Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AUMENTO DA VIOLÊNCIA CENTRALIZA DISCURSO DA OPOSIÇÃO AO GOVERNO WAGNER

Moradores do Subúrbio Ferroviário reclamam de abandono por parte da Prefeitura
16/11/2009 às 21:21
Foto: Manu Dias
Wagner em paz com os velhinhos de Irará, na feira livre, e sob a marca da violência
Miudinhas globais:

1. As pesquisas qualitativas monitoradas pelo Democratas e PMDB apontam que o calcanhar de Aquiles do governo Jaques Wagner é a segurança pública. Seguem, pela ordem, saúde e educação. Tanto que, os discursos de Paulo Souto e Geddel Vieira Lima em suas andanças pelo interior se centralizam nesse tema, área de difícil solução porque envolve uma série de fatores, os quais, nem sempre o governo está envolvido, mas, leva a fama.

2. Neste final de semana aconteceu um caso curioso em Salvador. Um sujeito enciumado foi a Churrascaria Sal e Brasa e meteu bala na mulher, a qual, por sorte, escapou. Depois, o dito, detonou uma bala na cabeça e morreu espalhando sangue no salão. Esse é o típico caso que o governo, como instituição, não tem nada com a história. Mas, acaba levando o ônus, porque a sociedade caracteriza esse fato como aumento da violência. 

3. Já o caso da garota que morreu no bairro de Tancredo Neves por uma bala perdida aí o governo paga o pato total. A indignação da comunidade é enorme e por mais que a garota tivesse assistência médica num hospital público, recebeu todos os cuidados para salvar sua vida, a sociedade só enxerga o lado do ônus.

4. As conversas que se seguiram na churrascaria e no bairro de Tancredo Neves apontavam para uma mesma direção, o aumento da violência em Salvador. E, culpado final: o governo do Estado.

5. Esse assunto, do ponto de vista do monitoramento em pesquisas, não é novidade para o governo de acordo com o acompanhamento que vem realizado, com frequência. A questão a ser resolvida está na complexidade do tema, na eficácia dos investimentos alocados e uma série de outros fatores. Ainda assim, os índices continuam assustadores.

6. Só em Salvador, no último final de semana, foram mais de 30 homicídios. Uma carnificina. Segundo levantamento do DEM, nos últimos três anos do governo Wagner, passam de 12.000 mortes pela violência na Bahia. É uma loucura total. Há um projeto de lei do deputado João Carlos Bacelar (PTN) proibindo o uso e venda de bebidas alcoólicas a partir de determinado horário, sobretudo nos finais de semana, mas, não decola.

7. O deputado estadual Paulo Azi (DEM) disse nesta segunda-feira, 16, em pronunciamento na Assembléia Legislativa que secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, teria sido surpreendido na ultima terça-feira, quando iria participar de uma audiência pública no município de Riachão do Jacuípe, que reuniu prefeitos e secretários de toda a região, com um caixão na mesa.
 
8. Tratou-se, segundo o deputado, do protesto da família de um lavrador executado na zona rural do município de Riachão de Jacuípe. O deputado Clóvis Ferraz também subiu a tribuna e sentou à pua no governo lembrando, mais uma vez, a falta de entrosamento do setor e os baixos níveis de investimento. A base aliada, desguarnecida, ficou a ver navios.

9. Pelo exposto, está aí o tema que será o carro chefe da campanha eleitoral de 2010.
                                                    **

10. Um dos ditados populares mais sábios é aquele que diz o seguinte: como o mundo dá voltas. Daí que é sempre importante olhar com atenção a trajetória de vida de qualquer cidadão. Hoje, juntos estão Collor, Lula e Sarney separados na primeira eleição pós ditadura militar, em 1989. 

11. Vinte anos depois foram traídos pela história.

12. O vereador TC Mustafa (PT do B), participa nesta terça-feira (17), das 14h às 21h, do "1º Fórum Interno de Discussões sobre a Guarda Municipal", no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula.


13. O objetivo é realizar uma organização na classe, construindo uma identidade própria, além de iniciar o projeto na criação de um conselho da instituição. Entre outros, serão discutidos itens como a definição das atribuições dos guardas e a legislação dos agentes da Susprev, além de discutir ações que possibilitem possíveis reestruturações e melhorias no serviço.


14. O vereador TC Mustafa considera fundamental a atuação da Guarda Municipal para a segurança pública, em conjunto com a Polícia Militar da Bahia.


