Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A TARDE SENTE PESO DA INTERNET E MUDA PROJETO GRÁFICO E INDUSTRIAL

Deputado Jairo Carneiro não entrega cargos a Tarcízio e ainda elogia prefeito
27/08/2009 às 19:01
Foto: BJÁ
Número zero do novo A Tarde já rodou e Correio faz críticas ao concorrente
  Miudinhas globais:

  1. Aos poucos, o governador Jaques Wagner vai consturando a base para sua candidatura à reeleição, em 2010. Nesta quinta-feira, 27, em Milagres, deu mais um passo nessa direção ao incorporar, praticamente, o conselheiro Otto Alencar, e efetivamente o histórico carlista prefeito Raimundo de Souza Silva, o "galego", com deputados do PP e PR. É uma guinada e tanto.

  2. Também aos poucos vai se organizando a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, ex-tucano, na chapa majoritária como candidato a vice, o que daria a esse grupo, com Otto Alencar no PP e candidato ao Senado, um espectro diferenciado a chapa encabeçada pelo petista, porém, bastante competitiva.

  3. Marcelo Nilo além de ser, hoje, um articulador político valioso para o governador tanto na Assembleia Legislativa quanto na base eleitoral, pode trazer consigo várias lideranças e prefeitos do PSDB à coligação, formal e ou informalmente, e isso só reforçar a chapa Wagner. 

  4. A quarta perna seria a depuada federal Lídice da Matta. Mulher, do PSB, ex-prefeita de Salvador e ex-candidata a governadora da Bahia, em 1990, com forte base eleitoral na capital.

  5.  É claro que a política não é promovida com essa linearidade toda e depende de uma série de fatores, lá adiante, no ano de 2010. Mas, pelo andar da carruagem, quem apostar nessa pule com Wagner/Nilo e Otto/Lídice tem boas chances de ganhar apostas.

  6. Um clima de entendimento interno deve prevalecer no processo de eleições diretas do PT (PED) esse ano no Brasil por conta da importância das eleições 2010. Essa é a avaliação do presidente estadual do PT, Jonas Paulo, para quem o amadurecimento do partido apontou uma mesma lógica em estados como a Bahia, Piauí, Santa Catarina e Ceará.

  7. "As lideranças políticas, com a clareza dos objetivos e das estratégias para 2010, além da consciência sobre a responsabilidade do PT nesse processo, buscaram a unidade das forças políticas internas para a composição das instâncias de direção, priorizando o debate político sobre o projeto e a construção das frentes políticas", disse o dirigente.

  8. Jonas, pro forma, disputa a reeleição com uma chapa que integra seis correntes internas do partido - a CNB (Construindo um Novo Brasil), DS (Democracia Socialista), Reencantar, EDP (Esquerda Democrática Popular), Coletivo 2 de Julho, além da AE (Articulação de Esquerda).

  9. Mais quatro candidatos disputam a presidência estadual do PT baiano: Benjamim Souza, da Tendência Marxista; Lourival Lopes, representando a corrente O Trabalho; Maria Conceição, da BS (Brasil Socialista); e Kazuiyuki Nakayama, representando a tendência Movimento PT. Foram inscritas na última segunda-feira (24) um total de seis chapas para a Direção Estadual.


  10. Sobre as demais candidaturas, Jonas Paulo ressalta que "o PT não é um partido de unanimidade; os militantes valorosos representam a expressão de correntes doutrinárias históricas, que, mesmo sendo minoritárias, fazem parte do pluralismo petista".

  11. Apesar dos termos apaziguadores e elogiosos de Jonas aos "companheiros" que disputam com ele, a rigor, não haverá disputa porque os seus concorrentes não têm a menor competitividade.

  12. A entrega do título de cidadão baiano ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves deve atrair admiradores e políticos de várias vertentes à Assembleia Legislativa no próximo dia 03 de setembro. Segundo o deputado Leur Lomanto Jr.(PMDB), co autor do projeto, diante das virtudes, qualidades ético-morais e história política do governador.

  13. De acordo com o deputado, líder peemedebista na Assembleia, o governador de Minas é um grande homem público de raízes políticas muito fortes, sendo alguém com históricas relações com a família Lomanto e a Bahia. O atual governador mineiro e o seu avô Tancredo Neves foram colegas do ex-deputado Leur Lomanto, pai do líder peemedebista Leur Jr.


  14. O projeto deliberado foi proposto também pelos deputados estaduais Elmar Nascimento e Paulo Azi. A cerimônia de entrega vai acontecer na próxima quinta feira, às 15 horas, no Plenário do Palácio Luís Eduardo Magalhães.

  15. O deputado Arthur Maia (PMDB) apresentou hoje na Assembléia Legislativa projeto de lei que estabelece normas e regulamenta o uso de pulseiras e tornozeleiras com sensores eletrônicos para o monitoramento de todos os presos que obtiverem algum benefício para estar fora da prisão.
 
  16. "Infelizmente a escalada da violência impõe que legislemos em favor da proteção da população", afirma Arthur acreditando que essa lei muito contribuirá para a segurança pública.

