Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A CANDIDATURA DO PREFEITO JOÃO HENRIQUE AO SENADO

Sindsefaz faz críticas ao ministro Tofolli em função do projeto fisco
24/10/2009 às 19:23
Foto: BJÁ
João é forte candidato ao Senado, mas, população de Salvador é cruel com seus "ídolos"
  Miudinhas globais:

  1. Anuncia-se que o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB) será candidato a senador da República na chapa do ministro Geddel Vieira Lima. É um nome fortíssimo se assim se dispuser a disputar uma das cadeiras do Senado, em 2010. O prefeito já sinalizou essa intenção, mas, nunca se sabe quando ele está falando a verdade política, arte que nunca foi direta, e tem mutações ao longo de qualquer processo eleitoral.


  2 . Tendo dito aqui neste site que João é um péssimo administrador público, porém, um excelente político. A prova maior disso foi ganhar a eleição de 2008 depois de ser selecionado em pesquisa DataFolha como o pior gestor entre 12 capitais metropolitanas, durante 4 anos, entre 2005/2008, e ganhar o pleito contra 3 pesos pesados: Imbassahy, ACM Neto e Pinheiro.


  3. Então, por essa lógica, em 2010 tem possibilidade real de ser senador da República porque são poucos os candidatos lançados até agora e competitivos, tem uma boa visibilidade e aceitação na capital e RMS, detentora de cerca de 20% a 22% do eleitorado, é filho de João Durval (pode usar o recall do pai no interior) e integraria a chapa do PMDB, com Geddel, um político bastante dinâmico.


  4. É claro que, em política, não existem vencedores antecipados de pleitos, salvo quando acontecem disparidades e intenções tão gritantes como se deram em 1986, na disputa entre Waldir Pires x Josaphat Marinho, o primeiro saindo na frente desde o início da campanha e fechando com vitória tranqüila.


  5. Mas, nessa mesma campanha de 1986, os favoritos iniciais ao Senado eram Félix Mendonça e Lomanto Júnior dado o prestígio de ACM e do governador João Durval, e dos nomes em apreço. Mas, com o decorrer da campanha, Ruy Bacelar e Jutahy Magalhães, considerados fracos em relação aos citados, foram ganhando corpo e acabaram vencendo seus pleitos embalados pela onda que elegeu Waldir Pires.


  6. Por essa ótica, o prestígio de João conta e muito. Mas, não será suficiente para elegê-lo, ainda que isso possa acontecer, se a chapa majoritária que integrar não for competitiva e se situar na cabeça da preferência eleitoral ou próximo dela. Trata-se, portanto, de um risco. Mas, obviamente, em política ou na vida, quem não arisca; não petisca.


  7. O fato de João deixar a Prefeitura e candidatar-se ao Senado atrapalha seus planos, perde votos? Sem dúvida. Ainda mais que ele apresentou um projeto de aumento de impostos, já aprovado pela Câmara e que deve vigorar em 2010, e os seus adversários não o perdoarão por esse episódio, nem muito menos a classe média. Mas, isso não significa um fator determinante a uma provável derrota.


  8. A população, em tese, não gosta de políticos que deixam trabalho pelo caminho. E, essa segunda gestão de João está pior do que a primeira. O ano de 2009 se passou sem que tivesse apresentado nada significativo para a cidade. Além do que, teme-se que seu projeto familiar de eleger a esposa Maria Luiza, deputada federal, esta seja candidata a prefeita, em 2012.

  9. Ainda assim, como todas essas nuances, João é um nome forte ao Senado.

                                                                  
                                                **


  10. Muitos ouvintes de emissoras de rádio de Salvador protestaram indignados com a decisão da Justiça de libertar o cigano Raimon Alves da Paixão, o qual, matou o engenheiro da Ford, Luis Otávio de Oliveira Penteado.


  11. É por essa e outras que a Justiça brasileira, em pesquisa, está sendo apontada como uma das instituições mais desacreditadas do país.


  12. Veja, também, este caso do juiz que deu a "roubadinha" em frente ao TJ e provocou um acidente com morte. Ronda uma impunidade total no caso.


  13. O BNB continua em greve. Deveria fechar de vez.


  14. O MP manda fechar 500 abatedouros irregulares de frangos na Bahia. Quem vai fazer cumprir esse determinação?


  15. Recentemente, uma promotora do MP deu prazo de 30 dias para requalificar a Feira de São Joaquim senão mandava fechar. Até agora nem a feira foi melhorada em sua higiene; nem fechou.


