Nove anos do assassinato (impune) da jornalista Sandra Gomide
Foto: AGECOM |
 |
A conversa de Wagner com João ainda rende nos meios políticos. E como rende. |
Miudinhas globais:
1. Na política tudo é possível. Seguem mais informes extra-oficiais porque até agora nem o governador Jaques Wagner; nem o prefeito João Henrique falou do encontro político que tiveram na governadoria. Nesta quarta-feira, 19, numa roda de deputados na Assembleia o comentário dava conta que, além do pacote de bondades administrativas acenado pelo governador ao prefeito, teria, também, colocado à sua análise, uma participação na chapa majoritária na condição de vice.
2. Desdobramentos: Em conversa com uma fonte do governo ela entende que o governador não teria restrições a João, embora não tenha informações sobre a conversa de Wagner com o prefeito, nem o convite à análise da vice. Vê, no entanto, uma ligação maior do prefeito com o DEM diante da posição de sua esposa, deputada estadual Maria Luiza.
3. Em conversa com um deputado ele acha que tem sentido a aproximação de João com Wagner e o controle do PDT pela corrente pedetista alinhada com o governador. Por analogia, como originalmente o prefeito foi eleito pelo PDT, em 2004, nada impediria que retornasse à essa legenda.
4. Que essa articulação é interessante não há dúvidas. Veja que o deputado Marcos Medrado (PDT), interlocutor de João e seu apoiador na campanha de 2008, está alinhado com Lupi. Daí que, se segue a aliança com João lá adiante, se for o caso. O deputado MM vai ter que se decidir, em 2010, e, hoje, estaria mais para Wagner (e também João).
5. O ministro Geddel Vieira Lima acompanha os movimentos e espera a poeira assentar. Já disse que, uma coisa é agora, em 2009, e outra coisa é maio/junho de 2010 quando se fecham as alianças oficiais, convencionais. Há quem entenda, na ALBA, que Geddel não esperava a reação de Wagner com essa capacidade de aglutinar contrários.
6. Ainda sobre o episódio João Leão x Moema Gramacho há uma diferença em relação a nomeação de Roberto Muniz, para secretário da Agricultura. Com Roberto, a nota de repúdio partiu da direção do PT, salvo melhor juizo assinada por Ápio Vinagre. Agora, na indicação de Leão, quem assinou a nota foi a prefeita. Portanto, são dois movimentos distintos.
7. Conversaram no plenário da ALBA, num cantinho, os deputados Waldenor Pereira, líder do governo (PT) e Virginia Hagge, do PMDB.
8. Legenda de foto que saiu na coluna Região do Sisal, da TB: Almir de Maciel, prefeito do próspero município de Barrocas. Santo pai! Onde estaria essa prosperidade da nobre Barrocas que mal dá pra pagar a folha de pessoal?
9. Convidado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, para presidir o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), o promotor de Justiça baiano Geder Gomes será empossado, na próxima terça-feira, dia 25, às 10h30, em ato solene na sede do Ministério da Justiça, em Brasília.
10. Geder Gomes atua na Vara de Execuções Penais, em Salvador, e será o décimo quinto presidente do CNPCP, que já foi presidido por juristas como Evandro Lins e Silva, René Ariel Dotti e Antônio Carlos Mariz de Oliveira.
11. Previsto no artigo 61 da Lei de Execuções Penais, o Conselho é o primeiro dos órgãos da execução penal subordinado ao Ministro da Justiça, sendo integrado por treze membros titulares e cinco suplentes designados através de ato do Ministério da Justiça.
12. Do deputado Elmar Nascimento (PR) ao ver o ex-deputado Sargento Izidoro no plenário da ALBA; - Será que será nomeado secretário de Estado!
13. As placas da Prefeitura de recapeamento de uma avenida do CAB para atender a Stock Car continua emoldurando o cenário.
14. Do deputado João Bacelar (PTN) sobre as alianças de Wagner: - O governo virou um balcão de negócios.
15. Do deputado Pedro Alcântara (PR): - Em nível nacional o DEM pode fazer tudo que é legal. Aqui não se pode fazer nada porque é balcão de negócios.
16. Do deputado Luis de Deus (DEM) sobre o uso excessivo do REDA no Estado: - Arreda Wagner.
17. Morre o ex-deputado estadual Gutemberg Amazonas, da região Sul do Estado. Atuou na Assembleia entre 1975 e 1987.
18. Guardas municipais saíram felizes da Câmara, na sessão ordinária de hoje (19), comemorando a aprovação em urgência urgentíssima do projeto de lei que cria o pagamento de 40% como adicional de risco para a Guarda Municipal, a chamada bonificação de risco.
