Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER TERIA ACENADO PACOTE DE BONDADES PARA CATIVAR PREFEITO JOÃO

Deputado Capitão Tadeu narra como tomou by-passe no comando da PM
18/08/2009 às 21:22



 

Foto: BJÁ
Está devagar quase parando a retirada do "circo" da Stock Car nas ruas do CAB
  Miudinhas globais:

  1. Ainda são rarefeitas as informações sobre o encontro político entre o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito João Henrique (PMDB). Ambos estão discretos e pouca coisa foi vazada à imprensa. Mas, soube-se nesta terça-feira, 18, que houve uma pré-agenda organizada por um interlocutor de Wagner, o qual, manteve uma conversa com o prefeito João para que, ao chegar na governadoria, estivesse com arestas aparadas.

  2. Essa pré-agenda se deu na manhã da segunda-feira, 17, cedinho, com o galo cantando o raiar do dia. A João, como já informado neste site (Vide Miudinhas de ontem) um "pacote de bondades" foi colocado para o prefeito evitando contratempos no campo administrativo. O prefeito gostou da idéia e saiu satisfeito da governadoria. Teria, também, feito referências ao governador de problemas na sua base política.

  3. Qual o raciocínio que teve um deputado do PT em conversa com o BJá, nesta terça-feira, 18, na ALBA: Há um alinhamento explítico da administração do prefeito João com o Democratas, inclusive com ocupação de cargos na Saltur e no gabinete do chefe do Executivo. A 1ª Dama do Município, deputada Maria Luiza, desfilou no 2 de Julho ao lado da comitiva do DEM.

  4. Segue: A "missa encomendada" de atos no Pelourinho deu-se com ampla cobertura da TV Bahia e a "tropa" do DEM e mais a presença dos senadores ACM Jr e João Durval (PDT). Conclusão da tese: a relação de João é com o DEM e vice-versa e não com Geddel.

  5. Daí, prossegue o deputado: o governador pode ter visto nessa relação ambígua, uma oportunidade de cortejar João, uma vez que o prefeito adora essa condição de "noiva disponível". Ademais, o prefeito - ainda segundo o deputado - dá sinais de autonomia em relação ao ministro Geddel.

  6. Paremos por aqui porque mais não sei nem vou contar o que se diz. Caberia a Wagner e/ou a João falarem. Mas, estão mudos.

  7. Taí, gostei da Georgina Maynard na bancada da TV Bahia, pela manhã, em substituição a Adriana Quadros. A garota está com uma postura impressionante.

  8. Pesquisa DataFolha mostrou que 68% da população que recebe até dois salários mínimos tem informações sobre a crise no Senado. Ou seja, a baixa renda está ciente da lama.

  9. Romário, Protógenes e Lina Vieira são nomes falados para o Congresso Nacional, em 2010.

  10. O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) leu na tribuna da ALBA, o editoral de "O Vermelho", jornal do seu partido, e pediu para inserir nos anais da Casa. Depois, falou da sensibilidade do governador Wagner em atender os PMS e levou uma vaia das galerias ocupada pelos militares.

  11. O presidente da sessão, no momento, deputado J.Carlos, pediu compreensão da platéia.

  12. Visando dar continuidade ao programa "O Desafio do Lixo", lançado no ano de 2007, cujo objetivo é o correto gerenciamento dos resíduos sólidos no estado da Bahia, o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Ceama), juntamente com o Centro de Apoio Técnico do Ministério Público (Ceat) iniciou as atividades de monitoramento dos 78 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmados com os municípios baianos.

  13. Engenheiros sanitaristas da Ceat avaliarão o cumprimento dos TACs pelos municípios. Segundo a promotora de Justiça Ana Luzia Santana, coordenadora do Ceama, foram expedidos ofícios aos promotores de Justiça a fim de que eles se manifestem sobre a necessidade de inclusão dos municípios na escala de monitoramento.
 
  14. De acordo com Ana Luzia, foram vistoriados centenas de pontos de depósitos de resíduos em todo o estado da Bahia, desde o lançamento do citado programa. "Alguns promotores de Justiça, como os de Valente e Conceição do Jacuípe, já estão adotando medidas contra os gestores dos respectivos municípios perante a irregularidade da gestão do lixo nesses municípios".

  15. Um Projeto de Lei, cujo teor "realinha a estrutura dos vencimentos, gratificações e proventos dos servidores e dos cargos em comissão do Ministério Público do Estado da Bahia", encontra-se sob apreciação da Assembléia Legislativa (AL) desde o último dia 12.

  16. Segundo o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto, o projeto objetiva melhorar a estrutura remuneratória dos servidores da Instituição a partir do próximo mês de setembro.

  17. Além disso, prevê medidas de realinhamento, com reenquadramento de servidores, e modificação do quadro de cargos em comissão para possibilitar a adequação dos cargos à estrutura e dinâmica organizacionais, atendendo assim à exigência de coordenação e controle, decorrente da ampliação das funções ministeriais e do processo de modernização institucional.

  18. Gastronomia está em pauta nas rodas de conversas, na parada para o cafezinho, nos jantares entre amigos. Todos buscam entender mais sobre o assunto. Contribuindo com este universo, o Bompreco coloca no ar no próximo dia 15, o Clube Gourmet, um site especializado em gastronomia.

