O vice-governador, Edmundo Pereira, está na lista dos gols de letra
Foto: BJÁ |
 |
Secretário Roberto Muniz, da Agricultura; e secretário Antonio Abreu, da Habitação municipal |
Miudinhas globais:
1. A posse dos novos secretários da Indústria e Comércio e Infraestrutura do Estado, James Correia e João Leão, no Centro de Convenções, reuniu duas "tribos" diferenciadas: a dos empresários, vinculados à primeira pasta; e a dos políticos, da segunda. Até os perfis são distintos. James foi discreto em sua fala e ficou até a desejar no plano estratégico do governo; e Leão, como era esperado, ressaltou o lado político.
2. Tanto assim que, ao dizer que as portas do seu gabinete estavam abertas a prefeitos e lideranças, sem necessidade de marcar audiências, exagerou uma vez que será impossível tal gesto. Trata-se, óbvio de uma figura de retórica, ao modo e à gosto de lideranças do interior. Tanto que alguém gritou: "Muito bem Leão".
3. O governador Wagner, no momento de sua fala, elogiou a atitude de Leão, mas, fez a ressalva de que não poderia trabalhar dessa maneira. Na governadoria, tem que marcar audiências.
4. A "fauna" política esteve em peso no CCB. Pra evitar deslizes, o governador citou falando em nome de todos os deputados, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. Leão, ao contrário, foi citando um a um. Em determinado momento esqueceu de alguém e perguntou a platéia: - Esqueci de quem: Ah! Ele mesmo emendou do meu querido Luis Augusto.
5. Não se preocupe meu deputado Luis Augusto (PP) que você vai ser o mais citado pela imprensa.
6. E sobre sua "querida" amiga Antonia Pedrosa, deputada de Barreiras? - Conheci Antonia Pedrosa há 75 anos. Eu gosto demais de Antonia.
7. Na retaguarda do PP, no bloco de autoridades, o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, o ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, candidato a deputado, e o secretário municipal da Habitação, Antonio Abreu.
8. James Correia para mostrar sua trajetória popular empresarial disse que nasceu na Ribeira, morou na Vila Luis Tarquínio, era amante da Fratelli Vita e adorava o trio de Dodô e Osmar. E aí encaixou a indústria do Carnaval.
9. Os três oradores da solenidade, salvo o ministro Márcio Fortes, brindaram suas esposas com referências. James foi além e disse que sua filha Flora anda pela Ásia e o filho Chico é um fanático tricolor como o avô Rui. Bacana. Recebeu um bocado de palmas.
10. Alguém lembrou na imprensa que Sêo Rui, grande contador de causos no condomínio do síndico Nestor Mendes Jr., agora é que vai falar pelos cotovelos. Grande Rui e seu boné de marinheiro.
11. Léo Kret, a vereadora do PR mais votada em Salvador, presente na solenidade esbanjando simpatia.
12. O deputado Jairo Carneiro também era só alegria.
13. Depois de citar a esposa, "Dona Tereza linda e maravilhosa", Leão disse que só ele é capaz de trazer um representante do papa Bento XVI para uma solenidade de secretário na Bahia. - Levante aí Giusepi Salla pra o pessoal lhe ver. Esse Leão não é brincadeira.
14. O governador Wagner, a propósito das escaramuças Leão x Moema Gramacho disse que está tudo em paz com Meoma, manteve um encontro com ela, explicou a dimensão do seu projeto e elogiou bastante a companheira. Citou, ainda, que isso aconteceu em Coité, onde não pode fazer campanha diretamente para o PT devido a aliança com Emério Resedá.
15. E a gravata do deputado Marcelo Nilo de um vermelho PT de dar inveja.
16. Prestigiadíssimo pelo governador o secretário Rui Costa, das Relações Institucionais: Foi o único a sentar-se na composição da fila de cadeiras das autoridades com direito a elogio direto do governador.
17. Quem também sentou nessa fila foi o desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra também elogiado.
18. O prefeito Carroça, de Rio Real, que já votou em Fábio Souto e agora acompanha Leão estava à postos na primeira fila. Só achei que o bigodão de Carroça levou uma tinta.
19. O governador disse que quando falou com o presidente Lula na quinta-feira que recebeu as cartas dos secretários do PMDB ouviu da outra linha: - Galego, tenha calma.
20. Wagner também revelou que alguns companheiros petistas querendo logo o rompimento com o PMDB chegaram a dizer que ele tinha medo. Resposta: - Aprendi com Lula. É preciso ter muita humildade e paciência. Agora, que o castelo de cartas desmoronou ninguém fala nada.
21. O governo da Bahia vai assumir o aeroporto de Caravelas.
22. Animadíssimo o deputado federal Marcos Medrado (PDT). Recebeu até citação do governador. - Vai ficar conosco.
23. O ex-secretário da Fazenda de João, Oscimar Torres, firme na solenidade.
24. De Wagner sobre o encontro com João Henrique: - Tive uma conversa em off e outra em on. Em on posso falar. Em off é em off.
25. Agora, quem recebeu o maior elogio do governador foi o vice-governador Edmundo Pereira. - Você aceitou dentro de minha casa o convite para ser candidato a vice quando ninguém acreditava na minha jornada e vitória. Independente de qualquer coisa você e Marizete (deputada Marizete Pereira) estão no meu coração e no de Fátima (Fátima Mendonça é a esposa do governador).
26. O deputado Bassuma presente com uma camisa floridaça.
27. Nunca mais tinha visto mas tava também presente, o ex-comandante da PM, coronel Paraíso, do então governo ACM.
28. Ô mundo que dá voltas.
29. A coletiva da imprensa com o governador após a solenidade foi civilizada. O pessoal tá aprendendo.
30. O PP presente com força máxima: ministro Márcio Fortes, das Cidades; deputado Ricardo Barros, presidente nacional; e deputado MarioNegromonte, líder na Câmara e presidente local.
31. Bola murcha para os secretários e superintendentes que deixaram o governo. Nem uma citaçãozinha para Florence, Batista Neves e outros. É de se supor que o mesmo acontecerá com o substitudo de Ildes Ferreira. Com a ascensão de Brust cresce a cotação do histórico pedetista Joviniano Neto.
32. Bola cheia para o prefeito João. O governador disse que teve prazer enorme em recebê-lo.
33. Bola murcha para o remador do contra. Supõ-se Geddel.