15. Tá vendo quanta palavra bonita quando se trata do tema segurança!

16. Veja a que ponto chegou a cidade do Salvador. Interditou-se uma área da capital para a I Corrida Farmácia Bom Preço entre o Rio Vermelho e o Farol em pleno dia do vestibular da UFBA.

17. O combate ao racismo no mercado de trabalho é alvo de uma campanha que vem sendo realizada pelo Fórum de Combate à Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho desde maio de 2009. Reunindo militantes e dirigentes dos movimentos sindicais e de combate ao racismo, o fórum promove nesta terça-feira (17), a partir das 14h, caminhada do Campo Grande à Praça da Sé defendendo a aprovação de dois projetos, de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT).
 
18. Um visa garantir cota para negros nos concursos públicos feitos pelo município e outro a realização de campanha junto a empresas privadas, para estimular a contratação de negros para seus quadros de funcionários.


19. Os militantes estão coletando adesões a um abaixo-assinado pedindo a aprovação de leis que favoreçam a ampliação de vagas para negros nas empresas públicas e privadas.

20. A caminhada será também em protesto contra a desfiguração do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado com a retirada, dentre outros direitos, da obrigatoriedade de políticas de combate ao racismo no mercado de trabalho, da obrigatoriedade das cotas na universidade, e do reconhecimento das terras de quilombo.


21. O juiz Marcelo Silva Brito será agraciado, na próxima quinta-feira (19), em sessão solene a partir das 17 horas, com a Medalha do Mérito Eleitoral com Palma, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral.

22. A condecoração, concedida com base na Resolução Administrativa 01/1998, tem a finalidade de distinguir personalidades que "contribuíram, destacadamente, para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral no Estado e no País".

23. Um almoço reuniu nesta segunda-feira, 16, o governador Jaques Wagner e editores e executivos da maioria dos jornais diários baianos. O almoço foi realizado na Governadoria, Centro Administrativo, e integra a política de relacionamento com a imprensa desenvolvida pela Assessoria Geral de Comunicação.
 
24. O tenente-coronel Iuri Pierre está em alta no conceito do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. O trabalho desenvolvido pelo militar em seu gabinete tem merecido elogios do parlamentar.

25. Santo pai! A turma da Carta Capital quer transformar Dona Canô em petista de carteirinha. Muita conversa fiada que a imprensa local caiu de cara.

26. Não houve sessão ordinária na Câmara Municipal de Salvador, nesta segunda-feira (16). Mesmo com o número suficiente de vereadores 'desfilando' pela ante-sala do Plenário Cosme de Farias. No momento em que o vereador Orlando Palhinha (PSB) foi abrir a sessão, eles sumiram.

27. Apenas seis vereadores ficaram em plenário: Alan Sanches (PMDB), Aladilce Souza (PCdoB), Edson da União (PMN), Marta Rodrigues (PT), Orlando Palhinha e Sandoval Guimarães (PMDB) estavam no local. Aí não deu. 


28. Moradores do Subúrbio Ferroviário se reuniram, hoje, no plenário com a vereadora Aladilce de Souza (PCdoB). Na reunião, solicitaram mais atenção do prefeito João Henrique e reivindicaram o aumento da frota de ônibus para a região e a pavimentação em algumas ruas. Aladilce ressalta que, apesar do prefeito afirmar que está realizando obras no Subúrbio, a situação é precária.

29. O representante da Colônia dos Pescadores e Agricultores de Paripe, Jairo Batista Reis, solicitou a limpeza da praia que, de acordo com ele, não apresenta condições para a pesca. 

30. Aconteceu nesta manhã, no Centro de Cultura da Câmara, uma audiência pública para discutir os principais problemas do Subúrbio Ferroviário, por iniciativa do vereador Orlando Palhinha (PSB). Entre os assuntos em debate, a adoção de melhorias de mercados, feiras e cemitérios que atendem à região. 

31. Presente no encontro promovido por Palhinha, o secretário Municipal de Serviços Públicos, Fabio Mota, ouviu os reclames das comunidades do Subúrbio Ferroviário e sinalizou para a adoção de medidas em benefício da população, como a recuperação do Mercado do Curtume e a fixação de cartazes com o número oficial de vagas disponíveis nos cemitérios municipais.

32. Falar em Natal, os shoppings e as lojas já estão decorados, o comércio de ponta-a-ponta com Papai Noel e a Prefeitura de Salvador ainda está lá no São João. Solta um foguete aí pra acordar o "home".

33. Fez o maior sucesso na Festa de Portão no último final de semana os blocos "Os Sungas" e "Xoxota". Ninguém merece!