Foto: Alexandre Augusto |
![]() |
Em Sorrento, na Costa Amalfitana, Itália, taí um lugar bom para um trago |
2. Ele criticou principalmente o comportamento de oposicionistas que mostraram "descontrole e faltaram com o decoro parlamentar", ao arrancar microfones da tribuna do plenário e usar palavras desrespeitosas dirigidas a colegas da base do governo.
3. "Só temos que lamentar o dia de ontem e a madrugada de hoje, porque alguns deputados feriram o decoro e tiveram um comportamento incompatível com o exercício parlamentar", protestou o líder governista.
4. Em seu pronunciamento nesta tarde, Pereira afirmou que os tempos mudaram em favor da afirmação da democracia, a partir da eleição do governador Jaques Wagner e do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo.
5. "Vivemos um tempo de liberdade, transparência e democracia, em que lideranças dos movimentos sociais e sindicais e dos servidores públicos passaram a frequentar constantemente esta Casa trazendo as suas reivindicações, recomendando emendas aos parlamentares, diferentemente dos governos passados, que não permitiam sequer a correção de erros ortográficos.
6. Agora, vamos a versão da Oposição. O deputado estadual Carlos Gaban (DEM) disse hoje (7) que o governo Jaques Wagner (PT) quer transformar a Assembleia Legislativa em mais uma de suas secretarias.
7. "O que vimos acontecer ontem e madrugada de hoje, com o governo tentando calar de vez a oposição nas comissões técnicas e não aceitando a saída de partidos da sua base, foi um gesto que revela o caráter autoritário do Executivo e a submissão a que está exposta a Assembléia", salientou Gaban.
8. Ele afirmou que retirou o microfone da tribuna do plenário, na sessão que só terminou na madrugada, para provocar uma "reflexão" na Casa. "A coisa foi tão absurda que havia dois assessores da Secretaria de Relações Institucionais dando ordens e recomendações a deputados. De modo que achei necessário tirar o microfone para que pudéssemos refletir sobre o estado de submissão do Legislativo ao Executivo", salientou.
9. Só lembrando aqui com meus botões o microfone foi arrancado quando deveria ser destarrachado. Pelo exposto não houve muitos danos materiais, apenas morais.
10. O presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), que esteve no olho do furacão, ontem e madrugada de hoje, praticamente não dormiu. Às 7h, ao lado do Procurador Jurídico da ALBA, Graciliano Bomfim, embarcou para Brasília onde manteve audiências na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Advocacia Geral da União e Receita Federal para tratar da antiga questão do Imposto de Renda de deputados e ex-deputados.
11. Assunto antigo mas que tem uma dívida imensa, segundo a Receita, porque os nobres deputados não recolheram o IR que deveriam. Daí que, também, tem um grupo de ex-deputados que não consegue dormir de verdade temendo o Leão.
12. Em defesa da vida e contra o aborto, o vereador Joceval Rodrigues (PPS) requereu para esta quinta-feira (8), às 15h, uma sessão especial para comemorar o Dia Nacional pelo Direito à vida.
13. "Com esta sessão, pretendemos celebrar a vida em todas as suas etapas. A vida, desde o momento de sua concepção no útero materno, possui essencialmente o mesmo valor e merece respeito, como em qualquer outro estágio da mesma existência. É inadmissível a sua interrupção", enfatiza Joceval.
14. Como proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi instituída a Semana da Vida para o período de 01 a 07 de outubro. "O Dia pela vida" já é celebrado em muitos países do mundo. A CNBB, em reunião do Conselho Permanente, em novembro de 1999, oficializou o dia 08 de outubro como o "Dia Nacional pela vida". A data foi escolhida por estar na semana da criança, comemorada em todo o país, e por marcar o Dia do Nascituro.
15. Joceval é considerado o Bassuma da Câmara de Salvador.
16. Uma manifestação pelas ruas do centro da cidade, pedindo políticas públicas para os negros, será realizada no dia 17 de novembro, no mês da Consciência Negra.
17. O anúncio foi feito por Walter Altino, um dos coordenadores do Fórum de Combate à Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho, durante audiência pública na Câmara Municipal de Salvador.
