Classe média vai dizer não a Geddel, em 2010, diante aumento do IPTU
Foto: BJÁ |
 |
Projeto Minha Casa Nossa Vida na Avenida Centenário neste feriado da criança |
Miudinhasa globais:
1. "A vida como ela é" já dizia o pernambucano Nelson Rodrigues. Muitos dos seus contos com esse enredo se transformaram numa série da TV Globo, adaptação de Euclides Marinho, mostrando que as pessoas mudam de comportamento a depender das circunstâncias e não cumprem a palavra dita e honrada. Nelson, então, colhia expressões e situações do cotidiano familiar extraordinárias.
2. Dito isto para clarear a mente dos leitores, eis que o arauto de menos impostos, aquele que durante a campanha de 2004, o então candidato a prefeito de Salvador, João Henrique, infernizava a vida dos jornalistas nas redações pedindo para divulgar pedidos de liminares, petições na Justiça e outras peças, exatamente pregando esse receituário. A população acolheu seus apelos e elegeu-o prefeito.
3. Em 2008, perdido na administração, com uma Prefeitura inchada e atolada em dívidas, foi salvo pelo ministro Geddel que o amparou e o reelegeu-o, fechando o ano de 2007 com a aprovação de um novo PDDU que aqueceria o mercado imobiliário, aumentaria o número de contribuintes e levaria Salvador a um novo tempo. Aliás, foi graças a essa iniciativa que a Prefeitura colheu seu novo slogan, "A Prefeitura de Um Novo Tempo", retirando a participação e aquela marca com pedintes.
4. Agora, o prefeito esquecendo tudo o que prometeu, tudo o que apalavrou nas campanhas, tem aprovado pela Câmara de Vereadores um projeto que aumentará impostos acima da inflação, acima de quaisquer parâmetros, com o objetivo de reorganizar seu caixa e tentar tapar os buracos que ele mesmo criou. Como pano de fundo, mais uma vez, sustenta sua tese na expressão de que, a partir desse momento, Salvador terá um novo tempo.
5. Quem então garantirá isso se o prefeito não cumpre sua própria palavra? Bem, só o tempo dirá se as ações que serão realizadas daqui pra frente darão algum resultado. Pelo exposto até a presente dada pouca gente acredita nisso. Salvador não tem um projeto significativo, expressivo, que salte os olhos, quer na base - saúde, educação, etc- quer em contemporaneidade, em tecnologia.
6. Vive-se uma gestão mediana, amorfa, rotineira, o que é pouco ou quase nada para uma capital como Salvador, a mais antiga capital do país, um ponto de referência internacional por sua cultural e história.
7. Vamos, ainda assim, torcer para que a cidade melhore, que seja capaz de sair dessa mesmice mesmo que seja as custas dessa escorcha fiscal. E que a Prefeitura faça sua parte, reorganize suas finanças, melhore os serviços prestados aos cidadãos e não fique utilizando argumentos de quinta categoria para justificar o injustificável.
**
8. A propósito, fora do comentário, onde estão os adversários do prefeito na campanha de 2008, Walter Pinheiro (PT), Antonio Imbassahy (PSDB) e ACM Neto (DEM) que nada falam sobre esse tema tão relevante para a cidade. Será que vão esperar a campanha de 2012?
9. Ainda sobre a série "A vida como ela é" anuncia-se uma recepção ao presidente da ANP, ex-deputado Haroldo Lima, no Trapiche Adelaide, um dos restaurantes mais chiques de Salvador. Nada demais que isso aconteça se Haroldo não representasse, o que ele mesmo pregava quando deputado do PCdoB, morte a burguesia, abaixo os nobres e outras expressões da lavra comunista.
10. Isso revela como as pessoas mudam de cabeça e comportamento quando chegam a cargos administrativos públicos. Daí que há uma expressão corriqueira no mundo jornalístico que diz o seguinte: - Todos os políticos são iguais. Só são diferentes até o momento em que chegam ao poder. Sentou na cadeira, mudam na hora. É vero, pois.
11. O vereador Téo Senna é ligado ao deputado José Carlos Aleluia. Frequentemente, Aleluia espinafra o governo Lula como predador, repleto de desmandos e outras adjetivações inclusive em relação a política econômica. Téo, estranhamente, defendeu aumento de impostos em Salvador.
12. Essa foi do chefe da Agecom, Robinson Almeida, ao abrir a Conferência de Comunicação: - Hoje é um dia quase completamente feliz.
