Crônica esportiva diz que Mancini vai levar R$170 mil por mês do Vitória
Foto: EFE |
 |
O clone: polêmica na Alemanha com a candidata Vera Lengsfeld imitando decote de Ângela |
Miudinhas globais:
1. Com as falas do deputados líder do PMDB, Leur Lomanto Jr, ontem, e Arthur Maia, hoje, no plenário da Assembleia Legislativa, o partido define sua estratégia em relação ao governo Wagner, a campanha eleitoral de 2010 e ao bloco da Oposição. Pelo exposto, o partido fará oposição ao governo Wagner de forma independente, sem alinhar-se com o Democratas, e deixará uma brecha para uma composição em segundo turno, mais com o projeto Lula/Dilma/Wagner do que com o projeto Serra/Souto.
2. Arthur Maia deixou claro que Geddel também será Lula/Dilma e que a separação do PMDB com o PT não é litigiosa. Trata-se de uma separação, como nos casamentos, de forma amigável. Lá adiante, a depender dos acontecimentos, recompõe-se a aliança. Claro que Arthur imagina Geddel à frente de Wagner e essa re-aliança se daria no apoio do governador a Geddel.
3. O deputado Zé Neto, PT, admite que assim será. Mas, com a diferença de que na re-aliança Geddel é quem apoiará Wagner, subentendendo-se que o segundo turno das eleições se dará entre Wagner x Souto. Esse também é o pensamento do deputado Paulo Câmera, PTB, com o diferencial de que Geddel não tem o direito do palanque Dilma/Lula na Bahia porque é exclusivo de Wagner.
4. Na prática, ainda é cedo para saber como será esse comportamento da oposição independente e responsável do PMDB na ALBA. O PMDB, hoje, tem o deputado Arthur Maia, o mais crítico à política do governo Wagner, na presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural.
5. Mas, esta não é uma questão relevante. O nó górdico está na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, terminativa, hoje, presidida pelo deputado Luis Augusto, PP, e constituida na titularidade pelos deputados Paulo Azi (DEM, vice-presidente), Adolfo Menezes (PTB), Arthur Maia (PMDB), Elmar Nascimento (PR), Gaban (DEM), Paulo Câmera (PTB) e Yulo Oiticica (PT).
6. Então, nesta comissão o governo tem levado ferro e quer mudar essa correlação de forças. Teria condições de tirar, na nova composição, Arthur e Elmar? É pouco provável. O PMDB já disse que vai indicar membros para 8 das 10 comissões, evidente, nas mais importantes. O PR de Elmar faz reunião de bancada até segunda-feira. O resultado, para todos, será divulgado na terça, 18.
7. Então, são esses e outros movimentos que balizarão o PMDB. Além disso, óbvio, tem a aliança nacional. É certo que uma parte do PMDB, em alguns estados, alinha-se com o PSDB de José Serra. A Bahia, por ora, continua com o PMDB no palanque Lula/Dilma.
8. As declarações do presidente do PT, Jonas Paulo, classificando Geddel como representante da política velha é um divisor a mais. Geddel tem se apresentado como o fator novo na política baiana, uma vez que Souto já foi governador e Wagner o é. Acontece que, esse novo de Geddel para Jonas representa o velho, o retrógrado. Daí que, tudo pode acontecer mais adiante.
9. Em almoço realizado hoje (12) no restaurante Camafeu de Oxóssi, o vereador Paulo Magalhães Jr. (DEM) discutiu com representantes da ASCOMM- Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo- melhorias para o local.
10. O presidente da associação, Nelson Tupiniquim, apresentou ao vereador algumas reivindicações para serem levadas à prefeitura, como a participação dos comerciantes na administração do espaço e o incremento do turismo na área do Comércio.
11. "Queremos pensar isso aqui para o futuro", disse Nelson Tupiniquim. Magalhães Jr. se comprometeu a levar as propostas ao conhecimento do prefeito João Henrique(PMDB).
12. O jornalista Fernando César Mesquisa retorna para assessorar Sarney. Em momentos de crise é um craque na parada. Já fez esse papel como assessor do então senador ACM.
13. A situação do Bahia é tranquila. Tem boas chances de se manter no grupo intermediário da segunda divisão. O Atlético de Goiás enfrenta o Juventude em casa, o mesmo acontecendo com São Caetano, que pega o Fortaleza. Ou seja, Juventude e Fortaleza têm tudo para perder seus jogos. São os dois times abaixo do Bahia.
14. Diga-se de passagem, apesar do empate do Bahia com a Ponte, o time melhorou com o novo treinador.
15. O Vitória reconquista Mancini pela bagatela de R$170.000,00 ao mês. É a crise.
16. O bispo Edir Macedo é acusado de lavagem de dinheiro. E daí? Com tantos duendes nas novelas da Record não vai acontecer nada com ele.
17. A Saltur diz que vai adotar novas medidas para melhorar os circuitos do Carnaval. Se manter o que existe e não atrapalhar será uma grande coisa.
18. O depoimento do assassino da médica na política é realmente uma coisa do outro mundo. Que carrasco. Santo pai! Diz-se que, depois do crime, ainda foi jantar com uma namorada no Iguatemi.
