Mulher arma barraco na Câmara de Vereadores com Guarda Municipal
Foto: AGECOM |
 |
Wagner e João a sós na governadoria tratando de ações administrativas e de 2010 |
Miudinhas globais:
1. Conforme notificado por este BJá no início da tarde desta segunda-feira, 17, o governador Jaques Wagner (PT) manteve um encontro com o prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), na governadoria, conversa que durou duas horas no início da noite. Foi um encontro político permeado com assuntos administrativos, entre eles, a obra do canal do Imbuí, a Copa de 2014, a Fórmula Indy, a requalificação da orla Atlântica, entre outros.
2. O prefeito esteve acompanhado do secretário da Habitação, Antonio Abreu, por coincidência ligado ao PP dos secretários João Leão e Roberto Muniz, do secretário particular, Ricardo Araújo, do procurador Geral do Município, Pedro Guerra, e de mais um assessor, Roberto Prates. O governador os recebeu sozinho, tendo apenas como testemunha os integrantes da comitiva municipal.
3. O encontro foi desdobrado em duas partes: na primeira, mais administrativa, com todos na sala do governador durou algo em torno de 1h25 minutos. A segunda, o governador com o prefeito, sem testemunhas, em torno de 35 minutos. Nas conversas iniciais falou-se das eleições de 2008 quando PMDB (João) x PT (Pinheiro) trocaram farpas e selou-se um acordo tácito dando conta de que, águas passadas não movem moinhos. Aconteceu, existiram as rusgras, as dissidências e o fato estaria superado.
4. Este não será, portanto, um óbcie para um eventual realinhamento do prefeito com o governador, no plano administrativo. Vão trabalhar juntos pelo bem da cidade e aí a conversa entrou no item de gestão com acertos para que empecilhos sobre meio ambiente sejam resolvidos e as duas administrações trabalhem por Salvador, em todas as áreas da cidade.
5. A segunda parte da conversa não vazou. Só o governador e/ou o prefeito poderão falar sobre o que aconteceu. Mas, hoje, circulou com certa desenvoltura na Assembleia Legislativa, nos corredores, informes situando que teria havido um encontro entre o ministro Geddel e o prefeito João e os ponteiros não se acertaram muito bem.
6. Haveria, digamos assim, insatisfações do prefeito para não ceder mais espaços na sua gestão de correligionários do partido expurgados do governo. Por suposição, admite-se que o governador possa ter conversado sobre assuntos políticos mais diretamente com o prefeito visando 2010.
7. O jornalismo da TV BandBahia ganhou o prêmio " PRAÇA EM DESTAQUE" entre as emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação (emissoras próprias e afiliadas). Os critérios principais foram: conteúdo jornalístico, comprometimento e responsabilidade. O prêmio foi divulgado na Convenção Nacional de Jornalismo, realizada em São Paulo, no último fim de semana.
8. Para a diretora de jornalismo, Zuleica Andrade, "é um reconhecimento do trabalho sólido do jornalismo da BandBahia e aumenta ainda mais o nosso compromisso com o telespectador" . Zuleica e Ludmila Bertié, editora chefe local, estiveram no encontro de jornalismo, em São Paulo.
9. 2.8 bilhões de dólares foi quanto as montadoras de automóveis brasileira enviaram para suas matrizes no exterior. Ou seja, o Brasil está tirando do sufoco multinacionais de países ricos. É a vida.
10. Falar em ricos, São Paulo concentra 61% de todos os consumidores de luxo do país.
11. O deputado Javier Alfaya (PCdoB) convoca para o lançamento da campanha, nesta terça, 18, às 15h, na Assembléia Legislativa, que fixa em 1,5% o orçamento estadual para a cultura e as artes e de 1,0% para os municípios, através de emenda constitucional.
12. A proposta nacional, segundo o deputado, estabelece 2,0% e hoje, segundo ele, se gasta menos do que isso em todos os níveis. Com muita irreverência e criatividade, a campanha terá a presença de artistas e produtores culturais, estudantes, jornalistas e apresentação de poesia, artes visuais, atividades circenses, rodas de capoeira, dança e teatro.