19. Os guardas agradeceram aos vereadores pela aprovação e gritaram palavras-de-ordem enfatizando a importância do trabalho da Guarda Municipal para a cidade. "Guardas unidos jamais serão vencidos".
20. A regulamentação dos estacionamentos de Salvador será tema de debate, nesta quinta-feira (20), às 15h, em audiência pública na Câmara Municipal. O evento, requerido pela vereadora Tia Eron (DEM), acontecerá no auditório Emmerson José do Edifício Bahia Center.
21. "O objetivo do encontro é ampliar a discussão propondo alternativas para melhorar a utilização dos espaços públicos da cidade, favorecendo os proprietários de veículos e pedestres", destaca Tia Eron.
22. A equipe de precursão do Tribunal de Justiça reuniu-se hoje à tarde em Eunápolis com o prefeito José Robério Batista Oliveira, a presidente da Câmara de Vereadores, Carmem Lúcia, o presidente da subseção da OAB, Gutemberg Duarte, diretores das faculdades de Direito locais e secretários municipais para discutir os detalhes da inauguração da primeira unidade local dos Balcões de Justiça e Cidadania, no dia 11 de setembro, em convênio com a Prefeitura Municipal.
23. Antes, a comitiva esteve com 11 juízes da região para discutir o seminário do IV Centenário que será realizado em Teixeira de Freitas no dia 14 de setembro. No dia 11, os mesmos juízes vão se reunir com a presidente Sílvia Zarif para discutir problemas de suas comarcas.
24. Foi adiada a sessão especial desta quinta-feira, 20, programada para discutir a situação do Smart Card - meia passagem estudantil. Uma nova data será definida pelo vereador Henrique Carballal (PT), autor do requerimento.
25. Realizado todos os anos como parte da programação da Expo Construção, que encerra no sábado (22), o concurso A Ponte estimula estudantes dos cursos de Arquitetura Engenharia criar um protótipo de ponte com a maior eficiência estrutural, utilizando palitos de picolé, barbante e cola.
26. A competição está na sua 7ª edição e é promovida pela Unifacs com o objetivo de levar o aluno a analisar o comportamento dos materiais e estimular sua criatividade.
Depois de prontas, as pontes têm sua resistência testada. Vence a que, ao final da competição, suportar mais carga com menos danos na estrutura.
27. Decoradores, arquitetos e designers têm a oportunidade de debater, no dia 25 de agosto, em Salvador, a influência do processo criativo na arquitetura e áreas afins com Jum Nakao, uma referência mundial no estilismo moderno.
28. O evento faz parte do circuito nacional de palestras promovido pela Docol, maior exportadora brasileira de metais sanitários. Em Salvador, a palestra acontecerá às 19h30, na home center Ferreira Costa, na Paralela.
29. Manchetes do site jornalistas & Cia: a venda dos títulos Set e Próxima Viagem, da Editora Peixes (leia-se CBM, de Nelson Tanure), para o empresário Cláudio Magnavita, do Rio; a saída de Agostinho Vieira da Infoglobo, onde estava havia 25 anos, para dar uma virada na carreira e se dedicar à Sustentabilidade como negócio;
30. E o registro do transcurso, nesta 5ª.feira (20/8), de um aniversário de triste memória - os nove anos do assassinato da repórter Sandra Gomide pelo ex-namorado Pimenta Neves, então editor-chefe do Estadão, que, embora já condenado à prisão, continua em liberdade graças a manobras protelatórias de seus advogados, situação que o presidente do STF, Gilmar Mendes, classifica como "inadmissível".
31. Ainda na edição, destaque para a saída de Wilson Marini de A Tribuna, de Santos, e sua substituição por Carlos Conde no comando do jornal; o próximo lançamento de um jornal quinzenal em Salvador, com Luiz Recena como Diretor Editorial; e as mudanças na Análise Editorial, em que Eduardo Oinegue transfere a Presidência da empresa para Silvana Quaglio a fim de atuar num novo projeto jornalístico, sobre o qual diz ainda não poder falar.
32. O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) entrou na briga para trazer a etapa brasileira do campeonato para as ruas da capital baiana.. No último domingo Daniel conversou com o governador Jacques Wagner, e na tarde de ontem (18), esteve com o ministro do Esporte Orlando Silva, para tratar do assunto.
33. Segundo o parlamentar baiano, o ministro - também baiano, se mostrou prontamente engajado na solicitação. "Imediatamente ele fez contatos com os dirigentes da competição no Brasil, demonstrando o interesse de realizar a prova na Bahia", afirmou Daniel.