Serra pede a Wagner para liberar Marcelo; Wagner pede a Serra para liberar Sérgio Passos
25/08/2009 - 21:33
LULA DECIDE APOIO ÚNICO À REELEIÇÃO WAGNER EM CAMPANHA SEM AGRESSÕES
Foto: BJÁ |
 |
AmarBarra denuncia: Balaustrada do Porto da Barra ocupada por todo tipo de mercadoria |
Miudinhas globais:
1. As miudas de hoje começam chupando uma nota do Blog de Josias (Folha SP) que causou o maior rebuliço no meio político baiano, especialmente na Assembleia Legislativa. A nota diz o seguinte: Na sexta (21), Lula chamou para uma reunião o presidente da Câmara e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer (SP).
Convocou também o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP). O encontro ocorreu nesta segunda (24), no escritório paulistano da Presidência, na Avenida Paulista.
2. Temer levou a tiracolo o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Berzoini fez-se acompanhar do líder do PT, Cândido Vacarezza (SP). Conversaram das 15h às 17h. Evitaram falar da crise do Senado. Usaram as duas horas para analisar a conjuntura política das 27 unidades da federação.
3. Já na abertura do colóquio, Lula disse que PMDB e PT precisam apressar o passo dos acertos eleitorais nos Estados. Afirmou que desavenças regionais não podem comprometer o projeto nacional: a aliança em torno da candidatura presidencial de Dilma Rousseff.
4. Não trataram do vice de Dilma. Sem meias palavras, Lula disse aos dirigentes do pemedebê e do petê o que deseja em cada um dos Estados. O presidente avocou para si a resolução de parte dos contenciosos. Delegou outra parte aos presentes. Acertou-se que, sem a presença de Lula, o grupo fará reuniões semanais. Deseja-se chegar a dezembro com tudo resolvido.
5. Vai abaixo o que o repórter conseguiu apurar acerca dos nós que Lula quer ver desatados:
6. São Paulo: Nesse Estado, o PMDB é presidido por Orestes Quércia, agregado à caravana do presidenciável tucano José Serra. Excluída a hipótese de acerto com o PMDB, Lula disse que mantém viva a expectativa de fazer de Ciro Gomes (PSB) o seu candidato ao governo paulista. Ainda acredita, segundo disse, que Ciro abandonará suas pretensões ao Planalto. Espera que o deputado transfira seu título do Ceará para São Paulo em setembro.
7. Rio de Janeiro: Lula disse estar fechado com a candidatura reeleitoral do governador Sérgio Cabral (PMDB). E quanto ao prefeito de Nova Iguaçu, Lindenberg Farias (PT)? O presidente disse que demoveria o petista da idéia de medir forças com Cabral. Vai empurrar Lindenberg para uma candidatura ao Senado. Para a segunda vaga senatorial, dará apoio a Marcelo Crivella (PRB).
8. Minas Gerias: o PMDB cobra do PT apoio à candidatura do ministro Hélio Costa (Comunicações), hoje mais bem-posto nas pesquisas. Lula disse que Minas é problema seu. Espera pela definição do PT, dividido entre Patrus Ananias, ministro do Bolsa Família, e Fernando Pimentel, ex-prefeito de BH. Definido o nome, verá quem tem mais chances. Se Hélio Costa for o favorito, acha que nem Pimentel nem Ananias ousarão criar problemas para Dilma.
9. Bahia: Lula soou explícito. Apoiará o governador petista Jaques Wagner, candidato à reeleição. Antes, dizia que preferia ver o ministro pemedebê Geddel Vieria Lima (Integração Nacional) na disputa ao Senado. Desistiu de esmurrar a faca. Geddel rompeu a aliança que mantinha com Wagner. Postula não o Senado, mas o governo baiano. Lula pede que seja assegurada uma disputa sem agressões.
10. O líder do governo na Assembleia Legislativa, Waldenor Pereira (PT), entende que o que já estava claro para os petistas ficou mais meridiano ainda, com a decisão do presidente. Isso, na sua avaliação, vai isolar ainda mais o ministro Geddel Vieira Lima, uma vez que dois palanques para Dilma, com a preferência explícita de Lula a Wagner, não existirá.
11. A propósito, Waldenor entrega à Mesa da Assembleia nesta quarta-feira, 26, os nomes da Bancada da Maioria que deverão compor das Comissões Temáticas da Casa. O prazo se encerra na quinta-feira, 27, mas, o líder já está com a relação pronta e vai sacramentá-la. Não quis adiantar ao BJá prováveis mudanças.
12. Quem ganhou notoriedade na sessão da ALBA nesta terça-feira, 26, foi Dona Terezinha, mãe de Waldenor. Ela estava em Vitória da Conquista acompanhando a atuação do filho no plenário da Casa, via net pelo computador no Canal Assembleia, e o deputado Álvaro Gomes, PCdoB, disse que, não há dúvidas do poder e da importância desse canal de comunicação.
