Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INTERNET E PERDA DE CIRCULAÇÃO MUDAM PROJETO EDITORIAL DE A TARDE

Le Soleil polui áreas verdes da Avenida Paralela e desrespeita Salvador
29/08/2009 às 22:21
BJÁ
Suplemento Cultural circulou pela última vez neste sábado
  Miudinhas globais:

  1. Já está circulando o jornal A Tarde, o mais importante veículo de comunicação impresso diário da Bahia e também o de maior circulação, com seu novo formato gráfico e editorial por imposição das novas tendências do mercado ditadas pela ascensão das plantas multimidias, especialmente as páginas do "new web journalism" que, estão provocando uma revolução mundial nas comunicações, e impondo uma queda de aceitação dos meios impressos.
 
  2. Na Bahia, não poderia ser diferente. Este provavelmente será o maior desafio de A Tarde em sua história de quase 90 anos de existência porque se trata de um movimento que está democratizando a informação de tal maneira, na capital e no interior, que ainda não dá pra medir o que acontecerá.

  3. Mas, o novo projeto do jornal, enxugando sua planta editorial com fim de vários suplementos, indica que, além dos planos gráfico e editorial, pesa o custo industrial. Este é um fator pouco lembrado ao público, mas, quem trabalha no meio sabe o que representa custos dolarizados de papel, tinta e insumos gráficos. 

  4. E, evidentemente, o mais importante de tudo, a percepção de mudança de conteúdo a ser apresentado daqui pra frente uma vez que o meio impresso deixou de ser uma referência inicial às notícias e reforma gráfica, mesmo com estudos e análises apurados, servem pouco ou quase nada.  

  5. O leitor está pouco se importando com isso porque jornal não tem a dinâmica da TV, imagens de gols e crimes, e a internet, além de ser mais ágil do que qualquer ambiente, tem tudo isso para ele e de graça. Daí que, a notícia no impresso necessita de um aporte adicional de conteúdo, exatamente para que seja atraente e lhe ofereça uma interpretação diferenciada que, nem a TV; nem a internet oferecem.

  6. A Tarde já tinha esse diferencial com uma série de suplementos (Rural, Cultural, Informática, Turismo, Muito, etc), mas, muitos deles serão absorvidos pelo Caderno 2+ exatamente para enxugar a planta industrial perdulária, sem fins lucrativos, uma vez que o mercado publicitário baiano sempre foi tímido para dar suporte a tudo isso. E aí, não tenha dúvidas, haverá demissões de profissionais.

  7. Um exemplo disso foi o suplemento Cultural que circulava aos sábados. Criado por Jorge Calmon com Adinoel Mota Maia, no início da década de 1990, nunca conseguiu ter anúncios como, por exemplo, o Prosa & Verso de O Globo. Porque? Por que a Bahia sequer tem uma editora comercial, todo mundo vive empendurado na Lei Rouanet, não existe produto literário nacional, e, portanto, ninguém anuncia.

  8. Era um produto diferenciado para o leitor? Sem dúvida. Mas, sempre deu prejuízo a empresa, a qual, observa o lado do cliente sem perder de vista o comercial. O suplemento Rural é a mesma coisa. Existe há anos. Mas, agora que o agronegócio está embalando na Bahia. E, como se trata de um produto muito específico envolvendo máquinas e equipamentos, os anunciantes e produtores preferem outros veículos.

  9. A revoluação do ambiente internet vei pra ficar e tem se desdobrado em segmentos os mais variados possíveis. Como já visto nos Estados Unidos e na Europa, e também na Ásia, sobretudo no Japão e na Coréia do Sul, o meio impresso tomou um baque extraordinário. Hoje, os grandes veículos dos EUA (NYT, Whashinton Post, Los Angeles Times, etc) estão organizando uma corporação para organizar o ambiente internet como valor agregado, assim como surgiram as agências AP, EFE, etc, cobrando serviços mundiais.

  10. A Tarde já faz isso com sua Agência on-line e parte para essa nova investida no meio impresso que vai ser mudança e tanto. Não se faz omelete sem quebrar ovos. A expectativa na redação e outras áreas da empresa é grande, nesta segunda-feira, 31 de agosto. É o último dia do agosto negro.

  11. Gostaria muito de saber se esse Cirque Le Soleil quando arma sua tenda em Montreal ou em Paris sai colocando placas de propaganda sobre a grama de avenidas e pendurando cartazetes em postes? Em Salvador, como aqui tudo pode, até vender jaca nas ruas e jogar os caroços no chão, é isso que o Le Soleil também faz. 

  12. Outro detalhe: o estacionamento para o espetáculo do Le Soleil custa R$20,00 preço único. É uma anarquia e falta de respeito ao consumidor impressionantes. Quem explora o estacionamento, sem calçamento, no barro, acha que todo mundo que vai ao Le Soleil é rico.

  13. O pessoal tá querendo saber quem pagou o bufett da solenidade que conferiu o título de Cidadão Baiano ao prefeito de Mata de São João. Esse, sim, foi uma coisa de rico. A Assembleia diz que não foi ela.

  14. Ficou para domingo à noite o encontro do presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, com a deputada Lidice da Mata, do PSB.

  15. Paulo Okamoto, ex-presidente do SEBRAE, amigo de Lula, vai receber um capilé enorme como "anistiado político".

  16. Aqui na Bahia tem um deputado federal que se gaba muito de ter combatido o golpe de 1964, mas, também recebe "dividendos políticos". É a mesada revolucionária.

  17. Brincadeira tem hora e data marcadas! Essa de hospitais particulares em crise é uma grande piada. O Hospital Espanhol está inaugurando a ampliação de sua planta com um enorme prédio; e o Hospital Português já comprou a metade da Princesa Leopoldina. Agora, querem isenções de impostos.

  18. Vai, procura um hospital particular para se internar e pede uma isenção pra ver o que acontece.

  19. A professora Jaqueline Carvalho, da dança do Malagueta, disse ao Correio que bebeu 2 litros de uisque. Hipocrisia à parte com seu caso, uma mulher beber 2 litros de uisque é uma tremenda mentira.

  20. Nem o meu amigo Rasta do Pelô, quando está inspirado e apaixonado, consegue tal façanha.

  21. O presidente do TRT, Paulino Couto, desconhece completamente a crise. Distribuiu 51 medalhas e comendas de toda natureza a beneméritos do Tribunal. Santo pai!

  22. A Coordenação do Procon de Feira de Santana está alertando a população de aposentados sobre um falso plano de previdência privada, que está sendo oferecido pela empresa Minas Previ Corretora Ltda.

  23. O alerta é para quem, por acaso receber qualquer correspondência, pedindo para entrar em contato, via telefone, referente aos seus direitos ao Plano de Previdência Privada, desconsiderar o aviso.  

  24.  De acordo com coordenador do Procon, Magno Felzemburg, a carta enviada aos aposentados informa o direito a quantia de R$ 49 mil, referente a um plano de Previdência Privada, desde que depositasse R$ 3 mil, em uma determinada conta.