19. Do deputado Arthur Maia depois do seu pronunciamento na ALBA, hoje: "Viva a Bahia. Viva o futuro de minha terra".
20. Do deputado Heraldo Rocha, líder da Oposição sobre as falas dos deputados Arthur Maia (PMDB) e Zé Neto (PT) com a possibilidade de dois palanques para Dilma na Bahia: - Quem não está entendendo nada sou eu.
21. Agora que a Policia prendeu o matador da médica tá na hora de prender o assassino do frentista de um posto de gasolina do bairro de São Rafael. Tem imagens de TV do atirador.
22. Mais de 300 norte-americanos já se encontram na Bahia para participar de diversas atividades relacionadas à cultura afrodescendente. A informação é do Departamento de Turismo Étnico-afro da Bahiatursa, que estima que o número de visitantes dos Estados Unidos chegue a 500.
23. Nunca na história da Bahia, uma movimentação de polícia chegou a bom termo tão rapidamente, sem que as conseqüências fossem mais sérias", declarou o líder do PT, deputado Paulo Rangel, a respeito do fim do movimento dos policiais militares intitulada Polícia Legal.
24. "Isso mostra a eficiência do nosso governo e a forma tranquila como as movimentações sociais são encaradas. Quero parabenizar o comandante da Polícia Militar, Nilton Mascarenhas, todos os líderes que trabalharam nesse processo e, sobretudo, o nosso Governador Jaques Wagner", diz Rangel.
25. O vereador Henrique Carballal (PT), voltou a criticar o presidente da Saltur, Cláudio Tinoco, pela tentativa de diminuir o circuito mais tradicional do Carnaval de Salvador. "Ele teve que voltar atrás para não se desmoralizar ainda mais", atirou.
26. Mais uma vez, foi o vereador Paulo Magalhães Júnior (DEM) que, com bom humor, saiu em defesa do presidente da Saltur. "Não sei se o que Carballal sente pelo competente Cláudio Tinoco é uma paixão antiga ou se é um amor de carnaval", brincou.
27. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoveu nesta
quarta-feira (12) o lançamento oficial de seu novo campus universitário,
localizado no município de Senhor do Bonfim.
28. Durante o evento, o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, juntamente com a chefe de gabinete daUnivasf, Inajara Peres, percorreu as obras do prédio que abrigará, a partirde 2010, os alunos do curso de Ciências da Natureza, que iniciaram as aulas há duas semanas.
29. A expectativa com o novo campus, de acordo com Inajara, é que a Univasf
possa ampliar rapidamente o número de cursos no município. "Com o apoio do
Governo da Bahia e dos deputados e senadores, esperamos conseguir mais
recursos para contratar mais professores e abrir novas turmas e cursos".
30. O secretário Pinheiro lembrou que, nos últimos anos, tanto o governo
federal quanto o estadual têm realizado esforços para reverter uma carência
histórica do ensino superior na Bahia.
31. "Descentralizar o ensino superior é fundamental para promover o desenvolvimento social e econômico nas mais diferentes regiões do Estado, criando novos centros de conhecimento e geração de emprego e renda", afirmou, destacando os projetos do Governo do Estado para a ampliação das quatro universidades estaduais.
32. 30 anos da UNE serão comemorado com sessão especial na ALBA a pedido do deputado Yulo Oiticica, PT.
33. O vereador Antonio Alemão (PRP) está confiante na assinatura da ordem de serviço, por parte da prefeitura, para a construção de um posto de saúde em Sussuarana. O pleito, segundo o vereador, é uma antiga reivindicação da comunidade.
34. Uma sessão especial com o tema "Movimento em defesa da soberania Nacional sobre a propriedade do petróleo", movimentará o Plenário da Câmara em 1º de outubro, às 19 horas. A iniciativa é do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT).
35. A Associação Cultural Comunitária e Carnavalesca Mundo Negro, com sede em Tancredo Neves, poderá ganhar o reconhecimento de utilidade pública municipal. A proposta do vereador Pedrinho Pepê (PMDB) está em estudo nas comissões temáticas da Câmara.
36. Mais informações sobre a Defensoria Pública, afixando-as nas delegacias baianas, possibilitando um melhor procedimento dos usuários, é o que pretende o vereador Alcindo Anunciação (PSL) na indicação encaminhada ao governador Jaques Wagner.
37. Projeto de Indicação nº 107/09 do vereador Giovanni Barreto (PT) ao governador Jaques Wagner, através da Secretaria de Segurança Pública, propõe a desincorporação da Operação Gêmeos da Rondas Especiais (Rondesp). Segundo o vereador, o aumento do número de assaltos cresceu após o término da Operação Gêmeos.
38. A vereadora Marta Rodrigues (PT) indicou ao governador Jaques Wagner, através do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, a criação da Área Técnica da Saúde da Mulher, no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde.
39. Em sessão especial, a Câmara, por iniciativa do vereador Joceval Rodrigues (PPS), destacará nesta quinta-feira, dia 13, às 18 horas, o Dia Nacional da Juventude.
40. Deputado Zé Neto (PT) diz que o Capitão Tadeu (PSB) perdeu o bonde da história no movimento deflagrado pela PM.