Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DILMA MELHORA RELAÇÕES COM POVÃO, BEIJA CRIANÇAS E POSA COM GALERAS

Prêmio Nobel da Paz a Obama é puxasaquismo da melhor qualidade
09/10/2009 às 21:06

Foto: José Raimundo
Dilma, a prefeita Moema, o governador Wagner e a galera de Lauro de Freitas
  Miudinhas globais:
 
  1. A avaliação de uma fonte bem próxima do governador Wagner é de que a ministra Dilma Rousseff, entre a última vez que esteve na Bahia e hoje, evoluiu bastante do ponto de vista da empatia popular. Ou seja, está menos técnica e mais política, tendo um relacionamento mais simpático com todos, desde os segmentos políticos a massa, o povão. Tanto que posou para fotos com diferentes segmentos da sociedade, sem medo de ser feliz.

  2. Há, ainda, segundo esse observador, a necessidade da ministra incorporar ao seu discurso essa mesma característica, sobrepondo o popular ao técnico. Embora, ele reconhece que, também nesse item, a ministra evoluiu bastante e tem se esforçado
em melhorar ainda mais. Esse aprendizado, na prática, será incorporado com o decorrer do tempo, avalia.
 
  3. Esse também foi o sentimento do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que se sentou ao lado da ministra na solenidade de Feira, e pode observar esses dois aspectos, ele que também acompanhou a visita de Dilma ao canteiro de obras do Hospital da Criança.

  4. Questões conceituais relacionadas a Dilma, à parte, o mundo político também assistiu a novidade baiana nas relações institucionais e políticas, com Jaques Wagner, o dono da festa, circulando com desenvoltura ao lado de Geddel Vieira Lima, seu adversário nas próxima eleições, Tarcízio Pimenta, prefeito de Feira pelo DEM, e o senador César Borges, do PR.

  5. Voltando ao observador citado acima pode-se dizer que, a Bahia com Wagner no comando do Estado, essas relações se civilizaram bastante, ainda que cada qual tenha seu espaço político. na situação e/ou na oposição. Mas, lembra o interlocutor, há, hoje, respeito a política na Bahia.

  6. No dia-a-dia, para manter seu contencioso ao lado do presidente Lula, o governador Wagner viaja a Brasília na terça-feira, 20, e retorna a Bahia, mais precisamente ao município de Barra, junto com o presidente, onde acontecerá a inspeção das Obras de Transposição do Rio São Francisco, as quais, são comandadas pelo ministro Geddel.

  7. São espaços da civilidade política, dos tais dois palanques, até que se resolva lá adiante na engenharia política da conciliação e/ou no voto das urnas. Então, se Dilma deu carona a Geddel em sua visita a Salvador; Wagner pega a carona de Lula na visita ao São Francisco.

  8. Daí Wagner retorna a Salvador na quarta-feira, à noite, 21, e embarca para a França onde tem compromissos na Feira do Chocolate de Paris com empresários e técnicos da Seagri e outros, retornando a Bahia no final de semana, 25. Acompanha o governador o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, cotado para ser seu candidato a vice governador, nas eleições de 2010.

  9. Agora, vamos as notinhas de bom coração.

  10. A prefeita Moema Gramacho subiu a colina sagrada nesta sexta-feira acompanhada de representantes do movimento de mulheres de Lauro de Freitas e de um grupo de mães e filhas de santo, para abraçar a ministra Dilma Roussef.
 
  11. Além de pedir as bênçãos do Senhor do Bonfim, as filhas e mães de santo de Lauro de Freitas presentearam a ministra com um pano da costa, símbolo das tradições afro-brasileiras, confeccionado nas oficinas do terreiro São Jorge Filho da Gomeia, em Portão. Moema, que também venceu um câncer, abraçou demoradamente a ministra e comemorou com ela a cura da doença.

  12. "Sei o que significa para alguém esse momento. É um sentimento de vitória que traz energia para muitas caminhadas", disse a prefeita. Moema acompanhou a ministra na visita às Obras Assistenciais de Irmã Dulce e, à tarde, no encerramento da caravana estadual de erradicação do Trabalho Infantil, em Cipó.


  13. As notinhas da assessoria de César Borges:

  14. Na cerimônia de assinatura do termo de concessão da BR- 342 e da BR-116,na manhã de hoje (09) em Feira de Santana,  a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, elogiou o trabalho do senador César Borges (PR) no esforço de trazer benefícios para a Bahia.

  15. "O senador César Borges tem sido um grande parceiro do Governo Federal", disse a ministra, destacando a ação do senador junto ao Ministério dos Transportes, que tem resultado na recuperação e melhoramento das estradas federais na Bahia.
  16. Logo em seguida ao discurso da ministra, o governador Jaques Wagner também reconheceu o empenho do senador César Borges.  Disse que, independente das questões partidárias, é grato por tudo que ele tem feito para o bem da Bahia.


  17. César Borges, convidado da ministra, disse à imprensa que, quando se pensa no interesse e no bem-estar  do povo baiano, a política partidária tem que ficar em segundo lugar. "Há quatro anos, eu venho acompanhando de perto o processo que levou à concessão das BRs 324 e 166 para que sejam recuperadas e duplicadas. A concessão é necessária para que  população baiana conte com estradas boas e seguras".

  18. O Rasta do Pelô não pode dar seu abraço a companheira Dilma, mas, o fará neste sábado, às 10h, quando a ministra estará visitando as obras do Viaduto da Rótula do Abacaxi. Como ele é escritor vai levar um livro de mimo.

  19. O camarada Geddel não mandou nem uma notinha pra nós.

  20. E o prefeito João onde andou? Também com o aumento do IPTU e o nariz de Pinóquio que A Tarde colocou no dito, sumiu do mapa.

  21. Tão dizendo que depois do aumento de mais de 20% do IPTU o pessoal da Guarda Municipal está querendo reajuste salarial nesse mesmo nível.

  22. Essa da Academia de Estocolmo conferir o Prêmio Nobel da Paz a Barack Obama é de um puxasaquismo sem limites.

  24. Mané Zelaya continua hóspede na Embaixada do Brasil em Honduras.

  25. O Grupo Espanhol que controla a Telefônica quer comprar a GVT pela bagatela de R$6.5 bilhões.

  26. Aquele paletó preto de Wagner no Bonfim, santo pai! É branco, meu caro governador. Sapato branco, meias branças, cinto, tudo. É assim que Oxalá gosta.

  27. Perguntar não ofende: será que Walter Pinheiro, ACM Neto e Antonio Imbassahy vão esperar as eleições de 2012 para falar sobre o aumento do IPTU de forma descabida? Depois não fiquem chorando nova derrota.