Artigo de Antonio Risério em A Tarde arrasa com o secretário Nelson Pelegrino
Foto: BJÁ |
|
Belíssimo domingo em Salvador com a melhor praia da cidade bombando, o Porto da Barra |
Miudinhas globais:
1. A pré-campanha política para governador do Estado segue neste final de semana, com uma baixa devido a problemas de saúde do ex-governador Paulo Souto, o qual, teve uma infecção intestinal após almoçar no restaurante da Assembleia, na última quarta-feira, 23, e internou-se em São Paulo onde presta consultoria a uma empresa, e os outros dois candidatos na estrada.
2. O governador Wagner esteve no sábado em Itagi para reinaugurar a Praça São José, localizada no centro da cidade, dentro de sua política de percorrer todos os municípios do estado. Neste domingo estará no Estádio de Pituaçu participando do lançamento do programa "Virando o Jogo", da Sudesb, um campeonato interbairros de Salvador.
3. Já o ministro Geddel Vieira Lima neste sábado, 26, participou de um encontro com representantes do PPS e está confiante de que, este partido, preliminarmente anunciado como integrante da coligação DEM/PSDB se alinhe com sua candidatura. Tudo é possível. Em nota, o PPS confirmou que, ainda não fechou com ninguém. Ou seja, aquela aliança com o DEM/PSDB era papo furado.
4. Neste domingo, Geddel vai a Teixeira de Freitas participar do 14º Encontro Regional do PMDB. Até o final de outubro concluirá essa agenda de encontros finalizando-os, provavelmente, em Feira de Santana. Em novembro, o PMDB fará seu encontro nacional em Brasília, meados deste mês, e Geddel quer se apresentar oficialmente como candidato a governador da Bahia.
5. Os comentários de bastidores, neste sábado, davam conta de que o almoço de Souto com a bancada da Oposição na ALBA foi produtivo. Mas, a comida, derrubou o candidato. Ao chegar em SP, onde presta uma consultoria, Souto foi internado na quinta-feira à tarde no Hospital Sírio Libanês. Se recupera bem, porém, o fim de semana político foi para o espaço.
6. Dentro do Colóquio comemorativo de 50 anos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), a Editora da Universidade Federal da Bahia promove o lançamento de duas obras.
7. O poder dos candomblés: perseguição e resistência no Recôncavo da Bahia, de Edmar Ferreira Santos, conta como a prática do Candomblé na região de Cachoeira, na Bahia, nas primeiras décadas do século XX, foi reprimida por imprensa e pela polícia. O livro mostra o papel destas duas instituições na construção da imagem da cidade como "a cidade do feitiço", traçando uma geografia histórica, afro-religiosa e analítica do local.
8. África negra: história e civilizações - Tomo I (até o século XVIII), de Elikia M'Bokolo, cobre o período menos conhecido da história africana e um dos mais difíceis de abordar. Tratando de origens e antiguidade das civilizações africanas e de uma ampla escala de análise, este é um livro de história reflexivo e crítico.
9. Três empresários bastante conhecidos da Bahia morreram neste final de semana: Alberto Jesuino Avena, 83 anos de idade; Jorge Bonfim, 50 anos; e Edson Cabral Ribeiro.
10. Alberto Avena era irmão de Iolanda Pires e foi um dos integrantes da comissão de finanças da campanha de Waldir Pires, seu cunhado, em 1986, ao lado de Roberto Coelho e Sérgio Amado.
11. Edson Cabral integrava a geração de empresários que comandava as empresas de segurança na Bahia dirigente do Sindicato das Empresas de Segurança e personalidade bastante influente no grupo. Vinha lutando contra o câncer há anos.
12. Jorge Bonfim era conhecidíssimo do ramo de locadora e concessionária de automóveis e na área de prestação de serviços. Foi também diretor da Associação Comercial e Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.
13. O ministro Carlos Lupi fala em Paris na segunda-feira sobre o enfrentamento da crise internacional. Agora vai. Depois, voa para a Bahia à solenidade de filiação do presidente da ALBA, Marcelo Nilo, no PDT.
14. O PT e o PMDB nacionais têm agenda programada para outubro após a viagem de Lula ao exterior. A proposta é fechar um acordo com o PMDB na vice do candidato de Lula (Dilma) à presidência da República. Um Grupo de Trabalho já foi constituido e analisa as alianças em cada estado.
15. Veja como anda pra trás o ensino básico no Nordeste. Na Bahia, então é uma lástima. No geral, o NE tinha 16.619.605 alunos matriculados em 2009 e agora conta com 16.051.957. Uma perda de -3.4%.
16. É a maior taxa de perda no país. No Norte, incluindo a Amazônia -0.5%; no Oeste - 0.9%; no Sul -1.6%.
17. Os banqueiros ofereceram 4.5% de reajuste aos bancários. Os trabalhadores querem 10% e outras vantagens. O impasse será debatido na segunda-feira, 28, com os bancos fechados.
18. Na segunda, encontro da Frente Contra Criminalização das Mulheres pela Legalização do Aborto, no Centro Cultural da Câmara, 19h, centro de Salvador.
20. O artigo de Antonio Risério em A Tarde, neste sábado, deixou Nelson Pelegrino nú. Santo pai! Que caqueirada. A neta de Ana Montenegro, ícone baiano na luta contra a ditadura, anarquisou o secretário da Justiça.
21. E ainda manou um recado para o deputado "bolsa ditadura".
22. Uma substituta de professora do ensino médio na Bahia ganha R$15,00 por aula. Capilé que é pago pelos professores. Cadê a APLB?
23. Sucom autua agências bancárias irregulares. Puro factóide. Vocês se lembram de ação idêntica proibindo a fala dos 15 minutos? Pois dito, não deu em nada. No BB do Itaigara, só pra citar um exemplo, espera-se pelo menos 40 minutos numa fila, ainda que sentado.
24. Pelo menos os bancos mudaram a estratégia: dão cadeiras para os clientes e água.
25. A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, nomeou a filha do senador Epitácio Cafeteira, compadre do "home", Janaina Cafeteira, para Assessora de Assuntos Especiais, o popular Aspone. Vale R$7 mil por mês lá na Sarneylândia.
26. Os shoppings já fazem as contas e querem faturar 6% a mais do que em 2008 com o Dia das Crianças.
27. A Editora Record vai dobrar a sua produção de livros para 10 milhões de exemplares, em 2011. Entra numa linha mais popular a preços que a classe C possa consumir.
28. Pegou mal essa declaração de Ciro Gomes dizendo que José Serra É "mais feio na alma do que no rosto". Essa arrogância de Ciro é que atrapalha a sua vida. O camarada parece que tem um rei na barriga.