13. Quem também deu alôs para Dona Terezinha foi o deputado Zé Neto (PT) e a deputada Antonia Pedrosa, a qual, presidia a sessão.
12. Na última visita que o governador de São Paulo, José Serra, fez a Salvador pediu ao seu colega Wagner que liberasse o deputado Marcelo Nilo, ex-PSDB, agora sem partido. Wagner pensou, pensou, e pediu a Serra para liberar o deputado Sérgio Passos, PSDB, com base em Jacobina.
13. Sabem o que aconteceu: até agora, nada. Estão pensando.
14. Aí encontrei o deputado Reinaldo Braga no corredor da ALBA e perguntei: - Novidades deputado? Respondeu ao bom estilo vianista: - Nada. Nem em Xique-Xique? repiquei. - Nenhuma. E se foi.
15. Pqp a charge de Simanca, em A Tarde, com Lula de rei e Mercadante de tapete tigre com a língua de fora é fantástica.
16. O Rasta do Pelô está indignado com o assassinato da cabeleireira, Rita de Cássia, do Salão Black 100, na Fazenda Grande.
17. Esse PED do PT é de araque. Nenhuma das correntes que tem farinha no saco (votos) concorre com Jonas Paulo. Vai ser um passeio democrático.
18. O vereador Alan Sanches, presidente da Câmara de Salvador, confirmou ao BJá que não estava no Encontro Regional do PMDB de Santo Antonio de Jesus à toa. Revela que morou na cidade 6 anos e tem bases eleitorais na Região. Quer, portanto, chegar à Assembleia Legislativa, em 2011, com esse reforço.
19. Quem também esteve em Santo Antonio de Jesus foi o vereador Pedrinho Pepê, mas, tem outro argumento para chegar a Assembleia: - Meus eleitores estão cansados de votar em mim para vereador. Querem, agora, Pepê deputado.
20. Na sessão intinerante da Câmara, na Cabana da Barra, nesta terça-feira, 25, Lucila Muniz, síndica do Edifício Oceania, denunciou que a Sucom não existe e a Barra está abandonada com drogas á mancheia, ambulantes, sons altos e falta de segurança. Um abandono total.
21. Mais drástica foi a moradora Lúcia Pedral Sampaio, residente na Afonso Celso: - Drogas, sexo, desrespeito total. A Barra simplesmente acabou, disse na tribuna popular.
22. E Ricardo Amaral, outro morador da Barra: - Isso aqui já foi cartão postal da Bahia. Hoje é cartão de drogas.
23. Do deputado Gilberto Brito (PR) na sessão da ALBA: - Estamos trabalhando aqui em plenário há 15 dias, neste segundo semestre, e até agora nada fizemos em benefício da sociedade.
24. O deputado José Augusto (PP) fez um belo discurso combatendo a pedofilia. e, à la Magno Malta, vestia uma camisa preta com os dizeres: - Todos contra a pedofilia.
25. Essa foi do deputado Pedro Alcântara (PR): - Se ACM fosse vivo aposto que estaria apoiando José Sarney.
26. Do leitor Umberto Joyce: É preciso lembrar que o PMDB de Geddel e Lúcio festeja acordo com o PTB, único partido da base aliada que já declarou que não estará no palanque de Dilma em 2010. Um ministro não deveria manter certa lealdade a seu presidente?
27. "O governador Jaques Wagner está desinformado. A implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) levou avanço à Vitória da Conquista e toda aquela região", afirmou o deputado estadual Clóvis Ferraz (DEM) em resposta as críticas realizada pelo governador quanto a implantação do curso na unidade de ensino superior.
28. O parlamentar citou ainda a péssima situação enfrentada pelas unidades de ensino superior de Jequié. "Ele deveria se preocupar em resolver os problemas dessa universidade. São constantes as reclamações dos alunos que sofrem com a falta de aulas e o insuficiente número de professores", afirmou.
29. Em resposta, o líder do governo Waldenor Pereira, diz que a criação do curso de medicina em Conquista foi feita de forma atropelada por ACM, depois que estava tudo certo para se implantar um curso dessa natureza pela UFBA.
30. O deputado estadual José Nunes (DEM), salientou a necessidade de investir na reconstrução das estradas que cortam a Bahia. Segundo o parlamentar, as principais rodovias baianas estão em péssimo estado, já que se encontram esburacadas e algumas, funcionando apenas com uma única pista, já que a outra está interditada.
31. "Essa é a situação da rodovia Euclides da Cunha - Monte Santo. Ela está acabada, com buracos, pontes quebradas e o governo do Estado não dá a mínima importância".
32. O deputado Jutahy Magalhães Jr está bem na fita com Wagner; e vice-versa.