  17. Ele cita os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba, Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco como unidades da federação que já utilizam o monitoramento eletrônico de presos.
 
  18. "O caso da morte dessa médica que foi abordada num shopping de Salvador há poucos dias poderia ser evitada se o preso indultado estivesse sob vigilância", diz o parlamentar explicando que as pulseiras e tornozeleiras funcionam no sistema de transmissão de dados à distância permitindo a exata localização do prisioneiro.
 
  19. Esse projeto de manejo da Baía de Todos os Santos é tão antigo quanto a chegada de Tomé de Souza, em 1549. Tomara que desta feita saia do papel. Quando Cláudio Neves era prefeito de Itaparica também protocolou intenções com a UFBA para instalar uma Cidade Universitária na Ilha e nada aconteceu.

  20. Que essa Feira de São Joaquim é uma sujeira só não há dúvidas. Em 30 dias arrumar essa bagunça como quer o Ministério Público não existe.

  21. Essa rebelião na Receita Federal é preocupante para o governo. Vai haver perdas de arrecadação e o ministro não pode subestimar a capacidade dos técnicos que entregaram cargos. 

  22. Esse cantor Belchior, pelas tungas que já deu nas praças onde passou, se aparecer deve ir para a cadeia.

  23. Três semanas se passaram e o "circo" da Stock Car ainda não foi completamente desmontado no CAB. Santo pai!

  24. O deputado Jairo Carneiro, PP, ao contrário do que se imaginava, continua elogiando o prefeito Tarcízio Pimenta, DEM, em Feira, onde desfruta, entre outros cargos, de duas secretarias e uma diretoria do Hospital da Mulher, com presença de um dos seus filhos.

  25. O prefeito Tarcízio, pacientemente, está esperando ele entregar os cargos. Se isso não acontecer, aí, paciência, o que se fala nos bastidores é que serão exonerados.

  26. O jornal A Tarde já rodou o seu número zero com a reforma gráfica e editorial que está implantando. Olha! Vai ser uma surpresa enorme. Muda de formato, titulagem, número de páginas, uma série de mudanças estruturais e a preocupação, hoje, na redação é sobre a geração de empregos. 

  27. Não há dúvidas de que a web, o jornalismo eletrônico, abalou o jornal de maior circulação da Bahia, de resto, um fenômeno que já vinha acontecendo em várias partes do mundo. Só é dá uma olhada no encalhe do jornal, aos domingos, dia de sua maior circulação, nos supermercados da cidade, no final das tardes deste dia. 

  28. O Correio da Bahia que mudou para Correio há 1 ano anunciou, hoje, em sua edição, média de venda dia de 21 mil jornais dia registrados pelo IVC e dá uma alfinetada em A Tarde ao dizer que, "o crescimento do nosso jornal foi muito maior do que a queda de vendas do principal concorrente", o que indica a atração de um público novo.

  29. A dúvida é saber se os 21 mil do Correio são a venda direta com as assinaturas e/ou não. Hoje, informações de bastidores de A Tarde, a circulação média (exceto domingos) é de 40 mil exemplares.

  30. Se confirma a indicação (e nomeação) de Beto Lélis para secretário da Ciência e Tecnologia, o prefeito de Irecê, Zé das Virgens, PT, leva duas caqueiradas de uma vez só, pois, perdeu a diretoria Administrativa da Embasa (Belarmino), para Márcio Duarte.

  31. Foi constituida nesta quinta-feira, 27, a diretoria do Instituto Adelmário Pinheiro, sob a presidência do ex-deputado Luis Humberto. 

  32. Esse coronel Cassivandro que assumiu o comando da Guarda Municipal andou com algumas pendências administrativas quando foi diretor do Detran e diretor do Ciretran de Irecê, 

  33. Sessão Especial para os 150 anos da Igreja Presbiteriana, na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 27. Contando o coral tinha aí umas 50 pessoas.

  34. Agora, o buffet que João Gualberto, prefeito de Mata de São João, também homenageado na ALBA com título de Cidadão Baiano contratou a Martinelli é coisa de rico mesmo.

  35. O Rasta do Pelô tá com uma inveja danada porque não pode ir comer um camarãozinho. Aliás, só tem camarãozão.

  36. A dobradinha que sai de Conquista para deputado Federal, Waldeno Pereira; para estadual, José Raimundo. Pereira é o líder do governo na ALBA e Raimundo ex-prefeito de VCA. Ambos são do PT.

  37. Essa é da leitora Luciana Giordani: É preciso lembrar ao leitor Umberto Joyce, que Jaques Wagner,apoiou um candidato do PSDB a prefeitura de SSA, elegeu um presidente da Assembleia Legislativa do PSDB e comemora o fato do PSDB ser de sua base na Assembleia, mesmo sendo este partido o de Serra que será adversário de Dilma. Um governador do PT não deveria manter certa lealdade a seu presidente? Além do mais é compadre do mesmo.    

  38. Leitor no BJá tem todo direito de dar sua opinião.

  39. Circula informes sobre pesquisa Sensus encomenda pelo PR para a Bahia.