  19. Nele, os amantes das panelas encontram dicas, receitas e novidades de produtos. Para inaugurar o espaço, a rede convidou o chef e apresentador do programa de televisão "Almoço de Estrelas", Rogério Fernandes, para tirar dúvidas dos internautas. 
  20. O deputado ACM Neto (DEM) disse hoje que o governador Jaques Wagner (PT) extrapola os limites da ética e da democracia ao tentar interferir no comando de um partido legitimamente constituído e organizado no estado, numa referência ao PDT.

  21. "Um governador que se diz democrático, que diz respeitar a autonomia dos partidos, não deveria pregar essa intervenção. Dessa vez o governador se superou", afirmou o democrata.

  22. Para Neto, Wagner quer utilizar a força da máquina pública para agregar aliados em 2010. "O projeto de gestão do governador virou meramente um projeto eleitoral. A Bahia que se lixe, é o que deve pensar o governador, pelo que estamos vendo na imprensa. E é tudo escancarado menos. Nem vergonha desse circo eleitoral o PT parece ter. Um espetáculo lamentável", ressaltou. 

  23. O Mutirão Carcerário já analisou processos de 644 réus e a pauta desta semana inclui feitos das 1ª e 2ª Varas Criminais Especializadas da Infância e Juventude, da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da Vara de Auditoria Militar, das 1ª e 2ª Varas Sumariantes do Júri e das 1ª e 2ª Varas do Júri.

  24. Designado pelo CNJ para coordenar em diversos Estados os trabalhos da Infância e Juventude no Mutirão Carcerário, o juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude de Uberaba (MG), Nicolau Lupianhes Neto acha importante ressaltar que "o mutirão não é correição, nem inspeção ou fiscalização, mas uma parceria entre o TJ e o CNJ para rever processos".

  25. As artes plásticas conquistaram Ed Ribeiro definitivamente. Cada dia mais reconhecido por sua nova paixão, o baiano está suspendendo por tempo indeterminado as atividades do seu tradicional Point do Acarajé para poder se dedicar exclusivamente às suas telas.

  26. Baianos e turistas que se habituaram-se a apreciar os tradicionais quitutes da Primeira Casa de Acarajé do país ficarão na saudade. Porém, como ressalta o artista plástico, "o Point do Acarajé deixou sua semente e hoje tem herdeiros em vários pontos do Brasil. 
 

  27. O Tribunal de Justiça e o Ipraj poderão comunicar-se em ligações inter-ramais, sem a necessidade de se digitar o prefixo 3372 nos telefonemas. A Gerência de Serviços Gerais (GSG) providenciou a interligação das centrais telefônicas dos dois prédios para gerar economia que deve chegar a 6% ao mês.

  28. Um cabo subterrâneo de 300 metros instalado entre os dois edifícios permitiu a mudança. O serviço de cabeamento foi executado em quatro dias por uma empresa especializada e as ligações diretas estão disponíveis desde o final da semana passada.

  29. Uai! E o IPRAJ não vai acabar?

  30. Em comemoração aos 114 anos da Sefaz, o governador Jaques Wagner fez o lançamento do Projeto Sefaz Digital e afirmou que o PL do novo subteto salarial, no valor de R$ 15.600,00, será encaminhado a Assembléia Legislativa.

  31. Na solenidade estavam presentes os deputados estaduais Zé Neto (PT), Edson Pimenta (PCdoB) e Eliana Boaventura (PP). Presente também o vice-governador Edmundo Pereira.

  32. O governador disse em seu discurso que o secretário Carlos Martins sempre lhe cobrou esta mudança do subteto e que o assunto sempre esteve na pauta das conversas entre os dois.

  33. Explicou que o atraso no envio do projeto do subteto deve-se à queda na arrecadação provocada pela crise econômica e comentou que fez questão de constar no PL que a majoração para R$ 15.600,00 só valerá a partir de 2011, ou seja, não é em benefício próprio.

  34. Wagner agradeceu o esforço que os fazendários vêm fazendo para melhorar a arrecadação do Estado. Falou também da retomada do crescimento da economia baiana. Já o secretário Carlos Martins comentou a importância do projeto Sefaz Digital, que moderniza ainda mais o trabalho da Secretaria, oferecendo ao contribuinte a oportunidade de acesso aos serviços da Fazenda utilizando a tecnologia.

  35. Ele saudou o conjunto da categoria, na pessoa de seu chefe de Gabinete, Pedro Dórea, a quem se referiu como dedicado, competente e diligente.

   36. O Sindsefaz esteve presente com sua diretoria e com suas faixas e pirulitos, alusivas ao esforço que os fazendários vêm fazendo para garantir a melhoria da arrecadação, comprovada com a melhoria dos números no mês passado e o avanço no Trânsito de Mercadorias. 

  37. O deputado capitão Tadeu (PSB) disse em reunião com PMs, em frente da ALBA, hoje. que ficou uma hora e meia no Comando Geral da PM aguardando o coronel Mascarenhas para uma reunião, no acerto que se selou com as associações de PMs para por fim a movimentação da categoria enquanto o comandante geral já fazia uma reunião paralela.

  38. Foi um by-passe impressionante. O capaitão Tadeu está furioso com essa atitude do comandante da PM.

  39. Como já previsto neste BJá, o presidente da Assembleia, depuado, Marcelo Nilo (sem partido), comunicou aos parlamentares na sessão desta terça (18), que o prazo para a entrega das listas de indicação para a formação das comissões da Casa foi prorrogado para três sessões.
 
  40. O limite seria nesta quinta-feira, mas, com a decisão do Pleno do Tribunal de Justiça (TJ-BA), anluando a decisão anterior valendo o resultado das eleições, só na próxima segunda-feira acontecerá a composição das comissões.