bem a Fenagro sequer se instalou já saiu o primeiro chute da assessoria de imprensa da Seagri: diz que a Fenagro movimentará R$115 milhões. Nem madame Beatriz com sua bola de cristal.

  23. A Bahia agora tem nove propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. O
Ministério da Agricultura e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) já emitiram os certificados para fazendas localizadas nos municípios de Uibaí e Irecê.

  24. A região, caracterizada em sua maioria por produtores de agricultura familiar, foi área piloto do Projeto dePropriedades Livres de Brucelose e Tuberculose, de âmbito nacional. A partir de agora esses agricultores familiares terão um produto qualificado e em condições de competitividade para exportação.
 
  25. Tá dando o que falar o edital da Secretaria da Administração do Estado da Bahia publicado no Diário Oficial do Estado no dia 11/11/2009. 

  26. RESUMO DO 15° TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº. 080/2005 Processo nº. 02000901280391. Contratante: Estado da Bahia, através da Secretaria da Administração. Contratada: Polivig Vigilância e Segurança Ltda. OBJETO: CONCESSÃO DE REVISÃO DE PREÇO, COM A INDECÊNCIA A PARTIR DE 01/04/2009, em função da Convenção Coletiva 2009/2010, do Contrato nº 080/2005, de prestação de serviços de vigilância/segurança patrimonial. Valor global mensal: R$ 104.557,91 (cento e quatro mil quinhentos e cinqüenta e sete reais e noventa e um centavos). Unidade Gestora: 09.003. Projeto/Atividade: 04.122.502.2000. Elemento de Despesa: 33.90.37, Fonte de Recurso: 00. Assinatura: 05/11/2009.
 
  27. Neste domingo acontece, das 8h às 12h, na Praça da Piedade o Festival da Melhoridade, um evento que reunirá exposição de produtos e serviços, além de muita dança e música para o público da Melhor Idade. O evento é promovido pelos alunos do curso de Eventos da Unifacs.


  28. O festival será dividido em cinco áreas: Saúde, que oferecerá serviços como aferição de pressão e glicemia; Beleza, cujo foco é o atendimento estético; Alimentação, no qual haverá demonstrações de cozinha funcional; Informação, com atendimentos baseados em ações do governo, e Entretenimento, envolvendo a apresentações culturais de samba de roda, dança de salão, e grupos de música.

  29. Está com a placa de aluga-se a área onde funcionou a empresa de Sérgio Moisés em Lauro de Freitas. Fora a caveira de burro a área é boa: 2.400 metros quadrados.

  30. A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) acaba de criar o Conselho para o Desenvolvimento Empresarial Estratégico, que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das comunidades nas áreas de atuação das indústrias baianas.

  31. O novo conselho tem como coordenador o vice-presidente executivo da Bahia Mineração, Clovis Torres, e, como vice-coordenador o empresário Joaci Góes Filho. Reforçam o colegiado nomes como  Antônio Andrade, da construtora Andrade Mendonça e Nilo Coelho Filho, do Grupo Sanave. 

 
  32. Os conselhos temáticos da FIEB cumprem o objetivo de formular diretrizes e estratégias que possam servir de base para o posicionamento político, econômico e social da entidade, além de servir de estímulo para uma maior participação de empresários e executivos em temas ligados aos vários setores industriais da Bahia.