13. Depois, descobriu-se que o "quase feliz" deu-se por conta do gol do Flamengo ao empatar com o Vitória na prorrogação.
14. A presidente do Sinparo, o Sindicato das Agências de Publicade da Bahia, Vera Rocha, passa o mandato para Paulo Coelho, da Mago, no próximo dia 27.
15. Só lembrando, Paulo Coelho não é o escritor, é o publicitário da Mago.
16. O deputado Carlos Gaban, que é engenheiro, garante que não arrancou o microfone do plenário da Assembleia. Apenas destarrachou-o.
17. Papo furado dizer que o Pronasci vai suspender verbas para a Bahia.
18. Há informes ainda não confirmados de que a ministra Dilma vai dar uma passada no aniversário do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. Só não irá se decidir pelo Cirio de Nazaré, em Belém.
19. O jornalista Borega deixa a Assessoria de Imprensa do PT.
20. Falar em PT, este partido diz que não admite a candidatura de Ciro Gomes em São Paulo com apoio do presidente nem a pau. Marta Suplicy diz que amassou barro para faraó e vai ser a candidata com apoio de Lula.
21. A solução para o trânsito da avenida Paralela é uma linha de metrô ligando o centro da cidade ao Aeroporto, com extensão para Lauro de Freitas e Camaçari.
22. O cartel dos combustíveis de Salvador sacaneou os consumidores colocando gasolina num posto da Paralela a R$1,89 e depois fechou a torneira. Cadê o Ministério Público?
23. Perguntar não ofende: com o fim da profissão de jornalista em nível superior a UFBA vai manter o vestibular para a FACOM?
24. Nada acontece por acaso: a solenidade onde a ministra Dilma Rousseff assinará a concessão da BR-324 e a duplicação da BR-116 acontecerá em Feira de Santana, governada pelo prefeito Tarcízio Pimenta, DEM. Entre Salvador de João e Geddel, e Feira de Tarcízio e Souto, Wagner optou por Feira, ainda que a capital baiana seja a cidade mais importante servida pela BR-324.
25. Não disse que a vida é como ela é.
26. Salvador será sede do III Congresso Brasileiro de Direito Tributário, que se realizará entre os dias 12 e 13 de novembro no Bahia Othon Palace Hotel.
27. O evento promovido pelo Instituto Baiano de Direito Tributário, com o apoio institucional do IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários reunirá, além de Ministros do STJ e autoridades fazendárias, um seleto grupo dentre os maiores tributaristas do Brasil, e com militância atual e grande infl
28. O diretor-presidente do Costa do Sauípe Resorts, Eduardo Giestas, esteve reunido com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. Na ocasião, Leonelli apresentou a nova campanha publicitária da Bahia para o período pré-verão e discutiu temas como o combate à sazonalidade no turismo.
29. O encontro também contou com a participação do presidente eleito da Abav, Pedro Galvão, e empresários ligados ao trade turístico da Bahia.
30. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) realiza nesta sexta-feira, 9, na Câmara de Vereadores do município de Vera Cruz-BA, a partir das 10h, seminário sobre Educação.
31. O evento terá a participação do autor do Piso Salarial Nacional dos Professores, deputado Severiano Alves (PMDB-BA), que fará palestra sobre o tema:
Educação Direito de Todos. 32. Severiano vai falar sobre o Piso Salarial dos Professores, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e também das novas perspectivas para a educação no Brasil.
33. Da leitora Bia Nascimento: - O mundo todo está globalizado e é também por causa disso que o Brasil foi escolhido para Copa e as Olimpiadas e agora os "peso pesados" da propaganda falando em regionalização. É de doer. Prefiro o peso leve Marco Gavaza que consegue ver as coisas como elas são mesmo.
34. O diretor de teatro Fernando Guerreiro, que tem no currículo espetáculos de sucesso como A Bofetada e Os Cafajestes, é o convidado do Curso de Eventos da Unifacs para o Projeto Bate-Papo.
35. Durante o encontro que será realizado na próxima quarta-feira (14), às 19h, no auditório do Campus Iguatemi da universidade, Guerreiro vai falar sobre produção cultural. O evento é gratuito e aberto ao público, mas, como as vagas são limitadas, os interessados devem se inscrever através do e-mail
[email protected].
36. A ministra Dilma Rousseff convidou o senador César Borges, PR, da base do governo federal para os encontros que terá na Bahia.