Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EFEITO CIRO: PALANQUE FRACO DILMA NA BAHIA PREJUDICA REELEIÇÃO WAGNER

Depois do pugilista Popó no PRB, o cantor Jerônimo ingressa no PSB
23/09/2009 às 21:20
Foto: BJÁ
Abandono: cidadão esquálido, desnutrido, padece na calçada da Marques de Caravelas, Barra
  Miudinhas globais:

  1. As lideranças nacionais do PSB admitem que se o cenário demonstrado na pesquisa CNI/IBOPE continuar favorável ao deputado Ciro Gomes (PSB-CE), no decorrer do processo, sua candidatura à Presidência da República será inevitável. Comentamos, na terça-feira, 22, a provável mexida na arrumação baiana com modificações na candidatura Lídice da Mata, hoje, pretendente ao Senado na chapa encabeçada pelo governador Wagner.

  2. Hoje, vamos falar do próprio Wagner e da hipótese de Ciro manter uma dianteira em relação à ministra Dilma Rousseff provocando, assim, uma perda de ânimo no palanque Lula/Dilma. Ora, se isso acontecer, será ruim para à reeleição de Wagner, o qual, não teria um palanque forte e hegemônico na Bahia, sem apoio do PSB e PV e sujeito a migrações de um eleitorado que, até por falta de opções, votaria no governador.

  3. Em política, nada pode ser descartado, com palanques para Ciro/Lídice/Lula e também para Marina/Gilberto Gil/Juca Ferreira. Não que esses dois últimos tenham votos expressivos, mas, porque um foi ministro da Cultura de Lula e outro o substituiu e é o titular. Essas novas engenharias, se concretizadas, farão um enorme estrago na candidatura Wagner, porque, embora todas essas pessoas o apoiem à reeleição (Lídice, Juca, Gil, etc) o eleitorado se atrapalha bastante com tais movimentos.

  4. O que fazer para conter esse provável e novo cenário? Nada. Há uma movimentação, o que chamamos em marketing político, de curvas ascendentes e descendentes, assim como numa montanha russa, que estão em ebulição e ainda não se estabilizaram. Marina, que começou com 3% nas pesquisas, já está com 8% e tendência ascendente. Serra e Dilma em descendência. E Ciro, ascendência.

  5. Há, pois, um momento de estabilização lá adiante que será decidido pelas cúpulas partidárias e pelo eleitorado. Por enquanto, a cúpula optou por Dilma, mas, o eleitorado, não. No PSDB, a cúpula ainda não se entendeu perfeitamente e o eleitorado começa a migrar. PV (Marina) e PSB (Ciro) estão de bem com a cúpula e o eleitorado.

  6. O ideal para Wagner seria um palanque forte de Dilma com Lula. Mas, o presidente, a essa altura da reflexão, não pode desprezar a figura política de Ciro e parece improvável esse palanque forte e único com Dilma, em todo território nacional. Pernambuco, por exemplo, tem um governador do PSB, Eduardo Campos. E agora? Campos apoiaria um candidato do PT à sua sucessão ou do PSB?
    7. "Vamos continuar conversando. Entendemos que a liderança do processo sucessório do presidente Lula é do presidente Lula", disse ele a jornalistas depois de participar de evento sobre pré-sal, em BSB, situando que, se a realidade for essa, vamos ter mais uma candidatura (além da candidatura de Dilma)", acrescentou. 

  9. A essa altura, o governador Wagner também só tem que esperar e conversar. Sua situação é mais simples do que a Campos, porque, até diante de sua amizade com Lula e por pertencer ao PT, em tese, só deve admitir uma candidatura à presidência. Volta-se, então, ao início do novelo, com a pergunta posta acima: E se o palanque de Dilma/Lula se enfraquecer na Bahia por conta da onda nacional?

  10. Por essa variável, até pouco tempo, o PT e Wagner não esperavam, ele que precisa, além disso, fortalecer-se a sí próprio melhorando a performance do seu governo. O tempo é curto e com essa nova engenharia pela frente.

  11. Estudo de pesquisa qualitativa recente feito pelo PMDB, partido que monitora os passos de Wagner (e também de Souto) há indicadores precisos de que a população baiana já colocou em seu imaginário que o governo Wagner é lento (wagareza numa corruptela do moleza de Waldir) e Geddel já está explorando o contra-ponto de ser ágil, dinâmico, com reforço de Lula, o qual, o citou como um ministro com essa têmpera.
 
  12. No entendimento do pessoal de marketing de Geddel, não haveria mais tempo de uma reação de Wagner no item dinamismo, até porque, o governo tem até abril de 2010, (7 meses) para percorrer todo território baiano propagandeando os feitos governamentais, e até julho (9 meses) para fazer propaganda nos meios de comunicação de massa.

  13. A partir de 7 de julho 2010 todos candidatos viram japoneses e vale só os horários partidários. Agora mesmo, os comerciais do DEM mostraram que o governo Wagner está vulnerável, mesmo com toda propaganda na TV. E como! Tanto que recorreu à justiça eleitoral para retirar filmetes do ar. Essa é uma outra variável. 