13. Alfaya lembra ainda que os profissionais que trabalham ou produzem cultura na Bahia lutam também para acabar com a proibição que existe sobre a participação de funcionários públicos nos editais de cultura, assim como a necessidade de tornar obrigatória a exposição de obras de artes plásticas em espaços públicos - a exemplo do carnaval ou edifícios - e eventos patrocinados com dinheiro público.
14. O artigo de Danusa Leão publicado no último final de semana em vários jornais do país (Quem tem medo da doutora Dilma?) é um tiro de canhão na ministra.
15. Vereador Alberto Braga convida para participar da Audiência Pública que discutirá o tema "Segurança Pública: Convocação Já", a ser realizada nesta terça-feira, 18, às 9 horas, no auditório do Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador.
16. Os Guardas Municipais compareceram ao Plenário da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (17), para reivindicar a regulamentação do reajuste salarial, mas o que mais chamou a atenção foi um verdadeiro barraco entre um Guarda Municipal e uma mulher que desprezou a autoridade do guarda.
17. "Quero ver você vir me prender". A confusão que durou cerca de quinze minutos e atrapalhou os discursos dos vereadores e da Tribuna Popular só acabou no Paço da Câmara Municipal.
18. O representante do Movimento Sem Teto de Salvador , Jones Bastos, subiu à Tribuna Popular para questionar as críticas feitas ao movimento proferidas pelo vereador Alcindo Anunciação (PSL).
19. Jones, no calor da emoção do discurso, disse. "achei que essa Casa era séria" e foi rapidamente advertido pelo presidente Alan Sanches (PMDB) que o recomendou moderar o tom do pronunciamento.
20. Brio pedetista! Após o rompimento do PMDB com o governo estadual, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) foi questionado sobre o posicionamento do partido a partir de agora. A resposta foi incisiva. "Maltrataram o PDT durante três anos, agora acham que vamos para o governo sem exigir nada?
21. "Quem sabe se a partir de uma candidatura a vice-governador e secretarias nós não podemos começar a conversar?", diz Vigas.
22. Nem a Globo nem a Record tem a independência para falar de negócios.
23. A Tarde deu uma mexida legal em sua primeira página desta segunda, 17. Seria um passo para a reforma gráfica, em andamento interno.
24. Ciro Gomes (depois dos 15% no DataFolha para presidente) defende a tese de que o governo deve ter dois palanques na campanha de 2010: o dele; e o de Dilma.
25. Com um café da manhã, nesta terça-feira (18), a partir das 8h30min, no Salão Xangô do Centro de Convenções da Bahia, será lançado o Programa de Qualificação Empresarial em Turismo - Polo Salvador e Entorno.
26. Participam do lançamento o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, e representantes do Sebrae Bahia.
27. Desenvolvida em parceria pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, Sebrae Bahia, Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), o programa conta com recursos de R$ 2,5 milhões para capacitar empresários e gestores diversos.
28. Motoristas e cobradores estão no grupo de risco para gripe A. Nesta terça-feira, dia 18, às 9h, a Empresa de Transporte Capital lança, na Estação Pirajá, a primeira campanha de combate a essa doença.
29. O Sindicato dos Rodoviários apoia a iniciativa e espera que governo e demais empresas adotem medidas para reduzir os riscos de contágio entre os profissionais do transporte. O primeiro ato será a lavagem e esterilização de veículos e orientação aos motoristas e cobradores sobre práticas de higiene.
30. Taí uma ação simpática do Sindicato dos Rodoviários.
31. O deputado José Carlos Aleluia comprometeu-se a mobilizar a bancada federal, inclusive senadores, para apoiar programas de investimentos da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.
32. Ao lado de outros dois parlamentares, Luiz Carreira e Félix Mendonça, Aleluia assistiu a uma exposição do diretor da Politécnica, Luiz Edmundo Prado de Campos, sobre as necessidades da Escola, especialmente nas áreas de ensino e pesquisa.
33. "Vamos trabalhar para inserir na proposta orçamentária recursos que permitam um melhor funcionamento da Escola de Engenharia", prometeu Aleluia. O líder democrata estudou e formou-se na Escola de Engenharia da Bahia. Posteriormente, atuou como professor.