Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEM WAGNER E SOUTO, "GUERRA" DE PALANQUES EM CAMAÇARI NÃO ACONTECEU

A Educação no Nordeste é um horror e somos campeões do analfabetismo
28/09/2009 às 21:22
Foto: BJÁ
Novo modelo de out-door usado na Avenida Paralela na Prefeitura de Um Novo Tempo
  Miudinhas globais:

  1. O pré-anunciado embate político com três palanques distintos (Wagner, Souto e Geddel) nos 251 anos de emancipação política de Camaçari, que aconteceu nesta segunda-feira, 28, não ocorreu. O presidente Lula da Silva deu posse nesta mesma data ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em cerimônia no Itamaraty, em Brasília, e o governador Wagner compareceu ao evento.

  2. Padilha fez elogios a Wagner, ele que fora Chefe de Assuntos Federativos quando o governador baiano exerceu a titularidade desta pasta, se manteve com Tarso Genro e José Múcio Monteiro, a quem substituiu, e disse que essa continuidade e o aprendizado com Wagner, o levaram, agora, a ser ministro. 

  3. O ex-governador Paulo Souto também não foi a Camaçari. Permaneceu esta segunda-feira em São Paulo, onde presta consultorias a empresas, e se recupera de uma infecção intestinal, provavelmente, de um "maldito" peixe servido no Restaurante da Assembleia, no último dia 23. Retorna a Salvador nesta terça-feira, 29.

  4. Já o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, esteve em Camaçari para participar da festa. No palanque montado pelo PMDB local, estavam presentes também os deputados estaduais Leur Lomanto Jr., Luciano Simões, Virgínia Hagge e Ferreira Ottomar, que é natural da cidade, e o secretário estadual do partido, Genebaldo Correia.

  5. O ministro e os deputados saíram da sede do partido, em Camaçari, e caminharam até o palanque montado na Avenida Radial A, onde os desfiles, que duraram mais de três horas, foram realizados.


  6. O senador César Borges (PR), em entrevista durante o desfile cívico pelos 251 anos de Camaçari, disse que o município quer voltar a crescer.

  7. "Quando eu fui governador da Bahia, eu despachava sempre aqui em Camaçari. Fizemos a Ford, que fomentou a duplicação do PIB do Estado, trouxemos a Monsanto, as fábricas de pneus, investimos na educação, construindo o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
 
  8. E hoje como está o desenvolvimento econômico e social de Camaçari?",  indagou o senador.

  9. Para César Borges, o aniversário de emancipação deve ser um momento de reflexão sobre que destino a população quer para Camaçari. "Passamos , há pouco, pela frente do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Pelo estado em que se encontra a fachada da escola, pode-se ter uma idéia do nível de importância que o governo tem dado para a educação em Camaçari e em todo o Estado".  

  10. O secretário da Fazenda estadual, Carlos Martins, comparece às 11h desta terça-feira à audiência pública de prestação de contas do segundo quadrimestre do ano (meses de maio a agosto) e terá uma boa chance de revelar os dados sobre o desempenho da economia do Estado.

  11. Martins tem recebido muitas críticas dos parlamentares de Oposição e a base governista o defende acanhadamente, talvez por falta de assessoramento com dados da Sefaz. 

  12. Informações da Agecom dão conta de que a previsão mensal para arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal tributo estadual, feita pela Secretaria da Fazenda, mostra que, este mês, o montante deverá chegar a R$ 832,5 milhões, o que representa um incremento de 1,1% em relação ao mês de agosto deste ano.

  13. Para o secretário da Fazenda, Carlos Martins, o crescimento sustentado da arrecadação é uma tendência cada vez mais consolidada. 
 
  14. Ainda de acordo com o secretário, outro exemplo da recuperação da economia baiana é o resultado do PIB do Estado que, pelo segundo trimestre consecutivo, apresentou crescimento de 0,6%.


  15. Entre os segmentos, o comércio varejista teve um incremento de 3,8% no último trimestre, sendo a indústria de transformação, com uma retração de 7,3%, o segmento que obteve o desempenho mais tímido.

  16. Vê-se, portanto, que o crescimento é lento e longe dos valores alcançados em 2008. A Oposição diz que a Sefaz está sem capacidade de reação e não apresenta programas que sejam capazes de modificar esse quadro. Mas, caberá ao secretário analisar a questão nesta terça, na Comissão de Finanças da ALBA.

  17. Antes que a sessão da ALBA caísse por falta de quórum nesta segunda-feira, 28, o deputado Álvaro Gomes (PCdoB) condenou a atitude da Polícia que, em alguns municípios baianos, "está agindo de forma incorreta". 

  18. Álvaro, que é um dos mais destacados defensores do governo, situou que a Polícia não pode estar "a serviço do Bradesco e espancando trabalhadores". Como sempre, o deputado condenou a atitude dos banqueiros que não atendem os pleitos dos trabalhadores e são gananciosos.
   

  19. O deputado comunista também não gostou da matéria do Jornal A Tarde de hoje, que noticia a "inutilidade" dos projetos da ALBA priorizados pelos deputados. "Tenho projetos importantes nesta Casa e se mais não produzo é porque os parlamentares não se empenham em aprovar os seus próprios projetos". Só na área de favorecimento da população e dos bancários Álvaro citou uns dez.

  20. O deputado Gildásio Penedo (DEM) reconhece a falta de produtividade da Assembléia para a produção de projetos de interesse da população. Ele justifica a situação nas atuais restrições da Constituição, que não permite que os parlamentares elaborem projetos que tragam ônus financeiro para o Estado.


  21. "Precisamos de uma resposta expressiva para esta situação aprovando a PEC 111, que já está na ordem do dia, e acaba com esta restrição. É um nó que estrangula a capacidade de legislação da Assembléia", argumentou.   

  22. Aí o deputado Gilberto Brito pediu verificação de quórum da presente sessão. Só tinham seis presentes: Gilberto, Gildásio, Isac, Álvaro e Fernando Torres. A presidente em exercício, Maria Luiza, fechou o pano.

  23. O ditador da Venezuela diz que sua candidata a presidente do Brasil é Dilma. Santo pai!

  24. A assessoria de imprensa de César Borges precisa parar de divulgar informes de um tal Instituto Farani em que ele vence as eleições para sernador, se as ditas fossem hoje. Quando sair o Ibope vale a divulgação.

  25. Pelé diz que apoia o Rio para ser sede da Olimpíada, em 2016. Vai zebrar.

  26. O presidente Obama vai defender a candidatura da cidade de Chicago viajando para Copenhage. É um peso pesado. Será que o presidente dos EUA vai correr esse risco sem saber, nos bastidores, o resultado desse jogo!

  27. A Bahia é o estado que tem mais analfabetos no Brasil por grupos de 100.000. São 1.848. Depois vem SP, com 1.514. Minas é o terceiro com 1.320. Ceará o 4º com 1.180. O quinto é Pernambuco com 1.138.

  28. Em proporção na idade da escolaridade o 1º é Alagoas com 25.72%; Piaui com 24.37%; Paraiba com 23.48%; Rio Grande do Norte com 19.95%; Maranhão 19.49: Cedará 19.04%; Pernambuco 17.87%; Bahia 17.30%; e Sergipe com 16.95%. 

  29. Ou seja, o Nordeste é um horror onde se pisa.