  16. O dólar derrete no Brasil e no mundo. E o Rasta do Pelô sem 1 dólar furado no bolso.


  17. Anuncia-se show de Roberto Carlos, em Salvador, no Estádio de Pituaçu, dia 5 de dezembro. Eu heim! Nesta data Iansã gosta de soltar seus raios e trovões seguidos de chuvas.


  18. Lobão Filho quer integrar a chapa da governadora Rosene Sarney à reeleição. E parente pode?


  19. Perguntar não ofende: quando sairão as 4 passarelas da Estrada do Coco anunciadas pela prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, PT, ano passado?


  20. O líder do governo na Câmara de Vereadores, Pedro Godinho, não tá nem aí embora a boite Jet Set Dinning Clube funcione em sua rua.


  21. Faixa que um torcedor baiano levou ao Maracanã no jogo Bahia x Vasco: - Você não vale nada mas eu gosto de você.


  22. O novo ministro do STF, ex-Advogado Geral da União José Antônio Dias Toffoli, recentemente que foi taxado de "confuso e apressado" no Boletim Eletrônico 415 do Sindsefaz  (http://www.sindsefaz.org.br/BOLETINS/boletim__415.htm), por ter emitido parecer contra a Lei Estadual 11.470/2009.


  23. O novo Ministro, quando ainda no cargo de Advogado Geral da União, emitiu parecer contrário ao projeto fisco da Bahia e do Estado de Tocantins, que permitia que agentes de tributos estaduais desempenhassem atribuições privativas de Auditor Fiscal, em flagrante provimento derivado.


  24. A implantação de um Centro Integral de Saúde do Idoso, para o tratamento das doenças que atingem a chamada "terceira idade", foi proposta pelo vereador David Rios (PTB) à Prefeitura de Salvador. A sugestão foi feita através de Projeto de Indicação, encaminhado à Câmara Municipal.


  25. Apesar do mantra repetido por toda equipe do Governo Wagner de que "recebeu uma herança maldita do governo anterior", silenciosamente o candidato vem faturando alto com algumas obras deixadas por Paulo Souto.


  26. É o caso da estrada Itacaré-Camamú, a obra, iniciada em 2006, ficou pronta esta semana, e será um importantíssimo vetor de desenvolvimento do turismo, reduzindo a distancia entre Salvador e Itacaré pela metade, cerca de 230 km.


  27. Técnicos que atuam na construção de cisternas no semiárido baiano estarão reunidos em Feira de Santana nesta segunda-feira (26), na sede do Movimento de Organização Comunitária (MOC), onde serão planejadas as ações do Projeto Cisternas nas Escolas para os próximos meses.

  28. A atividade faz parte das mobilizações do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), entidade responsável pelo projeto, que acontece em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).


  29. Em sessão realizada na quinta-feira (22), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Água Fria, de responsabilidade de Manoel Alves dos Santos, relativas ao exercício de 2008.

  30. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, determinou formulação de representação ao Ministério Público, multa de R$ 22 mil e restituição de valores as contas do Royalties/ Fundo Especial do Petróleo e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB. 

  31. Com a intenção de fortalecer o Carnaval da Liberdade, a vereadora Leo Kret do Brasil (PR) teve a idéia de nomear "Mãe Hilda Jitolu" o nome do circuito do Carnaval local, uma yalorixá da Bahia, inspiradora de um dos mais tradicionais blocos afros da cidade, o Ilê Ayê.     
  32. Para Léo Kret, a medida contribui para fortalecer o Carnaval nos bairros, ajudando a desafogar os circuitos tradicionais. "A Liberdade é um berço cultural de nossa cidade e tem potencial de atrair mídia, turistas e a população local durante o carnaval, gerando empregos diretos e indiretos. O circuito com o nome de Mãe Hilda é uma forma de manter vivo o seu legado", declarou a vereadora.

  33. A proposta foi bem recebida pelo presidente do Ilê Ayê, Vovô, filho de Mãe Hilda. "Estou muito lisonjeado com essa homenagem a minha mãe. Fico feliz e apoio essa iniciativa", disse.
 
  34. A questão é saber quem paga a conta da orfanização do Carnaval da Liberdade.