18. A notícia antecipada na audiência pública intitulada "Onde estão os Negros no Mercado de Trabalho?", requerida e dirigida pelo vereador Gilmar Santiago (PT), na manhã desta quarta-feira (7), no Centro de Cultura da Câmara, reforçou o engajamento do fórum no debate aberto com a cidade sobre a questão racial.
19. No comércio de Salvador posso garantir que na Farmácia Santana tem uma quantidade enorme de negros. Mas, é excessão.
20. Natural de Cachoeira, interior da Bahia, o promotor da igualdade e da cidadania, Almiro de Sena Soares Filho, foi homenageado na terça-feira (6) à noite, na Câmara Municipal, com o Título de Cidadão da Cidade de Salvador, graças às contribuições sociais realizadas pelas atuações no Ministério Público e na área da educação.
21. A Bahia realiza a Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Comunicação.
Nesta quinta, 8, no Fiesta, haverá uma coletiva de imprensa sobre o lançamento da Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Comunicação.
22. Participam o Assessor Geral de Comunicação Social da Bahia, Robinson Almeida, representando a Comissão Organizadora da Etapa Estadual pela Sociedade Civil, Nilton Lopes, e representando a Comissão Organizadora da Etapa Estadual pela Sociedade Civil Empresarial, Roberto Coelho.
23. O evento acontece entre os dias 24 e 25 de outubro, na Fundação Luís Eduardo Magalhães - FLEM - Paralela, a Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Comunicação.
24. Seguindo o pioneirismo, o Governo da Bahia convoca a Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, via decreto nº 11.705 de 14 de setembro, publicado no Diário Oficial do Estado. Esta etapa, única com respaldo para eleger delegados, acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, em Salvador.
25. O Vice-Prefeito de Feira de Santana, Paulo Aquino, recebeu, hoje à tarde (7/10), em seu gabinete, a visita de duas turmas de formandos dos cursos de Pedagogia e Administração de Empresas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), oportunidade em que formalizaram convite e deram conhecimento a uma homenagem que será prestada a Aquino.
26. Paulo Aquino está entusiasmado com a política.
27. Essa dos guardas municipais cobrando da Prefeitura do Salvador horas extras de trabalho deve ser brincadeira.
28. Procuraram o líder do PT, Paulo Rangel, com uma lupa nas tumultuadas sessões de ontem e hoje de madrugada e ninguém conseguiu achá-lo. Santo pai!
29. A lupa também percorreu o plenário a procura dos deputados Ronaldo Carleto (PR) e Marizete Pereira (PMDB) e nada.
30. Agora, esperto foi o deputado Emério Resedá. Lá não pisou os pés porque seria obrigado a dizer que ingressou no PDT. Poderia, assim, haver mudança nos cálculos das comissões.
31. Nesta quarta-feira, 8, reinou a paz na Assembleia. Previsão de novos embates só na próxima terça-feira, data de votação do subteto.
32. O Tribunal de Contas dos Municípios, em sessão realizada nesta quarta-feira (07), rejeitou as contas da Prefeitura e da Câmara de Chorrochó, sob responsabilidade de Humberto Gomes Ramos e Eusébio Araújo Santos, respectivamente, referentes ao exercício de 2008.
33. O relator, conselheiro Raimundo Moreira determinou formulação de representação ao Ministério Público contra os gestores e, em virtude das irregularidades descritas no parecer, imputou ao prefeito multa de R$ 15 mil e ressarcimento aos cofres públicos municipais de R$ 2.074,84 com recursos pessoais, em função do pagamento de taxas bancárias sobre a emissão de cheques sem fundos.
34. Que gestores esses de Chorrochó!
35. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com todas as ambulâncias de prontidão para atender à população, durante o feriado prolongado referente ao dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil).
36. Três delas estarão em Lauro de Freitas e mais três na Ilha de Itaparica, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) marítima. Com o intuito de agilizar o socorro às vítimas, o Samu conta também com cinco motocicletas para circular em locais de difícil acesso. O telefone gratuito é o 192.