  14. Concluindo: todos esses novos movimentos fazem com que, a inteligência da candidatura Wagner repense alguns procedimentos e táticas. Lula continua sendo o espelho. Óbvio. Mas, deve-se incrementar ainda mais o dever de casa, avançar em conquistas pessoais, porque o espelho tem novas faces nacionais em cena e que, nem sempre, ajudam nas campanhas regionais.

  15. A Associação Cultural Ilê Aiyê convida para a missa de sétimo dia em memória de Mãe Hilda, matriarca do terreiro Ilê Axé Jitolu. A celebração ocorrerá na Igreja do Santo Antonio do Carmo no dia 25 de setembro, sexta-feira, às 7horas.

  16. Sai Varela e entra Popó. O PRB está bem servido.

  17. A Prefeitura de Salvador encontrou um nome bacana para arrochar o contribuinte: Projeto Tributário Solidário. Não há SEFAZ alguma no mundo solidária.

  18. A bancada de oposição se reuniu com o ex-governador Paulo Souto (DEM) na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 23. Souto almoçou no restaurante da Casa e houve uma romaria.

  19. Ao comentar os rumores de que o deputado federal João Almeida (PSDB) seria o candidato a vice na sua coligação, Souto considerou "um absurdo tratar neste momento de formulação da chapa majoritária, pois a fase é de agregação de partidos".


  20. Indagado se, nesse caso, a própria cabeça da chapa estaria em aberto, o ex-governador explicou: "O que é certo é que a coligação vai apresentar uma candidatura a governador, e hoje, para minha enorme satisfação, todos admitem que meu nome é natural para essa posição".


  21. Souto reiterou críticas ao governo Wagner "nas áreas essenciais da segurança pública, saúde e educação" e disse que as pesquisas não o preocupam no momento. Revelou, no entanto, sastisfação porque todas elas mostram "uma tendência oposicionista" no eleitorado baiano.   


  22. Além do Secretário Edmon Lucas, também estarão se filiando ao PSB, na próxima sexta-feira (25), o cantor Jerônimo e o médico Joas Meira, de Vitória da Conquista. O ato será às 18h30 no Hotel da Bahia, no Campo Grande e contará com a presença das lideranças do partido no Estado.

  23. Depois de uma cirurgia feita na última sexta-feira (18) para retirada de um projétil da cabeça, o presidente da APLB de Porto Seguro, Álvaro Henrique Santos, 28 anos, que estava internado no Hospital São Rafael, não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde desta quarta-feira (23).
  
  24. Na quinta-feira (17) à noite, quatro homens armados invadiram o sítio da mãe de Álvaro na localidade conhecida como Roça do Povo. Os bandidos mantiveram reféns a mãe e o irmão do sindicalista e os obrigaram a ligar para Álvaro Henrique. Quando ele chegou ao local, acompanhado do amigo Elisney Pereira, 31, que também foi assassinado.

  25. Os professores baianos estão querendo saber qual a postura da APLB, até agora, considera tímida.

  26. A presidente do PT Salvador, vereadora Vânia Galvão, questionou a acusação feita pelo deputado federal ACM Neto de que o PT estaria censurando a campanha televisiva em que o Democratas fazia críticas ao governo Jaques Wagner (PT).

  27. De acordo com Vânia, o Partido dos Trabalhadores obteve de forma legal uma liminar no Tribunal Regional Eleitoral
que suspendeu a veiculação da referida campanha.

  28. "ACM Neto não tem legitimidade para falar em censura.
A família dele, assim como seu partido, o DEM, foram inquisitores na ditadura militar e implantaram a censura no nosso país. O PT tem o legítimo direito de questionar na justiça uma propaganda enganosa, inverídica e mentirosa, como a que estava sendo veiculada." argumentou Vânia Galvão.


  29. Com 500 espécies catalogadas, a Bahia é o terceiro maior produtor de
orquídeas do Brasil, estando atrás apenas dos estados do Espírito Santo e
Pernambuco. Para divulgar essa rica diversidade e celebrar a entrada da
Primavera, acontece entre os dias 25 e 27 a II Mostra de Orquídeas de
Salvador, no Palacete das Artes do Museu Rodin, no bairro da Graça.

  30. A iniciativa é da entidade Orquidófilos Baianos Associados (Oba) e conta com
o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura,
Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

  31. No espaço, estarão sendo comercializadas seis mil orquídeas de diferentes
variedades, cores e perfumes, que variam de R$ 5,00 a R$ 100,00. São mais
de 200 variedades expostas.

  32. "A idéia é desmistificar o fato de que a orquídea não é acessível à população renda, que é difícil manejo", declarou a presidenta da Oba, Cristina Guerreiro Soares.
Estima-se que a Bahia produz cerca de 300 mil dúzias de flores tropicais.